Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Arquitetura e Design

7  galerias de arte no Brasil que vão inspirar a sua decoração

É muito comum ouvirmos falar que somos um país com pouca memória, que não valoriza a sua história e, tampouco, dá importância para a cultura. Entretanto, existem locais que mostram que o panorama não é bem assim e, pensando nisso, separamos algumas das melhores galerias de arte no Brasil, que vão inspirar a sua decoração.

Temos espaços incríveis e que, infelizmente, ainda são desconhecidos por boa parta da população. Caso você esteja construindo uma casa nova, redecorando seu lar ou mesmo apenas em busca de um lugar bacana para ir com os filhos, não deixe de visitá-los. Confira abaixo que lugares são esses!

1. Pinacoteca do Estado de São Paulo

Não poderíamos fazer uma lista sobre as melhores galerias de arte no Brasil sem citar a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Ela já está no coração dos paulistas, e é incluída na grande maioria dos roteiros de turismo e visitação que são feitos para quem quer conhecer as belezas da capital de SP.

Trata-se de um dos mais importantes museus do Brasil, fundado em 1905 e situado em uma região central, no Jardim da Luz. Na década de 90, o local passou por uma grande reforma, ganhando os contornos atuais e entrando de vez no circuito internacional de exposições, como uma das mais dinâmicas e influentes instituições culturais do país.

Entre os seus maiores destaques, podemos citar a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros inspirados por nossa iconografia, bem como a Coleção Nemirovsky e suas obras-primas do modernismo, além de eventos pontuais que podem ocorrer de acordo com a agenda e os projetos dos seus renomados curadores.

2. Museu de Porcelana de Petrópolis

O Museu de Porcelana de Petrópolis é um local com um acervo tão inusitado quanto interessante. Como o próprio nome já diz, o conceito do espaço é agregar diversos animais feitos em porcelana europeia e pintados à mão. São mais de 1300 exemplares, distribuídos no charmoso ambiente, que fica localizado na região serrana do RJ.

Essa é a primeira instituição do gênero no país e na América Latina, com itens oriundos de fábricas italianas, dinamarquesas e alemãs, por exemplo. O estilo artístico das peças tem uma intensa influência de “Art. Nouveau”, um movimento originado na Bélgica do século XIX, com toques do barroco e do rococó francês.

3. Museu Oscar Niemeyer (MON)

Também é praticamente impossível falar de melhores galerias de arte no Brasil que vão inspirar a sua decoração sem citar o Museu Oscar Niemeyer, que leva o nome do principal e mais reconhecido arquiteto brasileiro. No entanto, o acervo do local é bem abrangente e pode oferecer diversas referências.

São obras artísticas nacionais e internacionais, com cerca de 7 mil peças de design. De forma recorrente, o espaço abriga mostras itinerantes em suas salas expositivas, com um público fiel que já superou a casa dos trezentos mil visitantes. O MON também possui artigos de nomes como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e muito mais.

4. Instituto Inhotim

Se você nunca ouviu falar sobre o Instituto Inhotim em Minas Gerais, chegou a hora de mudar esse cenário. O local merece a sua visita e, além de lindo, conta com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Sua área total de mais de 700 hectares faz desse simplesmente o maior museu de todo o planeta.

Situado na pequena cidade de Brumadinho, no meio de um lindo pedaço de Mata Atlântica, o lugar conta com uma vasta coleção de arte modernista, que inclui trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti. Outro destaque é o frondoso Jardim Botânico, com diversas espécies de plantas raras, tanto exóticas quanto nativas.

5. Casa Triângulo

Mais do que um local para você aumentar os seus níveis de cultura ou relaxar da loucura da rotina, a Casa Triângulo é uma galeria de arte contemporânea que fica na cidade de São Paulo e vem mudando paradigmas nacionais desse segmento. O perfil do espaço é o de revelar artistas nacionais e ajudá-los na consolidação de suas carreiras.

Situado no Jardim América, a construção é tão contemporânea quanto simples, com o aspecto de uma caixa branca com uma fachada translúcida. As exposições são um ponto alto e a agenda do lugar é bastante cheia, contando ainda com feiras, experiências e publicações que fazem a cabeça do público mais descolado da cidade.

6. Arte 57

O Arte 57 foi fundado por Renato Magalhães Gouvêa Junior, um profissional que atua no mercado de arte desde 1977. Sua vasta experiência em comercializar obras por meio de leilões, exposições, restauração e catalogação de coleções fez com que ele pudesse tocar essa, que é uma das melhores galerias de arte no Brasil.

Você pode ter a sua decoração inspirada pelos inúmeros artistas de altíssima qualidade que têm as suas obras exibidas no lugar, como Hélio Oiticica e Tarsila do Amaral. Também há espaço para a fotografia, com nomes como Masimo Vitali, Rodrigo Frota, Miguel Costa Jr., Betina Samaia e muito mais.

7. Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Por fim, para terminar essa lista com as melhores galerias de arte no Brasil que vão inspirar a sua decoração, não podemos deixar de citar o belíssimo Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Projetado por Oscar Niemeyer, o imóvel icônico já é uma das grandes atrações turísticas da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

Em formato de um disco voador, cravado em uma bela enseada, o lugar recebe exposições itinerantes e conta com um interessante acervo próprio. Outro destaque é a gastronomia, visto que o seu subsolo conta com um charmoso bistrô, com um cardápio variado e uma incrível vista para a formosa Baia de Guanabara.

Essas galerias de arte no Brasil podem inspirar a sua decoração e são uma excelente referência para o seu estilo, mas é preciso usar o seu tempo e utilizar a criatividade para um projeto que fique realmente de acordo com o seu perfil!

Gostou de saber quais são as principais galerias de arte do Brasil? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos possam conhecê-las também!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás