terrenos à venda em Aracaju

Checklist para quem está procurando terrenos à venda em Aracaju

A vontade de ter um lar com todos os detalhes pensados pelos moradores é o principal motivo que leva as pessoas a comprarem um terreno. Aqui, escolher o local certo é o primeiro passo para construir a casa dos nossos sonhos. Para atingir o sucesso de uma boa compra, é essencial fazer um planejamento.

Isso porque, com a facilidade da internet, encontramos várias ofertas e acabamos nos empolgando com valores e formas de pagamento, mas esquecemos alguns detalhes importantes, o que nos leva a inúmeras dores de cabeças.

É comum, em meio a tanta ansiedade, realizar investimentos em terrenos repletos de irregularidades. Não deixe isso acontecer com você! Coloque no seu planejamento todas as questões que precisam ser analisadas e que combinam com o projeto da residência. Essa atitude evita erros ao comprar um lote. Mesmo que seja difícil, tente não ter pressa para achar o local ideal. Esses fatores influenciarão diretamente a qualidade da obra e os custos.

Neste artigo, apresentamos um checklist para quem está procurando terrenos à venda em Aracaju. Não deixe de verificar cada etapa antes de assinar o contrato. Confira!

Simulador Laredo

Pense em qual estilo de vida você deseja levar

O primeiro passo para conquistar o terreno ideal é analisar o estilo de vida que você e a sua família desejam ter. Isso evita a frustração de não conseguir tirar o projeto do papel. Comece pensando na localização. Em qual lugar de Aracaju você gostaria de morar? Onde é mais fácil o acesso ao trabalho e à escola das crianças? Qual vista você quer ter da sua sacada? Quer morar em um condomínio fechado?

Depois, pense em como você pretende construir a casa: ela terá muitos cômodos? Desníveis? Precisa de garagem para quantos carros? Espera que tenha espaço para piscina? Vai ter uma horta? Assim, comece avaliando a metragem do terreno para saber se caberá tudo. Você também deve levar em conta as leis municipais que especificam os recuos mínimo da construção e a quantidade de andares permitidos.

Certifique-se de que o empreendimento foi bem planejado

Antes de decidir sobre um dos terrenos à venda em Aracaju, você precisa checar toda a infraestrutura. Comece pelo básico: rede elétrica, rede de abastecimento de água, coleta de esgoto, coleta de lixo, cabos para telefonia e internet e qualidade do asfalto. Não se esqueça de verificar quem administrará e fará a manutenção desses serviços. Outro fator importante é a segurança. Caso você opte por um loteamento fechado, pesquise sobre a empresa de segurança responsável.

Passada essa etapa, é o momento de analisar se o empreendimento proporciona opções de lazer, práticas de esporte, contato com a natureza, salão de festas e tudo aquilo que a sua família deseja ter por perto. Também não se esqueça de observar o padrão das casas do condomínio. A maioria dos locais têm algumas exigências quanto à dimensão e à estética do projeto.

Avalie a vizinhança

Muita gente se preocupa com a infraestrutura, mas se esquece de pensar na vizinhança e acaba tendo surpresas desagradáveis. Por isso, antes de adquirir um lote, observe bem o entorno e visite o terreno em diferentes dias da semana e horários. Dessa forma, você consegue avaliar algumas questões, como barulho e comportamento dos vizinhos.

Caso seja uma área nova, vale a pena consultar a legislação municipal para saber quais usos são permitidos na região, ou seja, se o bairro é residencial, comercial ou misto. Assim, você saberá se existe a chance de futuramente ter um bar ou indústrias como vizinhos. Analise se isso será um incômodo.

Outra dica é sondar se existem grandes projetos previstos para a região, como shoppings centers, hospitais, faculdades e supermercados. Isso porque esses empreendimentos aumentarão consideravelmente o potencial de valorização do seu imóvel.

Na escolha e compra de um lote - E-book Grátis

Reflita sobre valores e as formas de pagamentos

De nada adianta comprar um terreno enorme em uma área alto de padrão se depois não sobrar dinheiro para construir. Nesse momento, o planejamento financeiro é fundamental para saber quanto você consegue investir no lote sem prejudicar o projeto da sua residência. Por isso, tenha uma perspectiva de quanto você gastará durante a obra.

Ao escolher a forma de pagamento, consulte modalidades de financiamento e crédito imobiliário. Atualmente existem várias opções, como consórcios, financiamentos bancários e até mesmo negociações pela própria empresa responsável pelo empreendimento. Quanto à construção, não deixe para buscar opções de financiamento depois que o terreno estiver comprado.

Cada tipo de financiamento têm suas especificações, então, faça pesquisas e simulações para saber qual se encaixa melhor nos seus planos e no seu bolso. Na maioria das vezes, os juros de financiamento de lotes são mais altos que os de uma residência.

Não se iluda com grandes parcelamentos. As parcelas serão menores, mas os juros acabam aumentando consideravelmente. Assim, opte por dar a maior entrada possível. Segundo especialistas, o ideal é que ela seja pelo menos a metade do valor total, para que você não corra o risco de se endividar futuramente.

Consulte o histórico da empresa responsável pelo projeto

Antes de fechar o contrato, é imprescindível que você consulte o histórico da empresa responsável pelo empreendimento. Contando com uma empresa sólida no mercado, você minimizará consideravelmente os riscos de comprar um imóvel com irregularidades, com pendências judiciais e com promessas falsas a respeito da infraestrutura.

Existem diversas formas de fazer isso. Uma delas é visitar loteamento lançados anteriormente e verificar se tudo o que constava nas propagandas foi realmente concretizado. Se possível, converse com os moradores para saber se estão satisfeitos. Consulte também o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) para saber sobre a veracidade da empresa corretora.

Seguindo esse checklist você estará pronto para encontrar o melhor entre os terrenos à venda em Aracaju. Faça quantos visitas forem necessárias antes de finalizar a compra e tire todas as suas dúvidas. Se possível, leve um arquiteto ou outro profissional da construção civil para uma avaliação técnica condizente com o projeto da casa dos seus sonhos. Lembre-se: conte sempre com o auxílio de uma boa empresa imobiliária.

Gostou das dicas? Que tal agora conhecer os empreendimentos da Laredo? Entre em contato conosco! Ficaremos honrados em levar você e a sua família para conhecer esses locais!

Comentários