geobiologia-voce-sabe-como-manter-um-lar-saudavel-aprenda-aqui

Geobiologia: você sabe como manter um lar saudável? Aprenda aqui!

Promoção de saúde e bem-estar: eis duas das grandes preocupações que temos na vida, já que ser saudável também é sinônimo de felicidade e paz.

E nosso lar é capaz de nos ajudar a ter tudo isso, você sabia? Neste post, aprenderemos sobre a geobiologia, uma ciência capaz de transformar os ambientes para que eles nos proporcionem bem-estar.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre essa fantástica forma de construir ou reorganizar ambientes e melhorar a sua vida e a da família? Continue a leitura!

O que é geobiologia?

Nosso lar é o lugar onde passamos momentos preciosos de nossas vidas. É nele que descansamos depois de um dia de trabalho, nos divertimos junto das pessoas amadas, criamos a nossa família e onde recebemos as pessoas queridas para celebrações especiais.

Exatamente por isso nos preocupamos em escolhê-lo com todo o cuidado, para ter um ambiente seguro e confortável. É por essa razão, também, que buscamos os melhores profissionais para erguer a construção da nossa casa e nos dedicamos com tanto afinco para decorar cada canto e transformar em realidade aquele desejo do lar dos sonhos.

Só que, para que a casa esteja sempre em harmonia, é preciso também contar com estudos que ajudem a garantir um equilíbrio energético. A geobiologia — também conhecida como Ciência do Habitat — é uma ciência já bastante popular na Europa, Ásia, Oceania e América do Norte, composta pela pesquisa sobre as relações entre o meio ambiente e como elas podem afetar os seres humanos.

A geobiologia propõe que o lugar onde habitamos influencia diretamente na nossa saúde física, emocional e mental e que é possível — e desejável —que as energias de cada ambiente estejam equilibradas para que todos os habitantes possam se sentir bem em casa.

A ideia não é nova. Há milênios que a humanidade estuda como o ambiente onde vivemos influencia a nossa vida e, logicamente, o que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida dentro de casa. Quem se interessa por decoração provavelmente já ouviu falar do Feng Shui, de origem chinesa, com bases semelhantes à da geobiologia.

A grande diferença está que essa nova ciência leva em consideração a tecnologia atual, incluindo a energia eletromagnética produzida pelos eletrônicos e os possíveis danos causados aos seres humanos. Ou seja, ela atualiza as pesquisas e os conhecimentos milenares, trazendo-as para nosso contexto.

Qual a sua importância?

Ninguém quer se sentir mal em casa. Aliás, esse costuma ser um dos maiores motivos pelos quais as pessoas se mudam: por não se sentirem bem onde estão.

O que muitos não percebem é que para ser feliz em casa é preciso fazer mais do que ter um ambiente bonito. É preciso prestar atenção ao lugar onde ela é construída e como a organizamos e usamos. É refletindo sobre isso que há pessoas que adotam a sustentabilidade e buscam alternativas como a horta orgânica em casa para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, é bom apostar em um projeto que aproveite da melhor forma o espaço disponível, já que diversos fatores ambientais podem nos influenciar. Há estudos que abordam, por exemplo, a radiação emitida pelas torres de celulares e seus possíveis efeitos. Só que também existem outros fatores que a geobiologia leva em consideração, como as radiações emitidas pelo próprio solo e veios d’água subterrâneos (que também podem carregar minerais que afetam a nossa saúde).

Como aplicar a geobiologia na construção ou reorganização da casa?

O primeiro passo para um projeto de geobiologia é escolher um bom profissional, credenciado e com experiência. Ele fará um diagnóstico completo do que há sob a terra e no entorno, apontando quais os defeitos e qualidades do local. O ideal é que ele esteja presente na hora da escolha do lote, mas o estudo também pode ser feito com a construção já pronta.

O segundo passo é aplicar bases da construção sustentável, evitando ao máximo o uso de materiais nocivos nos acabamentos (tintas com metais pesados, colas tóxicas). Quanto mais orgânico e natural, maiores os benefícios para os futuros moradores. Os painéis solares, por exemplo, são um jeito fantástico de apostar na melhoria da energia, assim como centrais para tratamento de água e esgoto ecológicas.

A disposição do mobiliário também é uma peça importante para a geobiologia e pode ser a solução para o melhor aproveitamento energético do ambiente. Se o terreno em questão possui uma falha geológica, é possível a criação de uma planta em que a mesa de trabalho, as camas, o sofá e a cozinha (áreas de maior permanência) fiquem posicionados da forma mais neutra possível.

Como você pode começar a reorganizar o seu lar?

Você também é uma peça-chave para a boa aplicação da geobiologia no lar! Existem pequenos e importantes cuidados que você pode adotar para garantir um lar bonito e saudável.

A primeira dica está na luz. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, são consideradas por muitos como fatores na geração da sensação de cansaço, além de provocarem distúrbios no sono de muitas pessoas. O melhor é optar pelas de LED, mais econômicas e duráveis. Cuidado também nas cores, já que as mornas dão maior sensação de aconchego dos que as de cor branca.

Outra dica diz respeito aos eletrônicos. Por mais tentador que pareça ter uma TV no quarto e deixar o celular na mesa de cabeceira, esses são hábitos que podem ser ruins. A televisão ligada na hora de dormir interfere na qualidade do sono. O celular do seu lado na cama, além de causar essa alteração, leva à maior exposição à radiação emitida pelo aparelho.

Nossa última dica é sobre os hábitos cotidianos. Casa limpa, arejada e organizada ajuda na saúde dos moradores. Pela manhã, abra um pouco as janelas do quarto para arejar o ambiente, promovendo uma benéfica troca de ares e deixando o sol entrar. Na hora da limpeza, opte por produtos naturais, com o mínimo de químicos. Lembre-se de que muitas vezes andamos descalços em casa, comemos o que está em cima da bancada da cozinha e pode haver pequenas transferências de elementos nocivos para o nosso corpo.

Esperamos que nossas informações sobre a geobiologia possam ajudar você a construir, organizar e manter um lar cada vez mais saudável e confortável para você e a família curtirem com muita felicidade. Para ter acesso a outros materiais e informações para viver bem e feliz, não deixe de assinar nossa newsletter!

Posts relacionados