Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Casa e Construção

Você conhece a diferença entre lavabo e banheiro? Entenda aqui!

Em uma residência, com o objetivo de oferecer comodidade aos seus moradores e visitantes, ter um número maior de ambientes para proporcionar mais espaço é fundamental, seja para a interação entre os membros da família, seja para maior privacidade. Alguns cômodos podem parecer desnecessários, mas você sabe, por exemplo, qual é a diferença entre lavabo e banheiro?

Contar com o lavabo e com o banheiro gera mais praticidade para os moradores do imóvel, além de oferecer mais opções de uso para os momentos em que a casa estiver cheia — em uma confraternização, por exemplo. Para isso, o ideal é contratar profissionais qualificados para fazer um projeto que atenda às necessidades da família e consiga aproveitar todos os espaços disponíveis.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você entenda qual é a diferença entre eles e quais são as melhores maneiras de decorá-los. Continue a leitura e inspire-se!

Afinal, qual é a diferença entre lavabo e banheiro?

O banheiro é o espaço dedicado à higiene pessoal da família. Nesse sentido, ele conta com pia, vaso sanitário, box, chuveiro etc. Geralmente tem localização mais reservada, como nos quartos ou em corredores próximos a ele.

Já o lavabo é um espaço menor, e fica localizado nas áreas sociais do imóvel — próximo às áreas de visita, como sala de estar ou de jantar. Assim, é o ambiente ideal para que os seus convidados possam fazer a higienização das mãos antes das refeições ou utilizá-lo sempre que preciso.

Como decorar esses espaços de maneira eficiente?

Independentemente de o imóvel desejado ter ou não esses dois ambientes, é preciso apostar em uma decoração que seja chamativa, valorize o espaço e possa trazer conforto tanto para os moradores quanto para as suas visitas. A seguir, selecionamos algumas dicas para você acertar em cheio na ornamentação. Veja!

Aproveite as paredes

Especialmente em lavabos cujos espaços são menores, é preciso aproveitar cada centímetro para oferecer maior funcionalidade ao cômodo. As paredes podem ser usadas como uma alternativa para essa questão ao colocar-se nelas nichos e prateleiras com enfeites ou objetos que sejam úteis — sabonetes líquidos, aromatizantes, entre outros.

Mas seja moderado com o uso desse recurso, uma vez que, de acordo com o tamanho do lavabo ou do banheiro, poderá gerar desconforto para quem o utiliza. Uma outra opção que também contribui para otimizar o espaço é o armário que se localiza embaixo da pia, que poderá acomodar alguns objetos, como papéis, toalhas etc.

Aposte em toalhas

Em relação à decoração do banheiro ou do lavabo, há algo unânime entre as pessoas: são os espaços mais negligenciados quando o assunto é estabelecer prioridades para a compra de objetos que o valorizem. O que muita gente não sabe é que peças úteis para o seu dia a dia também podem compor aquele ambiente, como as toalhas de banho e/ou de rosto.

Nos banheiros, elas ficam expostas durante todo o dia. Por essa razão, dedique um tempo maior para fazer uma escolha adequada, de modo que tenha harmonia com os seus revestimentos e com as demais peças do local.

Nesse contexto, muita gente tem dúvidas é sobre qual a cor mais adequada. Aqui, a regra é justamente entender como é o seu lavabo ou o seu banheiro. Se ele for muito colorido, o ideal é apostar em tons mais neutros. Caso contrário —  revestimentos brancos ou neutros —, toalhas coloridas deixarão o ambiente com uma aparência mais chamativa.

Utilize espelhos no lavabo

Novamente, a questão da boa utilização do espaço chama atenção. Enquanto as paredes e os armários podem servir para dar mais funcionalidade a todos os locais de seu lavabo ou banheiro, o espelho servirá para transmitir a sensação de que se tem um ambiente maior.

Muito mais do que apenas proporcionar essa vantagem, o espelho também será muito útil para os moradores e, em alguns casos, até para as visitas, uma vez que ele permite que se executem atividades simples e cotidianas (barbear, cuidar da higiene, maquiar-se etc.).

Existem em diferentes formatos e, normalmente, esse adereço fica disposto sob a pia ou a bancada. Dependendo do modelo escolhido, o seu ambiente ganhará outro perfil. Também contribui efetivamente para melhorar iluminação, além de destacar a cuba do local.

Use plantas e flores

As plantas e flores tendem a mudar completamente a aparência de um ambiente, independentemente de qual seja ele. No banheiro ou no lavabo não é diferente, mas exige um cuidado especial para a escolha da espécie certa. Normalmente, aquelas que se adaptam melhor a esse cômodo da casa são as que curtem espaços úmidos, como o bálsamo e a aspidistra. Tem também aquelas mais populares e que facilmente são encontradas em floriculturas, como a violeta.

Não precisa de exagero: basta ter harmonia com o restante da decoração. Optar por um vaso contendo apenas uma flor já contribuirá para dar outro aspecto ao local, sendo um acessório muito valorizado de ornamentação do banheiro e do lavabo.

Conte com um acabamento diferenciado

Por fim, no momento em que estiver executando a obra de seu imóvel, preocupe-se com o acabamento do banheiro para que a decoração possa servir como um incremento para tornar o ambiente aconchegante. Há pastilhas, porcelanatosrevestimentos ou azulejos que, combinados de maneira criativa por um design de ambientes ou arquiteto, farão toda a diferença no cômodo!

Nesse momento deve-se usar a criatividade. O interessante é que combine com o restante da casa para que se crie uma harmonia e uma identidade. Sendo assim, caso você tenha apostado em um conceito mais vintage no restante do imóvel, por que não utilizar azulejos antigos com peças avulsas?

Neste artigo, você pôde entender a diferença entre lavabo e banheiro, além de ficar por dentro de algumas dicas essenciais para que a sua decoração possa oferecer uma boa experiência aos visitantes e moradores. O ideal é contar com esses dois cômodos a fim de proporcionar conforto e privacidade a todos que frequentam a sua casa.

Tem alguma sugestão de decoração que ficou de fora deste post? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências! Vale também contar um pouco mais sobre que produtos e técnicas criativas você utiliza em seu imóvel!

Cláudia Dunkel

Arquiteta formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós graduada em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção (INBEC) e pós graduanda em Gestão de Projetos (FGV). Atua, há 5 anos, na gestão dos projetos de arquitetura e na execução das etapas da obra para a implantação dos empreendimentos. É responsável pela otimização, controle e execução da qualidade em geral do portfólio de projetos da empresa apoiando e monitorando os resultados.

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás