Bem estar e Integração

Como escolher a melhor escola para seu filho em Aracaju?

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 18/12/2017
Como escolher a melhor escola para seu filho em Aracaju?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quando a família decide se mudar, uma das escolhas a considerar é onde os filhos passarão a estudar. Ao selecionar a capital sergipana, por exemplo, é fundamental fazer a matrícula na melhor escola em Aracaju para que o aluno tenha todas as oportunidades.

Ao mesmo tempo, pode parecer difícil saber como decidir corretamente. Entre tantas opções, encontrar a mais adequada delas é uma grande responsabilidade. Felizmente, o processo fica muito simples quando algumas etapas são executadas.

Por isso, veja, a seguir, quais fatores considerar e saiba como optar pela melhor escola de Aracaju!

Entenda qual é o currículo escolar

Ainda que haja questões básicas para o ensino, cada instituição tem disciplinas variadas. Além das tradicionais aulas de Português e Matemática, por exemplo, uma escola em Aracaju pode oferecer mais de uma língua ou atividades extracurriculares.

Indo mais longe, os valores ensinados também variam e modificam o currículo escolar. Um colégio religioso certamente terá uma abordagem diferente de um focado em um padrão internacional.

Portanto, é indispensável começar avaliando o que será ensinado ao seu filho. Nesse momento, é preciso considerar vários fatores, desde as crenças da família até as matérias e atividades extracurriculares.

Além de tudo, aproveite para conhecer os horários. Para pais que trabalham, é desejável contar com uma instituição que ofereça um tempo maior de permanência no colégio. Assim, há segurança ampliada e praticidade para a rotina.

Analise a metodologia

A maneira como os conhecimentos são repassados faz toda a diferença para o processo de aprendizagem. Os valores, as regras e a forma de cobrança influenciam o desempenho escolar e devem ser considerados.

Há várias instituições que não têm tanto foco na obtenção de notas e muitas dividem a avaliação entre trabalhos e atividades diversas. Enquanto isso, há colégios que trazem aspectos diferentes para as provas e as tornam mais próximas de vestibulares e processos seletivos.

Além disso, muitas instituições seguem um determinado método de ensino, o que significa usar apostilas e materiais de uma rede. Por isso, é indispensável pensar nesses aspectos para escolher o colégio adequado.

Conheça a infraestrutura

O espaço faz toda a diferença para o aprendizado. Contar com salas amplas, climatizadas e bem equipadas tem grande impacto no conforto e no processo de fixação dos conceitos.

Outro fator importante e que ajuda a determinar o desempenho é o uso de recursos tecnológicos. Quando a instituição se preocupa em integrar elementos digitais, como computadores e tablets, o processo de aprendizagem pode se tornar rápido e satisfatório.

Para completar, avalie a existência de quadra de esportes, de espaços de convivência e até de laboratórios, auditórios e mais. Tudo isso cria um ambiente muito robusto e que ajuda a garantir uma boa performance.

Considere a localização

Escolher um colégio perto de casa só tem vantagens. Graças à proximidade, não será preciso modificar muito a rotina da família, por exemplo. Na hora de sair, não é necessário acordar tão mais cedo ou sofrer com o risco de encarar atrasos.

Além disso, é uma decisão que garante que não será exigido passar longos minutos no trânsito. Isso amplia a qualidade de vida do aluno e dos pais, além de evitar estresse logo cedo, ao começar o dia.

Para melhorar, há uma grande praticidade de acesso. Caso algo aconteça, é fácil chegar à instituição, o que cria uma importante base de apoio para o aluno. Assim, todos terão uma rotina mais simples de ser seguida.

Pense na continuidade de ensino

Fazer parte de uma comunidade escolar forte é um elemento relevante para o aprendizado e para a satisfação. Ou seja, não são apenas os fatores como estrutura e metodologia que importam, mas, também, a sensação de estar na escola.

Quando se fala nisso, a continuidade é fundamental. Ou seja, é interessante que o aluno possa cumprir boa parte de sua formação em um só lugar. Isso garantirá a criação de laços de amizade e o estabelecimento de uma rede segura e adequada de contatos.

Portanto, dê preferência para as escolas que ofertam até o fim do ensino escolar. Desse jeito, é possível conquistar maior qualidade de vida e de ensino.

Converse com outros pais e com seu filho

Tomar a decisão de qual é a melhor escola em Aracaju não deve ser um processo solitário. Em vez disso, preocupe-se em saber a opinião de outras pessoas para embasar a sua escolha.

Em primeiro lugar, vale a pena conversar com outros pais. Depois de fazer uma lista e visitar algumas instituições, pergunte aos responsáveis o que eles acham do colégio. Isso trará maior entendimento sobre como o local realmente funciona e se essa é uma boa opção.

Não deixe de considerar o que seu filho tem a dizer. Ainda que seja pequeno, ele deve poder expressar como se sente a respeito de determinada instituição. Ao ouvir a opinião dele, fica fácil decidir de um jeito que seja adequado para toda a família.

Conheça opções bem posicionadas de escola em Aracaju

Além de considerar todos esses pontos, é fundamental entender como cada colégio da capital sergipana se posiciona em relação aos demais. Isso permite que você escolha uma opção que está entre as melhores, de modo a maximizar as chances de sucesso do seu filho.

Um dos fatores relevantes é o posicionamento no ENEM. Como essa avaliação é a mais importante para ingressar nas principais faculdades do país, analisar os resultados de cada instituição oferece uma boa visão.

O Colégio Master foi o melhor colocado no ENEM 2015 e 2014 e tem ensino integral. O Colégio Ideal também aparece em destaque, com ótimo desempenho e um sistema próprio de ensino. Enquanto isso, o Colégio do Salvador é conhecido por ter desde turmas da educação infantil até as que têm performance diferenciada no ENEM.

Outro ponto que conta a favor é o bilinguismo. Atualmente, falar um segundo idioma é praticamente indispensável para ter um bom desempenho na carreira. Começar desde cedo facilita o processo de aprendizagem e otimiza os esforços.

Uma escola em Aracaju que cumpre esse requisito é o Colégio Módulo, com grande foco em um segundo idioma. A Maple Bear Canadian School também é uma opção, assim como o bem-conceituado Colégio Master.

Ao seguir essas etapas, você conseguirá definir qual é a melhor escola em Aracaju para o seu filho. Não abra mão de uma instituição conveniente e robusta, de modo a garantir um aprendizado completo e relevante.

Para ter mais dicas sobre como viver e morar bem, curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!