Condomínio Horizontais

Veja os 5 benefícios de morar em uma área de expansão urbana

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 06/06/2017
Veja os 5 benefícios de morar em uma área de expansão urbana
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Os hábitos e as necessidades das pessoas estão em constante mudança ao longo do tempo. Mudanças essas que, conforme forem as características culturais e econômicas da população de um lugar, podem ser mais ou menos intensas.

Nas pequenas cidades, é comum que esses processos ocorram lentamente. Nos grandes centros urbanos, por outro lado, as transformações ocorrem de maneira acelerada, correspondendo à forma de viver das pessoas que lá moram e trabalham.

Para acompanhar essa dinâmica, as grandes cidades precisam continuar sempre crescendo. Em muitos casos, como acontece nas regiões já consolidadas dos municípios, só é possível o crescimento vertical. Em outras regiões, onde ainda existem grandes áreas que ainda não foram urbanizadas, é possível haver o crescimento horizontal, ocorrendo assim uma expansão urbana.

Se você sonha em construir uma casa e dar maior qualidade de vida para sua família, preparamos uma lista com os cinco maiores benefícios de se morar em uma área de expansão urbana. Confira:

1. As cidades são planejadas

Grande parte das cidades brasileiras se desenvolveu sem qualquer planejamento. Esta condição acabou acarretando sérios problemas urbanos, que foram surgindo na medida em que as cidades cresciam. Mesmo as poucas cidades que foram planejadas — como Belo Horizonte (MG) — cresceram para além das áreas limitadas em seus projetos originais. Assim, nessas cidades, acabaram surgindo os mesmos problemas comuns nas cidades não planejadas.

As ruas, por exemplo, se tornaram insuficientes para suportar o trânsito, as redes de esgoto ficaram subdimensionadas para os tamanhos das populações e os postes se tornaram sobrecarregados com fios e cabos de todos os tipos. De fato, a própria aglomeração de construções criou ambientes urbanos que, em grande parte, são confusos e caóticos.

Diante desta situação, em 2001, por meio da Lei nº 10.257, o Governo Federal estabeleceu as diretrizes para a política urbana brasileira. De acordo com a Lei, todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes devem criar um Plano Diretor, que ordena todos os aspectos da cidade. Entre esses aspectos estão as políticas de expansão urbana, que devem ocorrer de maneira planejada, respeitando critérios sociais, ambientais e econômicos.

Sendo assim, quem se muda para uma área de expansão urbana passa a viver em uma parte da cidade onde tudo é planejado de acordo com um Plano Diretor. O planejamento é feito tendo em vista a qualidade de vida das pessoas que viverão nos novos loteamentos e também a necessidade de preservação do meio ambiente, em harmonia com as possibilidades de desenvolvimento econômico.

2. Tudo é novo e bem cuidado

A maior parte das cidades brasileiras apresenta problemas de várias ordens, causados pela falta de planejamento e agravados pelo tempo e pelo uso. Assim, as ruas esburacadas, as calçadas defeituosas, a falta de projeto paisagístico, as redes de esgotos insuficientes, entre tantas outras situações de degradação, são comuns em vários dos municípios do país.

No entanto, em municípios onde há projetos de expansão urbana e onde foram criados loteamentos de alto padrão, esses problemas foram eliminados. Nos bons loteamentos, tudo é novo e em perfeito estado de funcionamento. As ruas são bem pavimentadas, os passeios padronizados e em ótimas condições, as praças e jardins são bem cuidados e toda a infraestrutura existente denota uma qualidade que não existe no restante da cidade.

Os loteamentos, inclusive, mantêm estruturas subterrâneas por onde passa todo o cabeamento necessário para a distribuição de energia elétrica, telefonia, TV e internet a cabo. Assim, são eliminados os fios aéreos, que provocam uma interferência negativa na paisagem urbana. As ruas ficam mais agradáveis e as construções que nela são erguidas se tornam mais visíveis e valorizadas.

3. A arquitetura é moderna

A arquitetura é outro benefício existente nas áreas de expansão urbana. Enquanto em outras partes da cidade edificações antigas e degradadas convivem com construções de todos os tipos e com padrões variados de qualidade, nos loteamentos são construídos novos imóveis, obedecendo aos critérios atuais da arquitetura.

Mais bonitos e atuais, os conjuntos arquitetônicos criam um ambiente visualmente agradável, que favorece a qualidade de vida das pessoas e também a valorização dos imóveis ali existentes.

4. Os preços e a valorização são vantajosas

É preciso considerar que, nas áreas de expansão urbana, os lotes são ofertados por preços bem mais em conta do que aqueles praticados nos bairros da cidade onde a situação urbana está consolidada.

Além disso, visando favorecer o volume de vendas, os empreendedores responsáveis pelos loteamentos criam condições de pagamento bastante facilitadas, que permitem que os lotes sejam adquiridos por meio de longos parcelamentos, tornando-os bastante acessíveis.

Como o preço é baixo e a infraestrutura local é construída de acordo com um excelente padrão de qualidade, é natural que a valorização do investimento ocorra. Considerando que os bons loteamentos acabam se tornando referência na cidade, a valorização fica ainda mais favorecida.

5. A segurança é maior

O problema da segurança pública tem afetado a população brasileira de maneira incisiva. Uma vez que os estados e os municípios não conseguem combater a atuação dos criminosos, eles estão cada vez mais ousados e criativos.

Assim, quem vive nas áreas mais tradicionais das cidades acaba se tornando refém da violência urbana, um problema para o qual não há perspectiva de solução em curto espaço de tempo.

Em contrapartida, nos loteamentos das áreas de expansão urbana, esse problema é minimizado. Como são projetados como verdadeiros condomínios horizontais, para eles são pensados os melhores critérios de segurança. A começar pela presença de guaritas, onde funcionários treinados permanecem 24 horas do dia, todos os dias, fazendo o controle de entrada e de saída de moradores, visitantes, fornecedores e prestadores de serviços.

É preciso considerar que, além da eficiência real desse tipo de controle, sua simples presença acaba inibindo a ação dos criminosos, que preferem atuar em outras partes da cidade onde ele não é feito. Outros pontos que favorecem a segurança são as ruas bem iluminadas, que também dificultam a ação dos bandidos, e equipamentos próprios de segurança — câmeras, alarmes, cercas elétricas etc. —, que tornam o ambiente muito mais seguro para se viver.

Agora que você já conhece as vantagens de se morar em uma área de expansão urbana, que tal começar a se programar e investir em um loteamento? Os benefícios para você e sua família certamente serão grandes incentivos.

Gostou da lista? Não deixe nos seguir no Facebook e no Instagram para ficar sempre por dentro das nossas novidades!