Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Bem estar e Integração

5 dicas para aproveitar as praias em Aracaju e seu entorno

Fundada em 1855, Aracaju foi projetada entre o rio Vaza-Barris e a margem sul do Rio Sergipe, com a finalidade de acomodar um porto mais eficiente do que de São Cristóvão, a antiga capital do estado. A cidade é conhecida por oferecer inúmeras opções tanto para quem deseja curtir belos cenários da natureza, quanto para quem prefere passeios históricos e gastronômicos.

A capital sergipana é o destino ideal para qualquer família aproveitar as férias, já que tem atrações com ótima infraestrutura, como quiosques e restaurantes para se deliciar com o melhor da cozinha local, assim como ciclovia e calçadão para quem adora uma atividade ao ar livre. Além, é claro, de cenários naturais, onde a família toda pode fazer um passeio de barco ou apenas curtir a tranquilidade das praias em Aracaju.

A diversão é garantida para diferentes perfis de visitantes e moradores, independentemente das condições climáticas, além disso, são econômicos! Só tome cuidado, se você ainda não é um morador da cidade, depois desse passeio você poderá decidir ser! Não perca mais tempo, compre suas passagens e programe seu roteiro! Confira o conteúdo a seguir e descubra o melhor para você e sua família!

1. Quais praias em Aracaju são imperdíveis?

Praia de Atalaia

Uma das mais frequentadas de Sergipe, a Praia de Atalaia, localizada na “Grande Aracaju”,  é constituída por 6 km de extensão de uma das orlas mais bem equipadas do nordeste brasileiro.

Além de uma linda paisagem, o local conta com uma ótima infraestrutura, como bons restaurantes e hotéis, e opções de entretenimento para diversas idades, por exemplo, locais pra eventos culturais e prática de esportes. Mesmo sendo uma praia urbana, ela é propícia para banho, você encontrará um mar limpo e calmo.

Praia dos Náufragos

A Praia dos Náufragos, situada no Litoral Sul de Aracaju, tem um cenário paradisíaco formado por pequenas dunas de areias finas e escuras e um mar de águas calmas e mornas, tornando o local ótimo para uma caminhada e um banho de mar. A praia leva esse nome devido a um naufrágio ocorrido em 1907, segunda a lenda local, até hoje os espíritos do náufrago vagam por lá.

Praia do Refúgio

Como o nome já diz, a Praia do Refúgio é uma das opções mais tranquilas da capital devido à areia batida, as sombras dos coqueiros e suas águas tranquilas e mornas. Localizada no Litoral Sul da cidade, a praia possui uma das melhores infraestruturas da orla, com barracas em estilo beach club, além de ofeecer estacionamento. Toda essa comodidade atrai grande movimento durante o verão.

2. Quais são as melhores atividades para se fazer na cidade de Aracaju?

Oceanário de Aracaju

Para os amantes de animais, o Oceanário de Aracaju é um passeio imperdível. Construído pela Fundação Pró-TAMAR, o local, com formato de uma tartaruga gigante, fica instalado na Praia de Atalaia. A intenção é, por meio de visitas guiadas e exposições, sensibilizar moradores e visitantes para a conservação do ecossistema marinho. Lá você poderá conhecer mais de 70 espécies de animais aquáticos.

Calçadão Formosa Aracaju

Localizado na avenida Beira Mar, o Calçadão é o lugar perfeito para caminhar e admirar a paisagem do Rio Sergipe. Lá você também encontra equipamentos de ginástica e redes para relaxar espalhadas por toda a extensão. Caso você prefira apenas curtir a paisagem, a área conta com bares e restaurantes onde você pode sentar e apreciar a bebida de sua preferência.

Catamarãs

Através de um passeio de catamarã pelas águas tranquilas do Rio Sergipe, que separa a capital da Barra dos Coqueiros, é possível apreciar uma bela vista da cidade. Você só precisa procurar alguma empresa que ofereça o serviço e tirar um dia para o passeio, que faz paradas em diversos cenários.

3. Quais paradas culturais são imperdíveis em Aracaju?

Centro Cultural de Aracaju

Localizado na Praça General Valadão, o Centro Cultural de Aracaju foi inaugurado em 2014 no Marco Zero da cidade, ocupando um edifício do século 19, anteriormente sede da Receita Federal. Após a sua restauração, o local passou a reunir exposições, oficinais e apresentações para a população local e visitantes, como a Biblioteca da Cultura Sergipiana Escritor Mário Cabral, um pequeno teatro e um cinema. A visitação é gratuita e guiada.

Passarela do Caranguejo

Marcada por uma enorme escultura de um caranguejo, a passarela é um ponto turístico para concentrar bares especializados em servir o principal prato da gastronomia do estado, o caranguejo. Porém, o local conta com restaurantes com cardápios variados e se tornou ponto de encontro de moradores e turistas que gostam de forró e desejam curtir as músicas típicas da região.

Ponte do Imperador

Construída em 1860, a ponte, localizada próxima ao Centro Histórico, teve como finalidade inicial ancorar o navio que transportava o imperador Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina, que visitavam pela primeira vez a província. Ao longo do tempo, a local foi tombado e passou por diversas mudanças, ganhando vidros e metais ingleses e a escultura de dois índios.

4. Quais são os melhores restaurantes próximos às praias em Aracaju?

Cariri

Localizado na Passarela do Caranguejo, o Restaurante Cariri é uma das casas mais famosas de Aracaju, além do ambiente temático remetendo ao sertão nordestino, o estabelecimento oferece música típica ao vivo. Os pratos são bem servidos por um preço justo, o destaque fica para a carne seca com mandioca e o suco de graviola.

Rei da Sopa

O restaurante se encontra na Passarela do Caranguejo há 12 anos e é famoso por sua tradicional sopa de macaxeira e charque, além de grelhados e caranguejos. O local conta com uma agradável área externa onde você pode apreciar diferentes cervejas e drinks.

Bar Paraty

Uma dica é deixar para curtir o bar em um dia de sol, já que é localizado na praia de Aruana. O estabelecimento é referência pela sua infraestrutura e pelas opções de entretenimento que oferece, inclusive para crianças. O cardápio é bastante variado e inclui pastéis e batata frita, assim como frutos do mar. O destaque vai para a roska, uma bebida com vodcas e frutas tropicais, a mais pedida do bar.

5. Quais são os melhores locais para compras em Aracaju?

Mercado Antônio Franco

O mercado é dedicado a cultura sergipiana, lá é possível encontrar diversos tipos do artesanato regional, como rendas, bordados, peças de palha e de madeira, além de artistas vendendo a literatura de cordel. Na parte externa encontra-se diversas mesas sobre o calçadão, onde é possível curtir bares e um animado forró.

Mercado Thalez Ferraz

O Mercado Thalez Ferraz é ligado ao Mercado Antônio Franco pela Passarela das Flores. O grande destaque são as bancas com produtos tipicamente nordestinos, como castanhas, queijos, farinhas e quitutes. Uma dica é não deixar de provar uma das frutas nativas de Sergipe, a magaba. Também é um ótimo lugar para experimentar a cozinha popular, como a moqueca de camarão, o sarapatel e outros pratos sergipianos.

Mercado Albano Franco

O Mercado Albano Franco foi o último a ser construído e é uma grande oportunidade para ter uma experiência aracajuana, já que a maioria de seus frequentadores são moradores que buscam itens do cotidiano, como hortifrútis, peixes e carnes. Por não ser tradicionalmente um ponto turístico, é um dos melhores lugares para comprar com bons preços.

Apesar de a capital ser maravilhosa, vale lembrar que você não vai se arrepender de conhecer outros destinos do estado de Sergipe, só vai ser difícil escolher por qual praia sergipiana começar. Agora que você já sabe como aproveitar as praias em Aracaju e seu entorno, é chegada hora de fazer as malas e viajar! Curta inesquecíveis momentos na companhia da sua família!

Se você gostou deste conteúdo e deseja receber outras informações como essas, assine a nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de entrada todas as nossas dicas! ​

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás