Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS

Saiba quais ambientes de uma casa podem se tornar um “refúgio”!

Se por um lado, as transformações da era contemporânea trouxeram benefícios ao homem, por outro, esse novo tempo é marcado por situações que podem gerar muito estresse e ansiedade. Para minimizar o efeito desses males sobre a saúde, é necessário buscar novas alternativas, como tornar os ambientes de uma casa um refúgio. Essa pode ser a saída para recuperar a qualidade de vida e viver mais e melhor.

Nessa perspectiva, vamos apresentar 5 sugestões que podem ser colocadas em um projeto para que sua residência seja um verdadeiro local de abrigo. Explicaremos o conceito de “chillhouse” e qual a forma certa de aplicar um projeto como esse para renovar os ares de seu ambiente e trazer mais energia positiva, paz e harmonia ao seu lar. Boa leitura!

Entenda a função da “chillhouse”

Traduzido para o nosso português, o termo “chillhouse” significa “casa-refúgio”. Quando se pensa nesse conceito, logo vem a ideia de transformar todos os ambientes de uma casa em espaços apropriados para desfrutar intensamente de cada dia e aproveitar, ao máximo, a vida no aconchego do lar.

Por isso, esse termo é bem ligado às ações de autocuidado, que buscam condições para minimizar o estresse, a ansiedade e tudo o que possa, direta ou indiretamente, prejudicar a qualidade de vida. Como o bem-estar depende do ambiente de seu lar, de uma boa noite de sono, de lazer saudável e de uma interação agradável com os amigos, é necessário adaptar a residência para torná-la um espaço apropriado para isso.

Logo, o “chillhouse” pode ser considerado uma ótima alternativa para remodelar cada cômodo de sua casa, melhorar o ambiente e prepará-lo para que você e sua família tenham um espaço adequado para relaxar, descansar, viver tranquilamente e receber pessoas queridas. Vale destacar que esse “refúgio” deve ser personalizado de acordo com suas preferências, necessidades, recursos, arquitetura da casa e espaços disponíveis.

Também é importante considerar que a base do “chillhouse” é uma decoração simples, aconchegante, mas com uma função definida. Desse modo, cada espaço a ser transformado deve ser pensado com uma funcionalidade mais específica. O objetivo é ressignificar o ambiente para atrair bons fluidos, positividade e mais harmonia, a fim de tornar a rotina dos moradores cada dia mais leve.

Transforme os ambientes de uma casa em “refúgio” em 5 passos

Transformar cada espaço com criatividade e tornar sua casa mais contemporânea, mas com bastante objetividade, é um modo de garantir conforto, bem-estar e autocuidado para aqueles que você quer bem. Enumeramos os 5 passos mais importantes para projetar a sua “chillhouse”. Veja quais são eles!

Mantenha a limpeza e a organização

Antes de projetar os ambientes de sua casa para transformá-los em seu refúgio, é necessário limpar e organizar a residência. Por meio da limpeza e da organização, é possível perceber o que pode ser mudado de lugar e rearranjado em prol do seu objetivo: ter várias opções na casa que podem se transformar em espaços mais aconchegantes ou em um “cantinho” para relaxamento e descanso.

Um dos aspectos da criação do refúgio é facilitar o seu cotidiano e deixar tudo o que você precisa sempre à mão. Primar por essa praticidade e funcionalidade ajuda a adaptar os ambientes de uma casa segundo as necessidades e as preferências de cada morador. Aproveite a adequação à chillhouse para praticar o desapego: guarde somente o que lhe for útil, reajuste os espaços e faça doações de objetos, roupas ou mobílias que podem ou precisam ser descartados.

Invista no “clean”

Para tornar a sua residência mais leve, espaçosa e funcional, investir em um ambiente “clean” é fundamental. Avalie o que pode ser feito em cada cômodo da casa para evitar acúmulos. O ideal é priorizar somente os acessórios básicos, que ajudam na manutenção de um ambiente “clean” com um tom de modernidade e sem exageros.

Para tanto, procure utilizar poucos móveis e otimizar o espaço, deixando-o mais aberto, a fim de dar um ar de mais liberdade e sossego e aproveitar a iluminação natural do lugar. Uma “chillhouse” bem elaborada remete a uma sensação de conforto e produz relaxamento mental e tranquilidade tanto para quem ali reside como para quem passa apenas de relance.

Tenha seu espaço para meditação

Se você gosta de ter um momento só seu, para refletir e repensar alguns aspectos de sua vida que merecem mais atenção, experimente separar um espaço da casa, mesmo que pequeno, mas que seja aconchegante e agradável para praticar meditação, fazer yoga ou se dedicar à leitura de um bom livro. Ter esses momentos traz inspiração e um novo enlevo aos seus dias.

Mas lembre-se de escolher bem as cores que utilizará nesse espaço: prefira cores mais claras, que representem leveza e harmonia, além da sensação de relaxamento e conforto. Uma boa dica é explorar suas cores preferidas e aqueles tons que lhe despertam boas vibrações. Entretanto, procure enfatizar as cores neutras ou até mesmo o branco para simbolizar a paz e a tranquilidade que você procura.

Cultive um jardim

Reservar parte de seu dia para a jardinagem é uma forma bastante agradável de se conectar à natureza. Um jardim torna os ambientes de sua casa muito mais charmosos, bonitos e atrativos. As plantas embelezam o espaço, purificam o ar, renovam as energias e influenciam também a sensação de bem-estar. Para quem reside nos grandes centros urbanos, cultivar um jardim ainda tem uma função a mais: reduzir o estresse e aliviar as tensões da rotina.

Inove seu quarto

Explore sua criatividade para tornar o seu quarto um espaço aconchegante e confortável, mas com liberdade. O primeiro ponto é evitar cores muito intensas, vibrantes ou escuras. Evite tonalidades que tenham efeitos muito estimulantes e realoque os móveis de modo que seu espaço fique personalizado e relaxante para dormir ou desfrutar de um momento relax durante o dia.

Pode-se concluir, então, que a transformação dos ambientes de uma casa em refúgio pode ser feita de forma simples e econômica. Entretanto, cada espaço deverá ser idealizado com uma funcionalidade adequada, para assegurar o conforto e a tranquilidade que sua família merece. Nesse sentido, explorar cada cômodo da casa e adequá-lo a um espaço “chillhouse” representa mais saúde e qualidade de vida, aspectos cada vez mais necessários ao bem-estar do homem moderno.

Gostaria de receber mais publicações como esta diretamente em seu e-mail? É simples: basta assinar a nossa newsletter!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás