5 ideias incríveis para montar uma adega em casa

5 ideias incríveis para montar uma adega em casa

Quem aprecia a boa comida, aprecia a boa bebida. Por isso, ter uma adega em casa é o sonho de consumo de muitos apaixonados por culinária. Poder harmonizar o jantar com um bom vinho é um dos grandes prazeres da vida.

As adegas surgiram para acomodar bebidas de forma apropriada, para que não percam o sabor e as características com o tempo.

Hoje em dia, elas evoluíram de tal forma que, além de funcionais, também servem como decoração e dão charme e elegância ao ambiente.

Se você quer ter esse espaço sofisticado em seu ambiente, confira nossas 5 ideias de como montar uma adega em casa!

1. Faça uma adega como as primeiras do mundo — no porão de casa

As adegas surgiram na França e são chamadas de “cave”; a palavra remete aos locais onde eram instaladas, mais escuros, como cavernas ou porões de casa. Ademais, a temperatura desses locais é mais baixa, ideal para manter as propriedades do vinho por mais tempo.

Se você mora em uma casa, tem espaço no porão e não sabe ainda o que fazer com ele, montar a sua adega nesse espaço é uma ótima ideia.

Para que a adega seja projetada de forma correta, é aconselhável chamar um arquiteto para auxiliar no projeto, afinal, será preciso climatizar corretamente o ambiente. 

A vantagem de uma adega no porão de casa é ter mais espaço de armazenamento, onde também é possível criar um lounge para a degustação da bebida com amigos e familiares.

2. Aproveite pequenos espaços sem uso na sua casa

Talvez, investir em uma adega tão grande como a anterior ainda não seja o seu caso. Então, uma boa forma de começar uma adega, é analisar locais que não estão sendo aproveitados na casa.

Alguns exemplos são os vãos embaixo das escadas, paredes que ainda não receberam decoração, nichos na despensa etc.

Ao escolher o local, contrate um marceneiro para projetar um móvel sob medida especial para o local. Assim, o espaço, antes sem vida, ficará requintado, moderno e funcional.

3. Crie adegas com materiais inusitados

Para quem aprecia a bebida, mas ainda não é grande colecionador de rótulos, uma adega menor e mais flexível é uma boa opção.

Você pode escolher um pequeno canto na sala ou na cozinha para isso. O mais importante é ter em mente que o local escolhido não deve tomar sol, pois ele interfere diretamente na bebida, causando reações químicas que alteram sabor e qualidade.

A partir da escolha do espaço, é hora de botar a mão na massa e fazer a sua própria adega usando materiais inusitados. Alguns deles são:

  1. latas de leite em pó: para criar essa adega, corte o fundo de cinco latas de leite em pó, pinte com a cor de sua preferência — use tinta spray para facilitar — e cole umas nas outras formando um mosaico. As garrafas descansam deitadas no interior das latas e a adega pode ficar apoiada no chão ou em cima de algum móvel.

  2. Canos de PVC: seguindo a mesma ideia da adega anterior, só que substituindo as latas por canos de PVC. Para tal, basta ir até uma loja de materiais de construção, escolher o PVC com a largura suficiente para caber uma garrafa e pedir que cortem pedaços iguais do material. Faça um mosaico colando os pedaços e finalize com a pintura.

  3. Pallets de madeira: para criar essa adega, será preciso três pallets. Peça que um marceneiro corte os pallets em duas metades, ao comprido. Depois, empilhe os agora seis pedaços no canto escolhido para a adega e coloque as garrafas de vinho deitadas nos espaços disponíveis entre um pallet e outro. Você pode deixar os pallets crus ou pintá-los de acordo com a decoração do seu ambiente.

  4. Tijolos sextavados: essa é outra ideia simples e original para criar sua adega! Preencha a parte debaixo de um aparador ou mesa com tijolos sextavados e repouse as garrafas deitadas dentro dos tijolos. Simples e uma saída para ambientes com decoração em estilo mais industrial. O fator inusitado do material traz descontração sem perder o estilo.

4. Use adegas de geladeiras climatizadas

Para quem gosta de manter uma decoração mais clássica e conservadora, existem diversas adegas de geladeiras climatizadas prontas para serem instaladas no ambiente.

As adegas climatizadas são próprias para alocar as garrafas na temperatura certa e ficam bem em cozinhas com estilo arrojado e clean. Vale lembrar que o consumo de energia da geladeira pode impactar consideravelmente na conta de luz — e na sua economia ​— no fim do mês.

Pesquise com cuidado o melhor modelo para adquirir. Você deve levar em consideração alguns critérios antes de adquirir a adega. São eles:

  1. capacidade de armazenamento: pense na quantidade de vinhos que você consome no mês menos a quantidade de garrafas que você compra mensalmente. Dessa forma, você terá uma ideia de quantas garrafas deverão ficar armazenadas na adega.

  2. Analise o sistema de refrigeração: as adegas modernas funcionam com dois sistemas diferentes: eletrônico digital e termoelétrico. O primeiro utiliza mais energia do que o segundo, que troca calor com o ambiente para manter a temperatura certa.

  3. Iluminação: para evitar que o sol interfira nos vinhos, o ideal é escolher adegas com portas de vidros que tenham proteção contra raios UV, e a luz interna do aparelho deve ser de um modelo que não produza calor.

5. Decore com adegas minimalistas

Se você gosta de vinhos, mas não armazena mais de dez rótulos por vez e gosta de decoração mais clean, opte por suportes menores, onde as garrafas são a grande peça do ornamento.

Uma pequena torre de madeira, com linhas de metal ou mesmo formada por placas de vidro, é uma boa opção. O ideal é que o suporte seja simples e evidencie as garrafas, para que elas se tornem as protagonistas da decoração!

Agora que você já tem algumas ideias de como montar uma adega em casa, confira o nosso post sobre que decoração fazer em cada um dos ambientes da sua casa!

Posts relacionados