Decoração de casa - Veja o que fazer em cada um dos ambientes!

Decoração de casa – Veja o que fazer em cada um dos ambientes!

Ter uma boa decoração de casa pode mudar a sua relação com o seu lar. Com os elementos certos, questões como conforto e praticidade são positivamente afetadas, além da beleza.

Mais do que isso, cuidar dos itens decorativos é fundamental para criar a casa dos seus sonhos. Ao seguir o estilo certo e ao considerar todas as necessidades da família, é possível ter um resultado verdadeiramente incrível!

É para lhe ajudar a transformar sonho em realidade que trazemos este post. Nele, você encontrará o que precisa saber para elaborar uma decoração refinada e adequada. Portanto, continue lendo e descubra tudo!

A decoração de casa

Decorar uma casa vai além de dispor os itens favoritos. É mais que criar um visual bonito ou até de copiar aquilo que está na moda.

A decoração de casa consiste na criação de cômodos práticos, funcionais e que, acima de tudo, revelem um pouco do estilo de quem mora lá.

Ou seja, lugares que são apenas bonitos, mas que não servem para a vida real, só funcionam nas revistas. Ao mesmo tempo, o conforto não é sinônimo de desleixo com o aspecto do ambiente.

O melhor de tudo é que decorar não é nenhuma ciência complexa — muito pelo contrário. Sabendo como direcionar seus esforços e interesses, dá para conquistar a casa dos seus sonhos e que é perfeita para as suas necessidades.

Estilos de decoração

De forma semelhante ao que acontece na moda, a decoração de casa segue alguns padrões. Certos conjuntos de elementos formam um determinado estilo, que pode e deve ser aplicado em todos os cômodos.

Isso tem muito a ver com seus gostos, interesses e exigências, havendo opções para todas as pessoas. Entre os principais estilos, estão:

Minimalista

Opção para quem é prático, detalhista e gosta de dar enfoque a poucos itens, a decoração minimalista apresenta somente o que é relevante.

A ideia é selecionar um número limitado de objetos e dar destaque para as peças importantes. As cores são básicas e, normalmente, ficam no branco, preto e tons neutros ou escuros.

Essa é uma opção que transmite muita paz e organização, além de ajudar a criar a sensação de ambiente amplo por causa do grande espaço de circulação.

Porém, ele não tem que ser sem graça e pode apostar em dar destaque para pequenos pontos de cor.

Rústico

Já quem gosta de uma pegada natural, normalmente, aposta em um estilo rústico. Ele usa muitos materiais como madeira, corda e tecidos como algodão, couro e camurça.

A intenção não é deixar o imóvel com aspecto caricato, como se fosse uma fazenda. Em vez disso, traz abordagem “crua”, que valoriza os elementos naturais e gere integração com a natureza.

Por causa disso, os cômodos ficam muito acolhedores e trazem a ideia de casa aconchegante. Para que o efeito seja completo, é preciso investir em uma iluminação quente.

Retrô

Quem é apaixonado por itens antigos pode optar por uma abordagem retrô ou vintage. Vale usar peças que já fizeram sucesso, como móveis de estilo provençal e até geladeiras coloridas.

Também é ótimo utilizar cores claras, como os tons pastel, pois eles remetem a um visual esmaecido, como se tivesse sido gasto pelo tempo.

Além de tudo, móveis de família ou encontrados em antiquários são bem-vindos. Nesse estilo, as relíquias se encaixam perfeitamente.

Moderno

O exato oposto é o estilo moderno, que, como o nome indica, se concentra em usar peças contemporâneas. Note que não se trata de simplesmente copiar tendências, mas, sim, de incorporar o que é utilizado atualmente.

Os móveis de design arrojado devem ser balanceados com aqueles clássicos de linhas retas. Assim, cria-se uma composição que traz o que é tendência, permitindo a troca ao longo do tempo.

Quem segue esse estilo gosta de se manter atualizado e aproveitar o que fica em alta no mercado, sempre adequando à própria personalidade.

Industrial

A febre do estilo industrial é relativamente recente, mas é inspirada nos antigos galpões, nos quais funcionavam fábricas. Mesmo assim, ele mostra que veio para ficar.

Misturando o moderno e o clássico, ele se foca em usar materiais como cimento, metais — como alumínio e cobre — e tons frios e neutros.

Canos e tubulações aparentes não são um problema, formando o estilo ideal para quem tem muita personalidade.

Extravagante

Nem sempre o comedimento precisa dar o tom em uma decoração — e o estilo extravagante está aí para provar isso. Nesse tipo, há uma união de cores, formas e elementos diferenciados.

