Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Bem estar e Integração

Conheça 6 maneiras de estimular a convivência social

Não é novidade que o ser humano precisa ter bons relacionamentos interpessoais para manter o seu equilíbrio emocional e, via de regra, apresenta dificuldades com o isolamento ou o afastamento de outras pessoas. Diante dessa realidade, conhecer algumas maneiras de estimular a convivência social pode ser muito importante.

O lado bom dessa conjuntura é que, por meio de algumas atitudes simples e ações pontuais, é possível evitar que isso aconteça e, dessa forma, ganhar um impacto positivo na rotina e na qualidade de vida como um todo. Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

1. Frequente eventos culturais

Uma das maneiras de estimular a convivência social de forma interessante é frequentando eventos culturais. Se você mora em uma cidade de menor porte, isso pode ser um pouco mais complexo, mas a agenda dos grandes centros urbanos brasileiros costuma contemplar excelentes opções de exposições, peças e locais de interesse.

O teatro, por exemplo, é uma ótima alternativa para quem quer deixar a televisão um pouco de lado e interagir com pessoas interessantes. Pesquise o que está para entrar em cartaz no seu município, escolha de acordo com o seu perfil e convide amigos, colegas, filhos e outros parentes para que experimentem esse momento com você.

2. Use os espaços de convivência

Se você mora em um condomínio, saber que usar os espaços disponíveis é uma das mais efetivas maneiras de estimular a convivência social. Nos dias de hoje, esse tipo de empreendimento residencial já costuma ser projetado com esse tipo de ambiente, de modo que os moradores nem precisem sair da área interna para se divertirem.

Você pode, por exemplo, iniciar uma rotina de exercícios na academia de ginástica ou na quadra poliesportiva, depois de passar por uma consulta médica e conseguir a devida liberação. Se o esporte não for o seu forte, aproveite para praticar jogos de tabuleiro ou baralho com quem estiver disponível para uma animada disputa.

Como dissemos, os projetos de boa parte dos condomínios da atualidade já contemplam espaços específicos para a prática desportiva, como quadras poliesportivas, academias de ginástica e áreas verdes. Para quem não pode sofrer muitos impactos nas articulações, a piscina é uma excelente opção.

Também, você se lembra quando foi a última vez que andou de bicicleta? Existem diversos lugares que podem ser perfeitos para esse tipo de atividade e, nas grandes cidades, é comum que existam empresas que até alugam o equipamento. Se programe e chame seus amigos, familiares e colegas para dar uma voltinha.

3. Conviva com pessoas agradáveis

Por mais óbvio que isso possa parecer, pouca gente pensa e percebe que participar de grupos de pessoas cujas ideias se assemelham com a sua é uma das melhores maneiras de estimular a convivência social. Afinal, quem não se anima em interagir ou conversar com indivíduos que sejam agradáveis, simpáticos para conosco e verdadeiramente amistosos.

Felizmente, o mundo está repleto de opções e, mesmo que os seus vizinhos diretos ou até mesmo os parentes mais próximos não sejam muito interessantes para o convívio diário, você pode encontrar potenciais candidatos entre os moradores de outras ruas, no clube que você frequenta ou mesmo em locais menos óbvios, como livrarias e teatros.

4. Passe momentos com a família

Programar alguma atividade de lazer com a sua família é nossa quarta dica de maneiras de estimular a convivência social. A nutrição da convivência familiar é muito importante para trazer mais autoestima, alegria e segurança na vida da maioria das pessoas, ainda que esse tipo de relacionamento envolva, eventualmente, conflitos e discussões.

Saber relevar os problemas do passado é muito importante e vocês podem, por exemplo, estipular um almoço diferente aos fins de semana com frequência ou marcar uma viagem para um local que vocês desejem conhecer. Criar laços fortes depende, entre outras coisas, de que vocês experimentem bons momentos entre todos.

5. Cozinhe receitas diferentes

A criação de varandas gourmet e de espaços sociais nos quais os moradores possam reunir amigos e parentes para cozinhar é uma das tendências mais interessantes e procuradas no setor imobiliário brasileiro nos últimos tempos. Por isso, se você mora em um local assim ou tem uma cozinha bacana, a culinária pode ser uma forma de estimular a convivência social.

Convide as pessoas que você quiser para uma nova receita e, enquanto cada um realiza uma tarefa para o preparo da refeição, vocês trocarão experiências, conversando e passando agradáveis momentos juntos, mesmo sem perceber. A internet pode ser uma valiosa fonte de informação na hora de escolher o menu do dia!

O mesmo princípio vale para os espaços gourmet do condomínio, que podem ser utilizados pelos moradores de acordo com as regras de cada convenção. São locais perfeitos, por exemplo, para convidar os vizinhos para uma reunião ou, para os experts em culinária, proporcionar uma nova experiência gastronômica a eles.

6. Faça um projeto D.I.Y.

Você já ouviu falar na sigla D.I.Y.? Ela vem do inglês, das primeiras letras da expressão “do it yourself”. Em uma tradução livre, isso quer dizer algo como “faça você mesmo” e, atualmente, é uma tendência em diversos locais do mundo, nos quais as pessoas estão encontrando novas maneiras de reaproveitar as coisas e de serem sustentáveis.

Mais uma vez, você pode usar a internet como fonte de ideias e escolher uma opção bacana para colocar em prática. É possível fazer uma pintura nova na parede ou em um móvel antigo, preparar um novo artesanato ou separar um tempo para enfeitar seu quarto. O importante é você se divertir com amigos e fazerem algo com as próprias mãos.

Usando essas maneiras de estimular a convivência social, você pode melhorar o seu círculo de amizade e cria relações interpessoais mais fortes, o que se reflete positivamente em todos os campos da sua vida!

Gostou de saber sobre essas maneiras de estimular a convivência social? Quer conhecer os empreendimentos nossa empresa que prezam pela convivência dos moradores e pelas relações interpessoais? Entre em contato com Laredo e conheça nossas opções!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás