3 dicas sobre os benefícios da sauna para sua saúde

3 dicas sobre os benefícios da sauna para sua saúde

Os benefícios da sauna vão muito além do relaxamento para mente e corpo. A sauna foi inventada há muitos anos pelos finlandeses e, desde então, tem sido utilizada de forma terapêutica em SPAs, resorts e até mesmo em casa.

Entre os principais benefícios da sauna estão a capacidade de limpar profundamente a pele e o aumento da circulação sanguínea. E a partir desses benefícios surgem muitos outros.

Para que você possa entender os benefícios da sauna e saber como usá-los a seu favor, montamos este guia com 3 dicas imperdíveis!

1. Conheça os diferentes tipos de sauna e as indicações de cada um

A sauna surgiu há cerca de nove mil anos e foi idealizada por um povo nômade da Finlândia, sendo um símbolo do país até hoje. A sauna é o primeiro cômodo que um finlandês constrói ao levantar uma casa.

O mencionado povo nômade considerava a sauna um local sagrado e a usava para purificar o corpo e a alma. Essa primeira sauna produz um vapor seco, é ótima para queimar calorias e eliminar metais pesados do corpo.

Anos depois, os turcos desenvolveram a sauna úmida, aquecendo caldeirões em salas de mármores com tetos côncavos, criando, assim, o famoso banho turco. Também viam a sauna como forma de purificação.

A sauna úmida permite o uso de diversos óleos, cada um com sua propriedade medicinal. Também é uma boa aliada para controle do peso e relaxamento.

2. Descubra os benefícios da sauna

Hipócrates, considerado o pai da medicina, acreditava que as altas temperaturas das saunas poderiam curar qualquer doença. Sabemos que isso não é verdade, mas é inegável que as saunas podem ajudar em muitas questões do corpo.

Ajuda a emagrecer

O uso da sauna transforma parte da gordura corporal em líquido, fazendo com que seja eliminada por meio do suor, junto de diversas toxinas.

Essa é a única forma natural e saudável de eliminar gorduras sem fazer esforço físico. Uma sessão de 10 minutos pode queimar até 125 gramas, na sauna úmida, ou 500 gramas, na sauna seca. Porém, é preciso cautela no uso. Falaremos disso mais adiante no post.

Deixa a pele mais bonita

O vapor da sauna faz com que os poros dilatem e a sujeira acumulada na pele — aquela que não sai mesmo com o uso de demaquilantes e sabonetes — seja eliminada. O uso regular da sauna ajuda a manter a pele limpa e diminui o surgimento de acnes e cravos. Ela ainda ajuda a combater a flacidez.

Fortalece a circulação sanguínea

Durante a sauna, a temperatura do corpo aumenta de 1 a 2°C. Dessa forma, os vasos sanguíneos são dilatados, fazendo com que o sangue flua melhor e mais rápido, inviabilizando a incidência de coágulos.

Alivia dores musculares e de coluna

O vapor faz com que os músculos relaxem, gerando uma sensação de alívio para as dores. Para quem trabalha muito tempo na mesma posição, o uso regular da sauna ajuda a prevenir dores na coluna, nas pernas e nos braços.

Vale ressaltar que, se após a sauna as dores persistirem, o médico deve ser consultado.

Combate o estresse

Um dos ótimos benefícios da sauna é a sensação de relaxamento e bem-estar. Com o vapor e a melhor circulação, todas as células recebem mais sangue, sem precisar de esforço físico. Isso faz com que todo o corpo entre em estado de relaxamento.

Sabe quando você come algo muito gostoso e depois tem aquela sensação de bem-estar? É isso que acontece com todo o nosso corpo quando ele conta com uma melhor circulação sanguínea: ele entra em êxtase e a mente se acalma, combatendo, assim, o estresse.

Para aproveitar ao máximo esse momento, a sauna úmida com uso de óleos essenciais proporcionará ainda mais relaxamento e deixará todo o estresse do lado de fora.

Elimina toxinas do organismo

O nosso corpo pode acumular diversas toxinas, como mercúrio, nicotina, alumínio, álcool e colesterol. Com o suor produzido, parte das toxinas em excesso no corpo são eliminadas. Isso alivia a sobrecarga dos rins e evita cálculos.

Fortalece o sistema imunológico

Alternar entre ambientes frios e quentes já foi tido como um problema, mas, hoje em dia, após diversos estudos, foi possível ver que isso é na verdade benéfico.

Claro, não estamos falando de sair de um calor escaldante para uma temperatura abaixo de zero. Mas a mudança entre a temperatura da sauna e a do ambiente estimula a produção de células do sistema imunológico.

Ajuda a dormir melhor

Para quem está com dificuldades para dormir, eis uma boa aliada. Ao proporcionar relaxamento, o ideal é fazer uso da sauna pouco antes do horário de ir dormir.

Pesquisas recentes têm mostrado que o uso regular da sauna como forma terapêutica pode trazer fortes benefícios a longo prazo para a saúde, aumentando a expectativa de vida e diminuindo o risco de doenças do coração.

Apesar de todos os benefícios que apontamos, é preciso usar a sauna com sabedoria. O que nos leva ao próximo tópico.

3. Use com sabedoria

Um dos principais cuidados que você deve ter ao usar a sauna é se manter hidratado! O suor gerado pela sauna ocasiona perdas consideráveis de água do corpo. Se você não repor essa água, pode ter fadiga e até interferir no seu ritmo cardíaco. Portanto, evite sessões maiores do que 15 minutos, mais de três vezes ao dia.

Não é aconselhável que gestantes e crianças pequenas pratiquem sauna, bem como pessoas com pressão baixa, problemas cardíacos crônicos ou diabetes. Lembre-se de consultar o seu médico sobre o uso da sauna caso você esteja sob medicação.

Também não é recomendado o uso da sauna logo após ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool é diurético e faz com que o corpo perca líquido, mesmo estando desidratado. Sauna e bebida alcoólica é uma combinação perigosa que pode causar baixa pressão arterial.

Tomando esses cuidados, você poderá desfrutar de todos os benefícios da sauna sem se preocupar! E para receber mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail, basta assinar nossa newsletter!

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