Condomínio Horizontais

Bairro nobre ou condomínio horizontal: entenda as vantagens de cada um

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 07/12/2018
Bairro nobre ou condomínio horizontal: entenda as vantagens de cada um
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Uma das grandes dúvidas que boa parte das pessoas tem quando está se mudando de casa é decidir entre viver em um bairro nobre ou condomínio horizontal. As duas opções guardam até grandes similaridades entre si, mas também têm diferenças significativas, que impactam no estilo de vida e na rotina dos moradores.

Entretanto, o mercado está se adaptando às novas demandas e expectativas dos clientes. Entre elas, estão preferências bastante notórias, como: pouco barulho, maiores níveis de segurança e um pouco mais de tranquilidade (mesmo nas grandes cidades).

Quer saber como solucionar esse dilema? Confira o conteúdo a seguir!

Quais são as vantagens de morar em um bairro nobre?

Para ajudar você na hora de decidir, separamos os benefícios de morar em um bairro nobre. Acompanhe!

IDH elevado

Um dos pontos que podem pesar na balança durante a escolha entre um bairro nobre ou condomínio horizontal é o IDH. Você certamente já ouviu falar sobre essa sigla, embora talvez não saiba ao certo do que se trata. As letras se referem ao termo Índice de Desenvolvimento Humano, uma métrica muito importante.

Em linhas gerais, ela serve para avaliar a qualidade de vida que as pessoas têm nos locais onde moram. Para você ter uma ideia, alguns dos maiores IDHs do mundo são de países como Noruega, Dinamarca, Suíça, Nova Zelândia, Austrália, Holanda, Canadá, Suécia e Alemanha — entre outras nações desenvolvidas.

Embora o Brasil, como nação, tenha um IDH considerado ainda intermediário, existem alguns bairros que se destacam nesse parâmetro e poderiam figurar tranquilamente no topo da lista. Trata-se de locais extremamente seguros, com baixos níveis de violência e bastante evoluídos do ponto de vista socioeconômico.

Mais liberdade

Uma das vantagens de morar em um bairro nobre e aberto (em vez de residir em um condomínio horizontal) é que essa opção traz muito mais liberdade para os habitantes. Trata-se de um aspecto bastante observado na hora de tomar tal decisão, visto que grande parte das pessoas têm dificuldades em seguir normas muito restritas.

Nos condomínios, existe uma convenção na qual se dispõe sobre diversas normas de convivência e são estabelecidos horários para algumas atividades, locais permitidos para pets, valores pagos em cotas extras e muito mais. Se você não lida muito bem com restrições e não abre mão de ter a última palavra, considere optar por um imóvel independente.

Ampla rede de comércio

Um bairro nobre, por definição, é bem atendido pelo comércio. É fácil perceber isso, uma vez que esses locais concentram pessoas com bom poder aquisitivo — e os estabelecimentos que atuam com produtos ou serviços tendem a negociar mais, por motivos óbvios, com quem tem dinheiro para comprar e pagar.

Especialmente se você gosta de uma rotina agitada ou tem crianças na família, essa é uma escolha que pode atender melhor às suas necessidades diárias, expectativas e anseios. Restaurantes, lanchonetes, shoppings, academias de ginástica, cinemas e muito mais estarão à disposição do bem-estar de seus familiares e da qualidade de vida de todos vocês.

Por que optar pelo condomínio horizontal?

A seguir, reunimos as vantagens percebidas por quem reside em um condomínio horizontal. Vamos lá?

Grande área de lazer

Quando você opta por investir em um condomínio horizontal, está priorizando a qualidade de vida da sua família. Isso ocorre porque os empreendimentos residenciais, sobretudo os mais modernos, contam com uma ampla oferta de espaços comuns para lazer e entretenimento.

Em alguns deles, por exemplo, as crianças são privilegiadas com locais exclusivos para brincadeiras, como parquinhos, campinhos para futebol, piscina infantil e muito mais. Isso é bem interessante para quem tem filhos e deseja que eles aproveitem seus períodos de recreação em um lugar mais seguro.

Os mais velhos não ficam para trás, pois também podem ter vantagens incríveis. Para a saúde e a autoestima, as salas de ginástica são excelentes opções, assim como as quadras poliesportivas. Geralmente, também não é difícil encontrarmos sauna, piscina para adultos, cozinha gourmet e até pequenos spas nos condomínios.

Serviços personalizados

Se os bairros nobres têm uma ampla gama de comércios, os condomínios horizontais podem oferecer serviços muito mais personalizados a seus moradores. Não é raro que esse tipo de empreendimento tenha bastante estrutura e oferte tal vantagem para o dia a dia de quem vive nele.

Além das facilidades mais óbvias, como portaria 24 horas e funcionários para cuidar da segurança, há a limpeza das áreas comuns e a manutenção dos espaços de lazer. Não raro, existem bancas de jornal, padarias, minimercados e outros estabelecimentos que funcionam nas imediações ou até no interior dessa copropriedade.

Maior segurança

Outro fator que pode pesar na hora de escolher entre morar em bairro nobre ou condomínio horizontal é a segurança. Trata-se de um problema recorrente nas maiores cidades, portanto quem tem filhos pequenos e outros familiares não quer colocar a vida dos entes queridos em risco.

Nos empreendimentos residenciais de grande porte, todos os esforços são feitos no sentido de minimizar as ocorrências de violência e oferecer um pouco mais de tranquilidade aos moradores. Entre os aparatos mais tradicionais, estão:

  • portaria 24 horas;
  • cercas eletrificadas;
  • monitoramento por câmeras de vigilância;
  • rondas noturnas.

Senso de comunidade

Ao morar em um condomínio horizontal, você tem a oportunidade de experimentar algo que é dificilmente encontrado nos dias de hoje: o senso de comunidade. Seus filhos e sua família podem ter um estilo de vida que lembra o de uma cidade pequena, com paz, tranquilidade e harmonia.

Qualquer decisão polêmica precisa passar pelo crivo das famosas assembleias, nas quais todos os condôminos se reúnem para discutir assuntos relacionados ao convívio. As áreas de lazer são compartilhadas, o que faz com que amizades sejam construídas todos os dias. Por fim, vale lembrar que quem vive ali tende a ter o mesmo perfil que o seu.

Como você pôde ver, decidir entre morar em bairro nobre ou condomínio horizontal não é tão simples, uma vez que se trata de duas opções diferentes e repletas de benefícios!

Já sabe se prefere um bairro nobre ou condomínio horizontal? Quer adquirir um imóvel de alta qualidade? Então, entre em contato com a nossa empresa!