O que você precisa saber sobre a decoração rústica? Descubra!

O que você precisa saber sobre a decoração rústica? Descubra!

Ter uma casa bonita, bem decorada e funcional é algo muito almejado pelos donos, afinal, nada melhor do que viver em um ambiente agradável. A fim de que todos os cômodos sigam a mesma linha e conversem, é importante selecionar um estilo para servir como guia na hora de produzir os espaços.

As opções são diversas e, para acertar, é preciso que a escolha tenha a ver com a personalidade dos moradores e traga os elementos desejados. Entre os vários tipos, há a decoração rústica, que é uma aposta ideal para quem quer um visual aconchegante no lar.

Mas como tirar todos os benefícios dessa alternativa e ter a casa dos sonhos? Descubra quais são os principais pontos do estilo e como implementá-lo no seu imóvel. Confira!

 

Entenda o que é a decoração rústica

O rústico é voltado para os amantes do aconchego e que querem trazer aspectos da natureza para dentro de casa. Ele é baseado no uso de materiais em sua essência natural: o que seria visto como defeito, nesse tipo de decoração, ganha charme. Pequenas imperfeições, como a ação do tempo, transformam-se em detalhes únicos e que dão valor inestimável às peças utilizadas no projeto.

A decoração remete ao campo, ao country e ao interior, mas como um refúgio à agitação das grandes cidades. Por isso, seu intuito é o de acolher por meio dos elementos presentes no ambiente.

Apesar de parecer pesado, é graças às sutilezas que há um equilíbrio e harmonia. É possível produzir ambientes clássicos ou contemporâneos, o que torna o rústico uma alternativa versátil. O estilo também é empregado em todos os cômodos da casa, sem restrições.

Conheça os materiais utilizados

A principal característica da decoração rústica é o uso da madeira. Esse material pode ser dosado em detalhes ou até ser o foco do projeto. Quanto mais natural for o elemento, melhor é o resultado. As peças com veios e ranhuras, são um achado e auxiliam a compor os cômodos com perfeição. A de demolição também é muito usada no estilo e garante personalidade e sustentabilidade.

Não é obrigatório adotar madeira de verdade no projeto, pois existem revestimentos no mercado que podem ser empregados tanto no piso como nas paredes com o mesmo visual. Além de uma durabilidade maior, são de fácil manutenção e contam com uma gama interessante de opções.

Para equilibrar os ambientes, a alternativa pode ser implementada com outras escolhas, como tijolo, vidro, ferro fundido, cimento queimado e pedra. A dica é prezar pelo acabamento natural, como se os materiais usados fossem antigos. A seguir, veja um pouco mais sobre cada opção:

Tijolo

No caso do tijolo, por exemplo, dá para criar uma composição em uma parede inteira, como se ela já fizesse parte do cômodo há anos. O assentamento das peças não precisa ser completamente alinhado, pois a graça é que haja certa irregularidade.

Vidro

O vidro aparece em objetos decorativos, pendentes, lustres, janelas grandes e espelhos. Esse material suaviza outros mais pesados e traz um ar requintado para o cômodo. Também é excelente para criar pontos de luz, já que reflete a iluminação.

Ferro fundido

O ferro fundido, por sua vez, combina perfeitamente com a madeira e é empregado em móveis, puxadores, pendentes e molduras. É possível mesclar dois tipos de materiais em uma só peça, como é o caso das cadeiras de madeira com pé de ferro fundido.

Cimento

O cimento queimado tem aparecido com força em projetos modernos e com toque industrial, mas também é utilizado no estilo rústico justamente pelo seu acabamento. Dá para usá-lo no chão, em bancadas ou até mesmo na parede. Sua manutenção é fácil e o efeito é diferenciado.

Pedra

Já a pedra, aparece como um ponto forte nos projetos de estilo rústico e equilibra a temperatura do cômodo, já que a madeira aquece o ambiente visualmente. É possível utilizar as pedras como revestimento nas paredes, como um tampo ou em objetos de arte.

Outros materiais que fazem parte da decoração são a palha, o junco, o couro e tecidos naturais como o linho. A palha e o junco remetem ao artesanato e podem ser usadas em cestas, cadeiras e móveis diversos. O couro é uma ótima aposta para sofás e poltronas. Já o linho pode aparecer por meio de capa de almofada, cortinas e mantas para estofados.

Acerte na paleta de cores

Com o estilo decidido, é imprescindível criar uma paleta de cores para que todos os elementos presentes no projeto de decoração conversem entre si. Ao optar pelo rústico, o ideal é ter nuances neutras e tons terrosos no ambiente.

Dá para produzir um espaço atraente com cores como o marrom, vermelho, amarelo e cinza. O verde e o azul podem ser usados em tons fechados. O branco aparece para equilibrar e serve como respiro para o cômodo. Em espaços com muita madeira é possível entrar com tons claros, como as versões pastéis, para um resultado bonito e moderno.

Abuse dos elementos principais

Alguns itens são peças chaves da decoração rústica e auxiliam na hora da produção dos ambientes da casa. Esse é o caso da mesa de madeira comprida, que é ideal para acomodar amigos e a família de um jeito acolhedor. Na sala de jantar, a peça se torna o centro das atenções, e optar por um modelo peculiar é algo que faz toda a diferença. O tampo rústico nem precisa de toalha de mesa e deve ser exibido ao natural.

Além dessa peça tão famosa, outros objetos ajudam a compor os diferentes ambientes domésticos. Entre eles, estão:

Lareira

Outro elemento que dá o toque rústico é a lareira, que pode ser decorada com pedras ou tijolos. É uma opção atraente para os locais mais frios, já que além de charmosa, ainda aquece os moradores.

Plantas

Arranjos de flores e vasos de planta também são atraentes no projeto rústico e trazem a natureza para o interior do lar. Ao escolher as espécies, é essencial optar por aquelas que sobrevivam bem dentro de casa.

Vigas

O emprego de vigas expostas de madeira é outra aposta certeira para quem almeja tal estilo. Elas podem ser posicionadas na sala de estar ou nos quartos e ainda ajudam a criar um clima de chalé, o que está dentro do universo rústico.

Recursos de iluminação

As velas produzem uma iluminação romântica e aconchegante e podem ser usadas na decoração rústica. Vale posicioná-las em candelabros e potes de vidro ou utilizar lanternas de enfeite. As velas ainda servem como objeto de composição para a mesa de centro, por exemplo.

A decoração rústica pode compor um ambiente charmoso e aconchegante, perfeito para curtir com a família ou receber os amigos. Ao conhecer melhor essa alternativa, será mais fácil implementá-lo no seu lar e criar o espaço que sempre quis.

Aproveite para ter mais referências de estilos para sua casa e conheça 6 programas e blogs de decoração para acompanhar!

Posts relacionados