Confira 7 dicas para economizar dinheiro agora!

Confira 7 dicas para economizar dinheiro agora!

Você já tentou economizar dinheiro e não conseguiu? Não desanime, pois a tarefa realmente não é fácil, especialmente diante do cenário financeiro atual.

Felizmente, adotando algumas boas práticas, é possível chegar a resultados animadores. Estamos aqui para ajudar você a alcançar seus objetivos.

Neste artigo, você vai encontrar sete dicas eficientes para começar a economizar desde já. Confira e aproveite!

1. Entenda suas finanças

Para que você possa mesmo economizar dinheiro, o primeiro passo é avaliar a situação real de seu orçamento. Apenas depois de entender como está sendo gasto o seu dinheiro, você poderá adotar medidas eficazes para reverter a situação.

Um exercício muito útil para quem quer conhecer sua realidade financeira consiste em anotar, durante um mês, todos os gastos realizados. Para chegar aos resultados desejados, seja o mais minucioso possível nessa fase, não deixando escapar nada.

Desde um cafezinho ou um lanche no intervalo do serviço até as maiores despesas, tudo deve ser registrado. Após o período de coleta, reúna todas as informações levantadas e apure o quanto foi gasto com cada item.

Assim, você terá uma visão panorâmica de suas receitas e despesas e poderá trabalhar a partir desses números.

 

2. Corte gastos supérfluos

O exercício que apresentamos anteriormente costuma causar um efeito imediato nas pessoas que o praticam: a surpresa ao perceber como aquelas despesas consideradas triviais podem corroer o orçamento. 

O próximo passo é cortar os gastos supérfluos. Detecte e elimine aquilo que realmente não tem importância para você e tente encontrar alternativas para os itens que não podem ser evitados.

Levar para o serviço um lanche preparado em casa, por exemplo, pode trazer uma economia significativa, além de ser mais saudável, na maioria das vezes. Para diminuir os gastos com roupas e eletrodomésticos, adquira o hábito de cuidar melhor de suas coisas.

3. Reavalie pacotes de serviços

Reduzir os pacotes de serviços, que impactam o orçamento como despesas fixas, é uma estratégia matadora para economizar dinheiro. Você já parou para pensar se realmente utiliza todos os serviços pelos quais vem pagando ao longo do tempo?

Pense em seu plano de TV a cabo. Você tem tempo para assistir a todos os canais oferecidos pela operadora? Os canais em HD são mesmo necessários? Reduzir o plano de serviço é uma forma imediata de economizar.

Seu plano de internet também pode ser avaliado. Seus hábitos on-line exigem a velocidade de conexão de dados contratada? Ou ainda, diante da necessidade de economizar, será que não vale a pena ao menos reduzir um pouco o pacote?

Lembre-se de que cortar definitivamente o plano de TV a cabo pode não ser uma alternativa tão interessante no caso dos combos, mas é preciso prestar atenção aos termos do contrato para não ser surpreendido com reajustes inesperados.

4. Priorize as compras à vista

Outro sintoma sentido pelas pessoas que colocam no papel seus gastos durante o mês: a percepção de que as compras parceladas reduzem o poder de compra do seu salário. Quando parcelamos, na prática, estamos comprometendo as finanças dos meses seguintes, além de, invariavelmente, pagar mais caro por isso.

A possibilidade do parcelamento passa a falsa impressão de que um produto é mais barato do que realmente é. Sempre que possível, é melhor juntar o dinheiro necessário para comprar à vista. Além de evitar um comprometimento futuro, você tem a oportunidade de negociar um desconto, aumentando ainda mais a economia.

Caso o parcelamento seja mesmo inevitável, tente estabelecer um teto para as compras nessa modalidade. Com isso, você transformará uma despesa variável em fixa e poderá exercer um controle maior sobre o orçamento.

5. Faça listas de compras

O hábito de comprar à vista abre as portas para outra dica que vai ajudar você a economizar dinheiro: a utilização de listas de compras. 

Embora a lista de compras seja tradicionalmente feita pensando nos supermercados, pode ser utilizada nas mais diversas situações. Um de seus principais benefícios é o de evitar as compras por impulso, uma vez que seus itens estão previamente definidos.

A lista é um instrumento útil também para controlar o estoque, por assim dizer, dos produtos em casa. Organizando as compras, é possível evitar os excessos e o desperdício, o que, além de ser ecologicamente correto, contribui para aumentar sua economia.

6. Procure opções alternativas de lazer

Você tem o hábito de ir ao cinema? Já parou para pensar que o valor de uma única sessão pode ser suficiente para pagar um plano da Netflix? 

Programas em casa são muito bem-vindos para quem quer economizar dinheiro. Juntar os amigos para assistir a um filme e fazer a comida em casa, ou melhor ainda, combinar para que cada um traga algo, pode ser até mais divertido que sair para jantar fora.

Use a criatividade a seu favor e crie opções alternativas de lazer. Se há um parque na sua cidade, organize piqueniques com a sua família. O local pode ser propício também para a prática de atividades físicas, o que pode levar você a economizar na mensalidade da academia.

Por outro lado, evite ao máximo ambientes propícios ao consumo, como os shoppings, especialmente se você tem filhos. Lembre-se de que as compras por impulso estão entre as maiores inimigas da organização financeira.

7. Defina objetivos

Você acompanhou até aqui dicas específicas para economizar dinheiro. Agora, pense um pouco: qual a sua motivação para poupar? A vida é movida por sonhos, e sem objetivos definidos as dificuldades serão bem maiores.

A ideia não pode ser economizar meramente para juntar dinheiro. Revisite suas ideias, trace projetos, chame sua família para participar e defina quanto precisa para dar vida a seus planos.

Desde uma casa nova até uma grande viagem, de uma graduação há muito desejada à independência financeira. Defina seus projetos e pense no dinheiro como uma mola propulsora para realizá-los.

Assim, certamente será mais prazeroso se esforçar para economizar ou até mesmo para superar possíveis dificuldades.

Enfim, colocando em prática as dicas apresentadas neste artigo, você será capaz de economizar dinheiro desde já. Portanto, não perca tempo e comece a alcançar seus objetivos.

E então, conseguimos ajudar você? Se você gostou de nosso artigo, não deixe de nos seguir no Facebook, InstagramLinkedIn e Twitter. Conheça o nosso trabalho e confira mais conteúdos como este!

Posts relacionados