Condomínio Horizontais

11 motivos para morar em um condomínio horizontal em Aracaju

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 04/09/2017
11 motivos para morar em um condomínio horizontal em Aracaju
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O simples fato de morar em uma casa, onde quer que seja, oferece à família uma série de privilégios que os apartamentos jamais conseguem reunir. Espaço, liberdade, independência da vontade de outras pessoas são apenas alguns dos benefícios dessas moradias.

Todavia, quando a casa está em dentro de um condomínios, esses privilégios são elevados a níveis muito especiais. Por isso, nós preparamos este artigo no qual vamos apresentar os aspectos que tornam a mudança para um condomínio horizontal em Aracaju uma opção altamente interessante para fugir do caos das regiões mais centrais da cidade sem perder a proximidade com seu trabalho.

Iniciaremos destacando o padrão elevado que é seguido no planejamento e na concepção desses empreendimentos. Também abordaremos a atração de construções de alto nível que esses condomínios horizontais proporcionam, bem como as consequências positivas que toda essa cultura de requinte gera sobre a qualidade do investimento.

Em seguida, ressaltaremos o ganho em liberdade e em segurança que esse tipo de moradia é capaz de entregar (especialmente em um condomínio horizontal em Aracaju, diante da atual elevação dos índices violência e do aumento desordenado da frota de veículos na cidade).

Destacaremos, ainda, os aspectos do lazer e da convivência com um ambiente equilibrado, analisando a importância do sentido de pertencimento que um condomínio permite construir, o que é importante, inclusive, para a educação dos filhos.

Por fim, vamos observar como todas essas virtudes são extremamente favoráveis à qualidade de vida das pessoas que vivem em lugares com essas características.

Estamos certos de que, após a leitura, você terá argumentos muito além dos 11 que indicaremos abaixo para mostrar à sua família que é hora de dar uma guinada na qualidade de suas vidas, mudando-se definitivamente para um condomínio horizontal em Aracaju. Confira!

1. Extremo cuidado na fase de planejamento (garantindo cumprimento de prazos de entrega e maior potencial de valorização)

Houve um tempo no Brasil em que os condomínios eram lançados de maneira menos planejada do que na atualidade. Aliás, no início dos anos 70, por exemplo, vários foram concebidos, no país, como resultado da opinião de um grupo de pessoas que acreditava que em determinado local um empreendimento do gênero poderia obter sucesso.

Após a conclusão dessas obras mal planejadas, contudo, o resultado ficava muito aquém do esperado. Mesmo ostentando algum sucesso no lançamento (quando a novidade ainda estimulava as pessoas a comprarem), o que se viu, em muitos casos, foi gradativamente a imposição de um ritmo mais lento de vendas. Vários projetos verticais custaram a se concretizar, ao passo que alguns acabaram se tornando um completo fracasso.

Muitos conjuntos de prédios, inclusive, foram abandonados em função da perspectiva equivocada dos empreendedores. Assim, o que para muitos compradores deveria se tornar a realização de um sonho e um investimento de ótimo retorno, acabou se transformando em um fiasco que gerou prejuízos e frustração.

Mas esse cenário mudou muito nos últimos anos, e quem visitou recentemente algum projeto de casa de condomínio horizontal em Aracaju, por exemplo, certamente se surpreendeu com o nível de excelência internacional dos projetos atuais.

A questão é que, na atualidade, o pensamento é exatamente o oposto do que vigorava anteriormente. Os condomínios de alto padrão (sobretudo os horizontais) são pensados por especialistas do ramo imobiliário que não seguem apenas opiniões e não se pautam pelo senso comum.

Pelo contrário, todas as decisões são tomadas com base em uma pesquisa cuidadosa de mercado, que detecta qual a demanda existente em determinada região, bem como qual o tipo de empreendimento deve ser realizado para atendê-la.

Dessa forma, da escolha do terreno ao modelo de condomínio que deve ser concebido em determinado local, tudo é definido de maneira muito cuidadosa, seguindo as melhores estratégias do setor. Com isso, os idealizadores dos condomínios horizontais de sucesso conseguem direcionar os projetistas para aquilo que o público, de fato, deseja.

Portanto, seguindo um planejamento de padrão elevado, o sucesso do empreendimento não ocorre como obra do acaso. Em vez disso, ele surge como o resultado esperado de algo que foi definido por profissionais altamente capacitados. O padrão de casa de condomínio horizontal em Aracaju que vem surgindo em bairros como Aruana e Atalaia deixa isso bem claro.

2. Integração entre urbanizadora e poder público (projeto de alto padrão + desenvolvimento do entorno)

Aracaju é uma cidade que serve como exemplo ideal dessa mudança de mentalidade imobiliária e, especialmente, de profissionalização das loteadoras.

A capital sergipana, que começou como uma cidade planejada, passou a crescer desordenadamente a partir dos anos 70, com conjuntos habitacionais distantes do centro e que nasciam todos os dias descolados da presença do Estado na construção de infraestrutura local, mobilidade e saneamento básico.

Esse movimento, que ainda ocorre com condomínios verticais (já que algumas construtoras não se preocupam em desenvolver a região, mas apenas em inaugurar novas edificações), trouxe, como consequência, longos engarrafamentos nos horários de pico em bairros que antes eram tranquilos, condomínios de prédios em regiões isoladas e sem infraestrutura adequada e esgotamento sanitário que pede socorro.

Todo esse cenário de caos ocorre quando há ausência de parceria entre poder público e incorporadora. Na contramão desse oceano de improvisos, entretanto, estão as urbanizadoras especializadas em condomínios horizontais, que ajudam a desenvolver determinadas regiões (como a Zona de Expansão aracajuana), planejando não somente a construção de loteamentos, mas a chegada de uma extensa rede de serviços e infraestrutura em sintonia com obras públicas.

Essa sinergia entre materialização de empreendimentos horizontais de luxo e desenvolvimento do entorno explica por que a procura por casas em condomínios horizontais em Aracaju cresceu exponencialmente nos últimos anos.

3. Concepção do loteamento baseado no que há de mais moderno no mercado (funcionalidade das áreas internas comuns)

A mesma lógica da fase de planejamento, de profissionalismo e excelência, vem sendo seguida também na concepção dos projetos atuais das mais importantes urbanizadoras do mercado, o que configura outra virtude da compra de uma casa de condomínio horizontal em Aracaju.

De fato, muitos dos condomínios que foram concebidos no passado eram pouco mais do que uma bagunça de casas cercada por muros. Assim, sem qualquer infraestrutura especial, eles não eram capazes de agregar real valor à vida dos compradores, o que não acontece nos dias de hoje.

Felizmente, o consumidor mais consciente elevou o nível de exigência que impõe aos empreendedores, o que forçou o patamar da qualidade de execução dos projetos para cima.

Assim, todos os aspectos urbanísticos são observados de acordo com os critérios mais modernos do mercado mundial, definindo a distribuição dos lotes de maneira muito bem pensada. Essa distribuição se harmoniza com a topografia do terreno e com os demais itens que são acrescentados ao empreendimento — como áreas verdes, praças e áreas de lazer.

Nada em um condomínio horizontal é concebido de maneira improvisada. Tudo é pensado nos mínimos detalhes para atender com excelência àquilo que as pessoas necessitam para viver bem.

Já ouviu falar em condomínios inteligentes? Pois bem, eis uma diferença marcante entre morar em uma casa tradicional (desconectada da vizinhança) e usufruir de toda a tecnologia de uma residência inserida dentro de um condomínio horizontal: muitos novos projetos já começam a incluir recursos baseados em Internet das Coisas (IoT) e Big Data para aumentar a segurança e a funcionalidade das áreas comuns.

Imagine morar em uma casa de condomínio horizontal em Aracaju que tenha uma portaria dotada de sistema de radiofrequência que abre os portões assim que o carro do morador e o rosto do condutor são identificados eletronicamente?

Ou habitar em um loteamento cujo nível de umidade das áreas verdes seja monitorado por microssensores, garantindo irrigação precisa sem desperdícios? O mesmo vale para sistemas de alertas entre vizinhos. Nada mal, não?

Em um condomínio horizontal, até o traçado das ruas é pensado para oferecer maior agilidade e segurança nos deslocamentos. A distribuição de energia é feita por cabeamento subterrâneo, o que elimina os postes e os fios aéreos que causam tanta poluição visual.

Em suma, a portaria, a posição da área de lazer, enfim, tudo é analisado de maneira estratégica, objetivando simplificar a vida das pessoas, dando a elas mais conforto e satisfação em seu “refúgio de paz”. Há muitos exemplos de casa de condomínio horizontal em Aracaju (ou nas imediações) seguindo essa tendência.

Maui Home Club & Health, por exemplo, um dos mais modernos residenciais da capital sergipana, tem uma vasta rede de recursos, como fibra óptica, sistema de gás natural, circuito interno de TV e sensores de velocidade em todo o perímetro do loteamento. Tudo isso faz diferença para dar mais tranquilidade à sua família.

Além disso, vale destacar que os materiais utilizados na concepção das moradias horizontais de alto nível estão entre os melhores das categorias nas quais eles se enquadram. Assim, a boa qualidade dos insumos utilizados agrega alta durabilidade e baixo custo de manutenção ao empreendimento.

4. Unidades de alto nível (tecnologia e conforto)

Como dito acima, os condomínios atuais são pensados a partir de uma minuciosa pesquisa que considera o perfil do público. Sendo assim, é natural que os projetos de padrão elevado atraiam construções de mesmo status.

A edificação das casas de condomínio de alto nível obedece a belos projetos concebidos por arquitetos qualificados. Ao mesmo tempo, o padrão construtivo das casas também é dos melhores. Uma simples visita a uma casa de condomínio horizontal em Aracaju expõe essa diferença em relação a uma casa comum.

O resultado são residências de bom gosto estético impressionante, várias delas com arquitetura diferenciada e de elegância digna das telenovelas. Como as construções são de altíssima qualidade, o desgaste provocado pelo tempo e pelo uso é menor do que nas casas tradicionais.

Além do requinte, o poder aquisitivo dos moradores (com disposição para investir na manutenção dos imóveis) também ajuda a assegurar que as unidades desses loteamentos se mantenham sempre com aspecto agradável e em extremo estado de conservação.

É importante ressaltar que até a dimensão dos lotes nos condomínios horizontais favorece os projetos. Geralmente, eles têm dimensões acima de 350 m².

Thai Residence, por exemplo, localizado na cidade de Barra dos Coqueiros (Região Metropolitana de Aracaju), surpreende pela beleza arquitetônica aliada à integração com a natureza, comercializando lotes urbanizados (prontos para construção) a partir de 750 m².

Essa é, aliás, uma característica que auxilia em demasia o trabalho dos arquitetos, uma vez que eles têm maior liberdade para criar e contam com mais espaço para definir ambientes que serão de alto valor para os moradores das casas de condomínio.

5. Ótimo investimento (alto potencial de valorização das unidades)

Todos esses aspectos, somados aos demais que veremos a seguir, tornam as casas de condomínio horizontal ótimos investimentos. Como há um conjunto de imóveis de alto padrão no mesmo espaço, é natural que as unidades ali existentes alcancem altos valores.

Porém, vale considerar que a aquisição dos lotes em regiões de crescimento iminente é feita por preços iniciais muito abaixo do que aqueles que serão alcançados no futuro. De forma geral, o custo “terreno + construção” também sai (no cômputo final) bem mais baixo do que o valor médio de uma casa tradicional no centro da cidade.

Além disso, como há facilidade de pagamento, o investimento pode ser feito de maneira tranquila, sem atropelos. Neste aspecto, vale lembrar que a construção do imóvel pode ser realizada segundo um cronograma de investimento compatível com o orçamento do novo condômino.

Não é arriscado afirmar que a casa em um condomínio horizontal recebe valorização imediata, assim que é finalizada. Isso quer dizer que todo o capital aplicado nesse tipo de empreendimento será valorizado em prazo relativamente curto.

Significa também que os proprietários passarão a contar com um patrimônio sólido, de excelente liquidez no mercado, o que enaltece ainda mais a qualidade do investimento. Que tal investir na compra de um lote e construção da sua casa em um condomínio horizontal em Aracaju?

6. Ganho em privacidade (em comparação com a moradia em conjuntos prediais e até casas comuns)

Em qualquer lugar, morar em uma casa é muito mais reservado do que morar em um prédio, onde as pessoas têm que compartilhar elevadores e conviver com os barulhos alheios. Contudo, quando a casa está em um condomínio horizontal, a privacidade (e liberdade) é muito maior.

Isso é possível porque os terrenos são maiores do que os existentes nos bairros residenciais. Dessa maneira, o afastamento entre os imóveis também é maior.

Enquanto nos bairros convencionais de Aracaju as unidades praticamente encostam umas nas outras (o que permite que muitas vezes os vizinhos consigam ouvir o que as pessoas estão conversando do outro lado do muro), nos condomínios horizontal, a distância é bem mais ampla, o que favorece a privacidade.

Também vale destacar que, com terrenos maiores e casas mais afastadas uma das outras, naturalmente, a densidade populacional de um condomínio horizontal é muito inferior à existente em um bairro convencional.

Ou seja, com menos pessoas vivendo em uma determinada área, maior é o conforto. Isso é evidente se compararmos uma casa de condomínio horizontal em Aracaju (nas regiões em crescimento, como as próximas à Praia de Aruana) com os imóveis em bairros como Getúlio Vargas, São José, Centro e Salgado Filho.

De fato, nos bairros convencionais, o movimento de carros e de transeuntes é muito mais elevado do que em um condomínio horizontal. Com isso, as pessoas estão frequentemente se encontrando e observando umas às outras, o que pode ensejar a violação de sua privacidade pelo inevitável conhecimento de vizinhos sobre seus assuntos familiares ou outras questões particulares.

Nos condomínios horizontais, por sua vez, a maior disponibilidade de espaço evita que todos os movimentos de um morador sejam acompanhados e comentados, como acontece em muitos bairros.

7. Segurança das casas de condomínio horizontal

A elevação recente do índice de roubos e furtos no centro da capital sergipana é perceptível por quem já mora na cidade há muitos anos. E é essa sensação de insegurança que tem, primordialmente, impulsionado a demanda por casa de condomínio horizontal em Aracaju, especialmente na Zona de Expansão.

Em qualquer época, o tema da segurança deve merecer atenção especial. Porém, nos dias de hoje, em que o poder público não tem conseguido combater a violência e a criminalidade com eficiência, esse assunto se torna ainda mais relevante e deve ser visto sob critério ainda mais rigoroso.

Infelizmente, já se tornou comum o comentário que muitos cidadãos fazem nos noticiários, referindo-se à sensação de que estão presos dentro de casa, enquanto os criminosos agem livremente nas ruas. Essa é uma realidade também em Aracaju, onde, em alguns bairros, um simples passeio com cachorro ou uma volta de bicicleta com as crianças no parque são eventos vistos como aventuras de alto risco.

Nos condomínios horizontais, a segurança é um ponto que merece destaque muito específico. Afinal, os projetos desse tipo de empreendimento visam proteger de maneira especial as pessoas que moram neles, resguardando também o patrimônio que elas têm.

Nos amplos espaços dos condomínios, é possível caminhar durante o dia e à noite, com completa segurança e liberdade. Toda a violência das cidades é deixada do lado de fora. Assim, a vida pode transcorrer de maneira mais tranquila e muito mais feliz.

8. Lazer com privacidade

As praias e demais espaços públicos de Aracaju são excelentes locais de lazer; os bons clubes também proporcionam ótimos momentos de diversão e de descanso na cidade. Contudo, esses locais nem sempre são os ideais para todas as ocasiões. Muito menos quando as famílias desejam desfrutar de momentos de lazer com maior privacidade.

Afinal, as praias são compartilhadas com toda a população da cidade e também com o grande volume de turistas que visitam a nossa pequena notável durante o ano inteiro. Da mesma forma, os parques e praças recebem visitantes de todos os tipos. Na Região Metropolitana de Aracaju, já nos aproximamos do incrível número de 1 milhão de habitantes, e a frota de veículos na cidade já ultrapassa os 300 mil carros.

Os clubes, por sua vez, não garantem total privacidade aos sócios, que também têm de dividir os espaços com os demais frequentadores. Mesmo que eles sejam muito bem selecionados, nem sempre as pessoas estão dispostas a esse tipo de exposição.

Além disso, para chegar a quaisquer desses atrativos, é preciso usar o carro, o que pode ser um incômodo que destoa do objetivo do lazer. Partindo do pressuposto de que, na capital (desconsiderando a Grande Aracaju), temos cerca de 571 mil habitantes (ou seja, quase 1 carro para cada 2 pessoas), sair para dar aquela volta com a família pode vir a ser um evento bastante desconfortável.

Quem mora em um condomínio horizontal em Aracaju, entretanto, não precisa se submeter a tais problemas, uma vez que esses projetos desfrutam de ampla área verde (como bosques e parques privativos), além de completa infraestrutura de diversão para seus filhos.

Nas casas de condomínio, é possível ainda construir áreas particulares de lazer, como piscinas, saunas, churrasqueiras e espaço gourmet. Assim, durante todo o tempo, em qualquer dia da semana e horário, sua família consegue usufruir de momentos especiais com absoluta privacidade.

Conforme citado acima, vale lembrar que os bons condomínios também ofertam áreas verdes e espaços de convivência que ampliam as possibilidades de lazer. De fato, como são espaços de uso coletivo, também é preciso compartilhá-los com os demais condôminos. Porém, a frequência nesses locais é ainda mais selecionada do que nos melhores clubes, uma vez que ela se restringe somente aos moradores do loteamento.

Dessa forma, quem mora em um condomínio horizontal em Aracaju tem o privilégio de realizar, por exemplo, várias atividades esportivas com muito conforto, como jogar uma partida de tênis, futebol ou vôlei com os amigos. Tudo isso em um ambiente mais do que exclusivo.

Para quem prefere só relaxar, há também a oportunidade de curtir momentos de meditação, fazer sessões de massagem ou simplesmente ler um livro à sombra de uma árvore…sem que estranhos ofereçam risco ou incômodo.

9. Equilíbrio ambiental

Aliás, é importante destacar que morar em um condomínio horizontal representa a possibilidade de interagir intimamente com a natureza, visto que os aspectos ambientais dos bons condomínios de Aracaju são vistos com responsabilidade e absoluto zelo. Tudo isso visa equilibrar a preservação da natureza com as necessidades humanas.

Além de cumprir as mais rigorosas normas ambientais da União, do Estado de Sergipe e do próprio município de Aracaju, os melhores condomínios da cidade criam regras próprias que exaltam ainda mais os princípios de sustentabilidade ambiental.

Nesse sentido, são projetados bosques, praças e outros espaços onde o meio ambiente é o protagonista. Assim, nesses empreendimentos, é possível praticar atividades exclusivas das cidades mais desenvolvidas do mundo e que valorizam a questão ambiental. Por exemplo, é possível cultivar uma horta orgânica e comprar os produtos que ela gera, bem como praticar arvorismo ou fazer longas caminhadas pelos bosques.

Dessa forma, enquanto nos bairros convencionais de Aracaju, em grande medida, a natureza não é tratada de maneira adequada, nos melhores condomínios horizontais da cidade a possibilidade de a família conviver de perto com a natureza é real.

Assim, surge a oportunidade de receber do meio ambiente aquilo que ele tem de melhor. Ao mesmo tempo, as pessoas também podem interagir com os espaços naturais, cuidando de cada hectare e garantindo que as gerações futuras possam usufruir dos mesmos privilégios.

10. Sentido de pertencimento

Criar vínculos com lugares e com pessoas é uma característica natural da espécie humana. Por maior que seja a vontade de alguém se deslocar de um lugar a outro, o indivíduo saudável sempre cria referências que o remetem a uma cidade, a um bairro e até a locais mais específicos, como uma rua ou uma praça.

Vale considerar que quanto melhores forem as experiências que o indivíduo tiver com os espaços e com as demais pessoas, melhores serão as referências que ele construirá ao longo da vida.

É por isso que as pessoas desenvolvem o sentimento de pertencerem a algum lugar, ponto de partida para a construção das relações pessoais. É esse sentido de pertencimento que dá a elas as referências que moldam várias das características pessoais.

Assim, da mesma forma que surgem os amigos e os relacionamentos íntimos, também surge o apreço pelo país, por uma cidade, por um bairro e por uma rua.

De fato, em qualquer lugar que a pessoa viva existe a possibilidade de todas essas referências serem construídas. Porém, se ela mora em um condomínio de alto nível, que contempla todas as questões que foram destacadas nos tópicos anteriores, certamente terá as melhores oportunidades para criar boas referências e conectar-se afetivamente a esse ambiente especial.

Não restam dúvidas de que essas características são muito favoráveis a qualquer idade. Contudo, elas têm especial relevância para as crianças e para os adolescentes, indivíduos que estão em fase de formação de conceitos e de traços de personalidade.

Afinal, quando os pequenos e os jovens passam a viver em locais que privilegiam a liberdade, a segurança e a qualidade ambiental, eles podem criar vínculos sólidos com o próprio lugar e com os demais que compartilham com eles das mesmas oportunidades.

Ali eles criam amigos para a vida toda e encontram o ambiente adequado para desenvolverem a sociabilidade.

Protegidos dos riscos das ruas convencionais, nas ruas dos condomínios a meninada pode brincar livremente. Inclusive, surge a oportunidade de resgatar velhas brincadeiras saudáveis da infância de antigamente, as quais foram gradativamente substituídas pelo computador e pela televisão.

Todavia, vale dizer que esse privilégio não se limita aos mais novos. Em um condomínio horizontal, os adultos também podem conviver com pessoas de mesmo patamar social, ampliando inclusive seu networking.

Dessa forma, em uma noite agradável, por exemplo, é possível dividir uma taça de vinho com o vizinho da casa ao lado, batendo um papo na calçada, com absoluta segurança.

Ainda, vale ressaltar que o mesmo benefício pode se estender aos idosos, que hoje se veem tão limitados nas grandes cidades. Nos condomínios horizontais, os mais velhos podem conviver com outras pessoas de maneira totalmente amigável e segura, o que melhora bastante sua qualidade de vida.

11. Qualidade de vida

E por falar em qualidade de vida, vale dizer que esse é o produto de todos os temas que tratamos anteriormente ao enumerarmos as vantagens de morar em uma casa de condomínio horizontal em Aracaju. Por isso, reservamos a ele o tópico de encerramento do nosso artigo.

Como premissa, devemos considerar que qualidade de vida é um conceito muito amplo, envolvendo inúmeros aspectos. Os critérios de avaliação de muitos deles variam de pessoa para pessoa. Contudo, existem aqueles que são de abrangência coletiva.

As questões individuais dizem respeito àquelas preferências particulares de cada pessoa com relação a hábitos e a costumes. Por exemplo, existem pessoas que acordam cedo, que são extremamente ativas e que adoram se exercitar. Portanto, para essas, obter uma boa qualidade de vida significa manter uma rotina acelerada.

Por outro lado, há as pessoas mais pacatas, que gostam dos horários noturnos e que são mais adeptas dos momentos de relaxamento e de descanso. Para elas, a boa qualidade de vida pode ser encontrada em um local tranquilo, onde possam entregar-se à meditação e ao silêncio.

Há ainda as que variam de comportamento de acordo com a ocasião. Não importa. Um condomínio horizontal cria o ambiente apropriado para que todos, seguindo as preferências pessoais, tenham boa qualidade de vida.

Da mesma forma, a segurança, a garantia de privacidade, a possibilidade de conviver com o meio ambiente equilibrado e de pertencer a um lugar tão especial também são aspectos que contribuem muito para que o morador desses empreendimentos viva com boa qualidade.

Como vimos, todas essas características positivas estão garantidas de maneira muito especial em um condomínio horizontal. Aliando a ela os aspectos financeiros e patrimoniais que também foram destacados no texto, você encontrará os melhores motivos para viver em um local com todas essas virtudes.

A escolha de um imóvel para viver com a família exige muita atenção. Neste artigo nós destacamos os pontos mais relevantes, cujas características são exaltadas de maneira muito especial em um condomínio horizontal.

A partir dos critérios que listamos acima, estamos certos de que você encontrará ótimos argumentos para se decidir quanto ao melhor lugar para viver e criar a sua família.

Porém, se você ainda tiver alguma dúvida ou se quiser informações específicas sobre condomínios horizontais em Aracaju, entre em contato conosco! Teremos grande satisfação em esclarecer qualquer questão e ficaremos muito satisfeitos em poder ajudar. Boa sorte e até a próxima!