Bem estar e Integração

A importância da área de convívio em condomínios

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 17/04/2019
A importância da área de convívio em condomínios
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Nem todos consideram as características da área de convívio quando procuram um terreno para construir seu lar. No entanto, esse fator não deveria ser negligenciado, pois o ambiente influencia na maneira como as pessoas levam a vida. Por exemplo: em edifícios com vários apartamentos (com direito à congestionamento na garagem e lotação no elevador), muitas vezes os vizinhos desconhecem uns aos outros. O isolamento é um dos reflexos do entorno estressante.

Felizmente, o contrário também acontece. Nos condomínios horizontais, as áreas sociais proporcionam uma convivência de qualidade. Graças à estrutura de lazer completa e à segurança reforçada, que permite que as crianças brinquem fora, como antigamente, há uma sensação permanente de férias!

Por isso, se você está em busca de um imóvel ideal, antes de se decidir acompanhe o artigo e conheça os benefícios de contar com uma boa área de convívio.

Por que é importante conviver com a vizinhança?

No livro “O segredo da Dinamarca”, a autora Helen Russell dá dicas de como viver tão feliz quanto os povos nórdicos, mesmo quando o governo não provê um estado de bem-estar social para seus cidadãos.

A última de suas recomendações é bastante simples: deve-se compartilhar. “Leve parte do bolo que fez para o seu vizinho ou convide alguém para a sua casa”, exemplifica. O objetivo dessas pequenas atitudes é deixar os sentimentos de amizade e carinho fluírem no dia a dia.

Quais os benefícios do convívio social ao longo da vida?

O convívio social é necessário para o bem-estar psíquico e físico em todas as fases da vida, da infância até a velhice. De maneira simplista:

Como viver em condomínio facilita o convívio saudável?

Atualmente, os melhores empreendimentos residenciais primam por um conceito urbanístico que ofereça mais qualidade de vida para seus moradores.

Nos chamados condomínios resorts, a área de convívio não se limita ao salão de festas. Arquitetos e paisagistas fazem questão de idealizar diferentes ambientes, segmentando-os para públicos distintos.

Dessa forma, pensam no bem-estar de crianças pequenas e maiores, adolescentes, adultos e idosos. Com estruturas e itens de lazer cada vez mais variados, agradam a diferentes gostos, facilitando o convívio saudável. Por exemplo:

  • os espaços fitness são um incentivo e tanto para quem precisa encaixar atividades físicas ou outras maneiras de relaxar na agenda, mas não quer ou não consegue sair de casa;
  • os complexos aquáticos têm espaços integrados, para que os familiares possam observar uns aos outros, ainda que praticando atividades distintas;
  • os espaços gourmet acabam com o desafio de encontrar os amigos, pois resolvem o problema do trânsito e da falta de segurança, que desanimam qualquer um a sair.

Para que esses e outros benefícios possam ser desfrutados pelas famílias, o ideal é que a construtora planeje áreas sociais de qualidade.

Cabe a ela, ainda, zelar pela qualidade dos equipamentos, para garantir a segurança dos usuários e seu pleno funcionamento. Assim, as chances de uma pessoa não poder praticar a atividade que deseja por conta de reparos diminui consideravelmente.

O que uma boa área de convívio deve conter?

A composição dos espaços compartilhados varia de acordo com o tipo de empreendimento, indo de itens básicos até estruturas diferenciadas, como pista para mountain bike, por exemplo.

No Thai Residence, as áreas de esportes e lazer se dividem em três:

  • Villa Esportiva, com quadras de tênis, squash e poliesportiva; área para exercícios aeróbicos; para esportes radicais; espaço fitness; piscinas; quiosque; sauna; hidromassagem; sala de massagem; e estações de alongamento e relaxamento/contemplação — ideais para meditar;
  • Villa Social, com salão de festas e de jogos; espaço gourmet; estação equilíbrio; parque e praça infantis; espaços kids e teens; solarium; fonte; labirinto; piscinas; bar de praia; e quiosques;
  • Bosque de Praia: com horta; templo; espaço Tai Chi Chuan; espaço Melhor Idade, área para luau; mirante; decks; pista para mountain bike; bosque; além de duas praças.

Já no Maui Home Club and Health, o complexo de esportes e lazer se divide em:

  • Sport Club, com pista para corrida ou caminhada; quadra de tênis e poliesportiva; salão de jogos; mesas e balanços ao ar livre, em meio ao bambuzal;
  • Health Club, com piscina de formato orgânico (com sauna e hidromassagem integradas); espaço fitness (para musculação e exercícios aeróbicos); salão de festas e espaço gourmet;
  • City Square, com amplo parquinho a céu aberto (com diversos brinquedos) e pet club (com gramado e estações de exercícios).

Quais são os benefícios indiretos desse diferencial?

Como esses condomínios ficam em áreas mais afastadas dos centros, seus moradores têm a possibilidade de conviver intensamente com a natureza.

O impacto negativo que a falta de verde acarreta na vida das pessoas não é novidade, mas tem se mostrado cada vez mais sério. No caso das crianças, chama-se Transtorno de Déficit de Natureza, termo cunhado por Richard Louv.

No livro “A última criança na natureza”, o autor reúne estudos e pesquisas que relacionam a presença do verde com o bem-estar físico, mental, social, espiritual e acadêmico dos pequenos.

Mas os benefícios podem ir além. Com a redução nos gastos com passeios (com combustível, estacionamento e alimentação), academia de ginástica e aluguel de bufês (para os aniversários das crianças), o orçamento doméstico é aliviado.

Assim fica mais fácil fazer aquela viagem internacional, trocar de automóvel ou realizar qualquer que seja o sonho da família.

Por isso, escolher viver em um condomínio horizontal é poder usufruir da área de convívio com toda segurança — o que é uma preocupação constante para quem tem filhos, principalmente — e aproveitar o que a vida tem de melhor todos os dias. Isso graças à variedade de opções de esportes e lazer a poucos passos de casa.

Se você tem interesse em conhecer empreendimentos que ofereçam espaços compartilhados de excelência, entre em contato com a Laredo. Teremos prazer em apresentar nosso portfólio!