É o caso de quem investe em combinar estampas diferentes ou que usa um sofá peculiar como ponto focal da sala.

Note que não se trata de um estilo brega. A diferença é que o extravagante não tem medo de ousar e de imprimir muita intensidade nos itens escolhidos.

A importância e o papel da decoração em uma casa

Como dito, a decoração não tem a função apenas de “enfeitar” e de levar a um aspecto interessante. A escolha correta dos itens vai muito além, sendo capaz de criar um resultado que muda a vida das pessoas.

A decoração de casa tem potencial para gerar os seguintes benefícios:

Mudar a qualidade de vida

Uma casa bem decorada pode significar viver melhor. Em primeiro lugar, ela aumenta o conforto, garantindo o melhor uso do ambiente. Tendo os elementos certos nos locais adequados, há uma sensação muito melhor em estar na própria casa.

Os itens escolhidos são capazes, até mesmo, de mudar o humor e a percepção dos moradores! Um sofá confortável em uma sala acolhedora e um quarto com itens selecionados corretamente podem ser o bastante para esquecer o estresse de um dia de trabalho.

Expressar interesses

Graças à existência dos estilos, o que faz as pessoas escolherem um ou outro elemento também tem a ver com os próprios gostos. É isso que faz com que você decida pelo sofá de uma cor ou por colocar um quadro no corredor.

Portanto, a decoração de casa é um meio empregado para expressar interesses e afinidades. Ela permite que os moradores vejam um pouco daquilo que gostam a cada vez que olham para os vários cômodos.

Valorizar o ambiente

Qualquer casa pode ficar ainda mais bonita e valorizada com a ajuda da decoração certa. É por isso que faz tanta diferença ver um imóvel já mobiliado e um completamente vazio.

Ao escolher itens de boa qualidade e que compõem uma abordagem luxuosa e refinada na medida certa, o seu imóvel ganha valor instantaneamente.

Ele fica mais agradável, todos os pontos são explorados corretamente e a casa fica especialmente incrível, atingindo todo o seu potencial.

Decoração de quartos

O quarto é o lugar onde podemos ter o merecido descanso depois de um dia de trabalho ou onde as preguiçosas manhãs de domingo ficam mais confortáveis! Considerando que as pessoas passam horas no quarto, é importante decorá-lo da maneira certa.

Algumas dicas incluem:

Variações de iluminação

Quando é preciso trabalhar no quarto, uma luz fria auxilia a manter a concentração. Para criar um clima acolhedor, a iluminação quente ajuda muito.

De forma semelhante, há a janela. Poder receber iluminação natural durante o dia é relevante, mas talvez seja melhor deixar tudo escuro até o começo da manhã.

Portanto, pense nas variações de iluminação. Escolha cortinas que permitam bloquear níveis variados de luz e use elementos de apoio de iluminação artificial.

Um abajur do lado da cabeceira, por exemplo, já permite conseguir o aspecto certo em cada momento.

Objetos com personalidade

Já que o quarto é assim tão íntimo, vale dar um toque de personalidade ao ambiente. Além de objetos pessoais e com muito significado para você, aposte em itens que sejam marcantes.

Uma cadeira de design e material robusto e até um lustre bem trabalhado são escolhas que fazem com que a decoração de luxo ganhe um destaque no cômodo. Também vale apostar em peças e obras de arte, em geral, para criar um efeito bem bonito.

Nos quartos das crianças, isso vem na forma de usar personagens e elementos lúdicos, criando um espaço que é, de fato, a cara dos pequenos, trazendo o senso de individualidade.

Tapetes adequados

Tapete não é item apenas da sala de estar. Em praticamente todas as decorações de luxo, ele aparece nos quartos para trazer aconchego e uma sensação diferenciada.

O ideal é que ele fique por baixo da cama e possíveis mesinhas de cabeceira. Isso garante que ele não fique muito pequeno e evita que seja exagerado no comprimento.

Use materiais de qualidade e escolha uma paleta de cores que tenha a ver com os tons utilizados nos outros elementos do cômodo.

Decoração de banheiros

Muitas vezes negligenciados pela decoração de casa, os banheiros merecem atenção. Afinal, tomar um banho relaxante ou começar o dia em um local agradável faz toda a diferença para a sua qualidade de vida.

Além de tudo, é uma forma de harmonizar toda a casa, garantindo que os cômodos conversem entre si.

Embora as dicas sejam voltadas para os completos, os lavabos da casa também podem seguir algumas dessas orientações. Entre elas, estão:

Prefira ter duas pias

Para ter uma decoração refinada, uma das tendências quando se fala em banheiros é contar com duas pias — especialmente, se o banheiro for compartilhado.

Isso garante que ninguém tenha que disputar espaço, além de trazer a simetria para o local. Com uma bancada maior e dois espelhos, o ambiente fica ainda mais valorizado.

Para acertar em cheio, prefira que as duas cubas e torneiras sejam idênticas. Além disso, opte pelo material certo para a bancada e para a cuba, fazendo escolhas refinadas e que valorizam.

Tenha um bom espaço para armazenamento

Basta apenas um descuido para que o banheiro se torne uma bagunça. Entre toalhas e produtos diversos, é preciso ter muito cuidado para que a decoração seja, de fato, favorecida.

Por isso, aproveite o espaço de armazenamento. Utilize armários na parte abaixo da pia. Também é possível usar prateleiras e nichos, de modo a exibir itens, como vasos de plantas.

Ao garantir que cada coisa tenha um lugar, a sua decoração se destacará ao máximo!

Considere ter uma banheira

No Brasil, é comum usar chuveiros para a hora do banho. Mas se tem um elemento que é capaz de deixar qualquer decoração de banheiro mais refinada é uma banheira de louça.

Esse item se encaixa muito bem se tiver um estilo vintage ou se quiser brincar e mesclar com o moderno.

O ideal é que a banheira fique em um ponto com boa circulação e o piso deve ser escolhido de modo a evitar acidentes, em geral.

Decoração da cozinha

Lugar onde são preparadas as deliciosas refeições da família, a cozinha é outro cômodo que merece atenção na hora da decoração. Somente ao se preocupar com isso é que você poderá garantir que o local tenha o máximo de potencial explorado.

Para não errar nesse momento, veja algumas orientações:

Não fique com medo das cores

Exceto no estilo vintage, é comum que a cozinha se mantenha em uma paleta de cores neutra. É frequente ver tons de cinza, preto e branco.

Embora isso faça todo o sentido para decorações minimalistas, não precisa ser sempre assim. Não é preciso ter medo de investir nas cores e é ótimo que a sua cozinha saia da mesmice.

É o caso de utilizar azulejos estampados ou armários coloridos. Até eletrodomésticos podem aparecer em certas cores, trazendo personalidade para o ambiente.

Invista nos materiais certos

Para que tudo fique harmonioso e refinado, você precisa selecionar os materiais certos. Na hora de escolher uma pedra para o tampo, opte por mármore, granito ou silestone.

Esse último, especialmente na versão colorida, é perfeito para trazer um aspecto contemporâneo e muito charmoso para o cômodo.

Em outros itens da cozinha, cuide para escolher uma madeira de qualidade ou, então, bons metais. Eletrodomésticos de aço escovado, por exemplo, dão um toque quase futurista e cheio de personalidade.

Crie uma ilha nesse espaço

Seja para receber amigos ou para aproveitar melhor o local, ter uma ilha na cozinha é perfeito para que o ambiente fique ainda mais útil, bonito e luxuoso.

Essa ilha poderá contar com armários e gavetas e até com pia e um cooktop, se for o caso. É relevante ter espaço para alguns banquinhos modernos, já que, assim, é possível fazer refeições despretensiosas.

Para a iluminação ser perfeita, use pendentes. Eles devem seguir o estilo de decoração e garantem um direcionamento da luz para os pontos certos.

Decoração de salas

Sendo, literalmente, a porta de entrada para o lar, a sala merece uma atenção muito especial. Causar uma boa impressão com esse cômodo já é uma forma de preparar amigos e convidados para o restante da casa.

Além de tudo, ter uma decoração adequada é, novamente, uma forma de ter um ótimo lugar para relaxar.

Entre as orientações, estão:

Aproveite o espaço sabiamente

Se a ideia é ter uma decoração de casa de luxo, então todo o lugar tem que ser usado corretamente. Se a sala é ampla, não use apenas um sofá. Aposte em um conjunto dessas peças e/ou no uso de poltronas e cadeiras de apoio.

Também é relevante criar vários espaços no mesmo cômodo. É o caso de elaborar uma área voltada para a sala de jantar e, em outro ponto, um bar com um belo aparador.

Assim, todos os ambientes se tornam acolhedores e aconchegantes e a sala é utilizada com o máximo de potencial.

Favoreça a entrada de luz natural

Poucas coisas valorizam tanto uma decoração — ainda mais se for da sala de estar — quanto a iluminação que ocorre naturalmente. Ela deixa o cômodo muito inspirador e convidativo, além de dar destaque para os itens certos.

Portanto, o recomendado é favorecer a entrada da luz natural. Evite bloquear as janelas e use cortinas que permitam a passagem da iluminação, de maneira direta ou não.

Durante o dia, a sua sala ficará muito mais bonita e cada detalhe ganhará um destaque positivo.

Não deixe as paredes vazias

Além da televisão, que normalmente aparece nesse cômodo, é relevante preencher algumas das paredes com os itens certos, especialmente se o pé direito for elevado. Isso ajuda a complementar a decoração que está “embaixo” e traz personalidade.

A maneira básica de usar esses espaços é usando quadros e obras de arte, em geral. Escolha peças que tenham a ver com o clima do ambiente e que harmonizem com as cores e com o estilo de decoração.

Para completar, é viável usar estantes, que podem abrigar tanto livros quanto itens decorativos. Em vez dos tradicionais porta-retratos, que tal apostar em itens de viagens e que trazem ótimas lembranças?

Decoração do home office

Trabalhar de casa, ainda que eventualmente, é uma ótima maneira de melhorar a qualidade de vida e de ter mais tempo para a família. Porém, é preciso ter o ambiente certo, para que todas as tarefas sejam desempenhadas com eficiência e facilidade.

Com isso, a decoração de casa tem um papel fundamental na hora de criar o home office perfeito. Algumas dicas imperdíveis incluem:

Invista na praticidade

O home office precisa, acima de tudo, ser prático e servir ao seu propósito. Não adianta escolher a mesa mais bonita e moderna se ela é pequena para as suas necessidades. Da mesma forma, ter de deixar os itens essenciais longe de você só atrapalhará seu fluxo.

Portanto, o melhor é buscar a praticidade, acima de tudo. Pense no uso de gaveteiros, armários e/ou estantes, de modo a guardar documentos e itens importantes.

Ao mesmo tempo, considere equilibrar itens que são necessários com os que ajudam a decorar. Assim, você não exagera e nem fica com um ambiente sem personalidade.

Estimule a criatividade

Ainda que não trabalhe em uma área criativa, resolver problemas, muitas vezes, exige uma visão diferenciada. Portanto, ter espaços no home office voltados para a criatividade pode lhe auxiliar.

É o caso de ter um painel de acrílico onde você pode escrever ideias e compromissos. Para os mais modernos, isso pode vir na forma de uma parede estilo lousa. Ter livros por perto e itens que ajudam a inspirar é uma boa pedida.

Crie um espaço de descanso

O home office não precisa e não deve ser um lugar apenas de trabalho. Fazer pausas é importante para a produtividade e, portanto, o ideal é contemplar um espaço de descanso.

Você pode usar um ou vários sofás, uma pequena mesa e outros itens relacionados. Esse é um bom lugar para fazer reuniões urgentes, por exemplo, além de permitir que relaxe um pouco, antes de voltar para o trabalho.


Áreas de lazer

Depois de cuidar dos cômodos “tradicionais”, é hora de estender a decoração de casa para a área de lazer. Tradicionalmente, ela fica na parte de fora da casa, como na varanda e/ou no jardim.

Portanto, é fundamental saber como valorizar o espaço e conseguir os efeitos desejados. Entre os pontos para considerar, estão:

Crie um lounge confortável

Ter um lounge em casa é uma forma de fazer com que seus convidados se sintam à vontade e possam relaxar sem dificuldades. Na área externa, é perfeito ter esse elemento.

Aposte em lugares variados e confortáveis para sentar, como estofados, bancos de madeira e assim por diante.

Não se esqueça de acertar na iluminação. Assim, o ambiente fica divertido e agradável!

Considere ter um espaço gourmet

Para receber todo mundo muito bem, é relevante ter um espaço gourmet. Enquanto o lounge pode ficar na varanda, por exemplo, esse local pode ser perto da piscina. Assim, todos podem aproveitar o melhor da área externa!

Ter uma churrasqueira e/ou um fogão portátil garante que receber os amigos fique mais fácil. Também vale a pena investir em mesas e cadeiras ou em uma longa bancada para acomodar a todos. Assim, mesmo no inverno essa é uma ótima opção.

Use elementos naturais e sustentáveis

Ter uma casa sustentável é cada vez mais importante. Essa preocupação não apenas ajuda o planeta, como ainda traz um toque de integração ao meio ambiente para o seu lar.

Como, normalmente, a área de lazer fica na parte externa, ela é perfeita para utilizar esses itens. Uma pérgola ou um deck com madeira de reflorestamento, por exemplo, dá um toque diferente e único.

Já empregar elementos naturais, como plantas variadas, compõe o espaço e ainda traz vida para a composição.

Ao seguir essas orientações, a decoração de casa resultará no lar que sempre sonhou. Bonita, refinada e funcional, a casa garantirá o máximo de conforto e bem-estar para você e sua família!

Se quiser outras dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!

Posts relacionados