Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Categorias: Casa e Construção

8 erros na construção que você deve evitar!

Administrar projetos que envolvam muitas etapas, funcionários e gestão de uma grande variedade de insumos é um desafio, sobretudo quando eles estão inseridos no contexto de um mercado tão complexo quanto o setor imobiliário. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 8 erros na construção que você deve evitar!

Além de dominar o conceito de gerenciamento de obras, é importante que você e a equipe responsável ajam com o máximo de atenção, de forma que o cronograma possa ser cumprido sem comprometer a qualidade da obra ou aumentar os riscos no local. Continue lendo, descubra como fazer isso e entenda quais erros devem ser evitados.

1. Não elaborar o orçamento prévio

A não realização de um orçamento prévio é, definitivamente, um dos erros na construção que você deve evitar. Afinal, é muito importante alinhar todos os detalhes antes de iniciar a obra e compreender quais são as despesas ordinárias que você terá e em que etapas precisará investir mais. Inclusive, é preciso deixar um espaço para custos extras.

Isso é imprescindível, até mesmo para que você não tenha que fazer modificações ao longo do processo por conta de falta de dinheiro, não é verdade? A melhor escolha para evitar esse panorama desagradável é apostar no velho e bom planejamento, colocando tudo no papel e alinhando necessidades, possibilidades e expectativas.

2. Utilizar material de baixa qualidade

Ainda na questão do orçamento, a tentação de usar materiais de baixa qualidade, e consequentemente mais baratos, ainda é relativamente comum no setor imobiliário. Porém, profissionais e pessoas mais experientes no segmento sabem que isso é um tremendo erro, que não deixa de cobrar o seu preço em médio e longo prazos.

Artigos de segunda linha causarão, sem sombra de dúvidas, grandes prejuízos no futuro, podendo até mesmo comprometer a segurança da propriedade. Para que isso não aconteça, é essencial fazer cotações em diferentes locais, tentando descontos com o mesmo fornecedor e aproveitando as promoções que surgirem.

3. Não usar mão de obra qualificada

Da mesma maneira que o material precisa ser de boa qualidade para que a construção tenha o resultado que você espera, também é muito importante utilizar mão de obra qualificada. Essa é uma daquelas decisões cruciais, que podem custar um pouco mais, mas que garantem o sucesso de uma edificação.

É preciso ter uma equipe de alto padrão, com profissionais com boa expertise em seus ofícios e que, além de tudo, estejam empenhados em suas atividades. Lembre-se de que o canteiro é um local repleto de trabalhadores diferentes, e é crucial que todos estejam focados nos objetivos estabelecidos em cada etapa.

4. Renunciar ao equipamento de segurança

Os equipamentos de proteção individual não são apenas itens muito importantes em uma obra, visto que também são imprescindíveis e obrigatórios de acordo com a legislação brasileira. Não contar com eles pode ocasionar não apenas acidentes potencialmente graves, mas também uma multa que você não desejará pagar.

Portanto, não corra o risco de fazer o serviço com amadores e de arcar com um preço extremamente alto depois. Ter o seu projeto planejado e executado por profissionais do ramo, como dissemos acima, é a melhor escolha, pois essa é uma forma de ter mais garantia e até de evitar futuros processos trabalhistas.

5. Deixar de fazer uma pesquisa de preço

A boa e velha pesquisa de preço é muito importante não apenas quando falamos da qualidade dos materiais, pois ela abrange praticamente tudo o que envolve uma construção no setor imobiliário. Antes de começar essa empreitada, você deve saber quais são os pormenores que a envolvem, até para evitar problemas mais à frente.

Saiba que existem diversos custos indiretos que podem ficar camuflados em um primeiro momento, como taxas administrativas, impostos e assim por diante. Eles precisam estar no seu plano orçamentário inicial e, como se não bastasse, devem ser atualizados constantemente, pois podem aumentar com o passar dos meses.

6. Abdicar do gerenciamento de tempo

O gerenciamento de tempo também é muito importante em um desafio tão intenso e duradouro como uma obra. Por isso, não dá para ter muita pressa nesse processo, pois qualquer falha ou descuido pode resultar em prejuízos e até mesmo fazer com que você não alcance os resultados que esperava.

Tenha em mente que a qualidade da obra deve vir antes da duração dela. Afinal, não vale a pena receber um imóvel rápido e cheio de problemas. Sempre escute o que os profissionais têm a dizer e acompanhe as fases atentamente, analisando o cronograma e respeitando os prazos estipulados para cada atividade.

7. Desrespeitar o que está no projeto

Desrespeitar o que está no projeto é outro dos grandes erros na construção que você deve evitar. Isso é essencial, tendo em vista que essa esquematização não é apenas um esboço visual. Ela vai muito além da parte estética: ali estão incluídos itens de segurança, funcionalidade, estabilidade e assim por diante.

O projeto deve ser a base e o guia da obra, pensado para se adequar não apenas aos seus gostos pessoais e ao cotidiano de sua família, mas também ao terreno, às características da cidade, às normatizações do condomínio (se esse for o caso) e à própria legislação vigente.

8. Abrir mão da ajuda do arquiteto

Por fim, outro erro na construção que você deve evitar é abrir mão de um profissional indispensável para o sucesso desse desafio: o arquiteto. Esse é o especialista qualificado para projetar e indicado para coordenar a equipe que atuará na construção, produzindo os melhores resultados dentro das possibilidades.

Com esse tipo de auxílio, é possível ter a certeza de que o imóvel ficará da maneira que você e sua família desejam, atendendo à lei e às suas necessidades de conforto, economia e praticidade. Além disso, o arquiteto ajuda a evitar custos desnecessários, pode calcular a quantidade de materiais, coordenar a equipe e acabar com o desperdício.

Gostou de conhecer os erros na construção que você deve evitar? Saiba que existem empreendimentos de alto padrão que têm parcerias com arquitetos renomados do mercado, garantindo que o imóvel fique ainda melhor do que você poderia imaginar!

Gostou de conhecer os erros na construção que você deve evitar? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás