Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Arquitetura e Design

Arquitetura Sensorial: trazendo o mar para dentro de casa​

Viver de forma integrada com a natureza pode ser uma experiência enriquecedora para o seu bem-estar. A Laredo, autoridade em moradias horizontais em sintonia com espaços que estreitam a sua relação com as águas, apresenta um novo jeito de viver com empreendimentos de excelente qualidade que podem se transformar através da arquitetura sensorial. 


Indo além da estética, essa vertente da arquitetura permite que as sensações agradáveis dos espaços sejam transmitidas por meio de sons, texturas, aromas e iluminação. O objetivo é englobar todos os sentidos, criando uma experiência imersiva nos ambientes que ajuda a viver com mais harmonia. Morar perto da praia traz benefícios à saúde, e, atrelados a uma arquitetura sensorial, sua casa pode se tornar um local de tranquilidade, paz e conexão profunda com a natureza, aproveitando uma vida mais equilibrada.

Como aplicar a arquitetura sensorial por meio dos sentidos morando perto da praia?


Visão

O acesso à luz natural é, sem dúvidas, um dos principais pontos para a arquitetura sensorial. A manipulação da luz, das cores e das formas pode criar uma gama infinita de atmosferas no ambiente, seja criando ilusões de espaço aplicando a iluminação vertical e horizontal ou a temperatura das cores no seu espaço.

A luz natural proporciona uma sensação de amplitude ao ambiente, conectando os espaços internos com o mundo exterior. Ela é utilizada para criar ambientes que evocam serenidade e conexão com a natureza, recursos como grandes janelas, claraboias e aberturas bem posicionadas, permitem a entrada generosa de luz natural, especialmente em locais próximos à praia. 


A utilização de tons como o azul ou paletas que evocam tons neutros e terrosos é uma ótima opção para quem deseja trazer o mar para dentro de casa. A visão do mar e a vastidão azul transmitem tranquilidade e apostar também em móveis e outros objetos de decoração dentro dessa paleta de cores pode ajudar a remeter a esse cenário tão paradisíaco e especial. 


Olfato

Na arquitetura sensorial, o uso de materiais que liberam aromas agradáveis, como sachês de papel e difusores, ou até mesmo a presença de elementos naturais, como flores e plantas, pode estimular o olfato e contribuir para a transformação de um espaço em uma experiência olfativa única. 


Sentir a brisa marítima de pertinho ao morar próximo da praia, desperta uma energia revigorante, trazendo ainda mais equilíbrio e paz para dentro de casa. Você sabia que a brisa carrega íons negativos que podem aumentar o humor? Além disso, o aroma de brisa remete a momentos de tranquilidade e relaxamento. Imagine sentir isso durante os 365 dias do ano? 


Tato

A arquitetura sensorial valoriza o toque como um componente importante, criando conexões com os espaços e valorizando a experiência tátil. Incorporar esses elementos em um ambiente pode aumentar a interação e o envolvimento das pessoas, criando espaços mais estimulantes e acolhedores.


Utilize diferentes texturas, incluindo elementos como tapetes, almofadas e tecidos mais frescos e que lembram o universo praiano, isso proporcionará uma experiência tátil estimulante para o ambiente. Também aproveite elementos da natureza como pedras e conchas para a decoração, eles são ricos em texturas e proporcionam uma conexão tátil com o ambiente natural.

Audição

O som de um ambiente pode agregar diferentes sensações para tal. Ambientes barulhentos podem causar dificuldade de concentração, dificuldade de interação e irritabilidade, por isso, trazer uma sensação de tranquilidade para sua residência é fundamental. Seja com playlists de mindfulness ou com músicas mais calmas ou até utilizando-se da própria arquitetura para criar o som, a experiência sensorial é capaz de projetar espaços que proporcionem uma acústica agradável, criando ambientes tranquilos, inspiradores ou dinâmicos.


Um dos pontos positivos de morar próximo à praia é o de ouvir o som das ondas na hora que quiser, perfeito para recarregar as energias depois de um dia agitado. Em suma, estimular a audição na decoração sensorial é fundamental para criar ambientes imersivos e envolventes.


Quer viver perto da praia? Conheça o Maraú Mar Residence

Localizado na nova Orla Sul de Aracaju, a 2 minutos do Restaurante Sollo, o Maraú Mar Residence é um empreendimento de alto padrão de frente para o mar, pé na areia de verdade.


Com uma infraestrutura completa, o Maraú oferece toda a segurança e comodidade que você e sua família merecem, além de uma ampla área de lazer com vista para a praia.

Digital Laredo

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Como escolher o melhor terreno de acordo com posição solar?

Está procurando a moradia horizontal perfeita? Nessa jornada, um dos parâmetros mais importantes é a…

% dias atrás

O boom das cozinhas coloridas: saiba tudo sobre essa tendência.

As cozinhas com toque de cor estão fazendo sucesso e já se tornaram uma tendência…

% dias atrás

Como escolher materiais resistentes à maresia?

Morar perto das ondas do mar, ver o pôr do sol na praia, estar a…

% dias atrás

Viver perto das águas: por que escolher morar perto do mar ou do rio?

As regiões litorâneas são mega valorizadas para curtir as férias, visitar e até para morar!…

% dias atrás

Arquitetura sensorial: despertando os sentidos através do design.

Como autoridade em moradias horizontais integradas com a natureza, a Laredo quer mostrar que a…

% dias atrás

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás