Condomínio Horizontais

Como escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju? Confira

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 03/11/2021
Como escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju? Confira
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Investir no setor imobiliário é sempre uma excelente ideia, sobretudo se levarmos em conta a segurança e o potencial de valorização do segmento. No entanto, é recomendável pesquisar bastante e aumentar os seus conhecimentos sobre o tema. Por isso, preparamos esse post mostrando como escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju.

Comprar um terreno em condomínio e construir é uma das grandes tendências do momento, mas existem alguns pontos que devem ser avaliados, de forma que o seu investimento seja certeiro e possa proporcionar benefícios em curto, médio e longo prazos. Continue lendo e descubra como fazer isso.

Tenha ideia do que vai construir

O primeiro passo para escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju é ter, pelo menos, uma ideia daquilo que você deseja construir. Afinal, de acordo com as suas expectativas, bem com as necessidades dos seus familiares, você poderá direcionar a sua compra e fazer uma escolha praticamente perfeita.

Ter essa projeção é relevante até mesmo por questões estruturais, pois cada terreno tem as suas próprias particularidades e, dependendo do estilo de construção que você deseja iniciar, algumas adaptações poderão ser necessárias, o que poderia encarecer bastante o projeto. Somente depois de fazer essa avaliação é que você deve começar a busca.

Confira as restrições para os projetos

Outro passo importante na hora de escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju é conferir as restrições para os projetos. Isso é crucial, uma vez que determinados empreendimentos residenciais e condomínios horizontais podem exigir uma certa padronização em suas propriedades, sob os mais diversos prismas.

Compartilhar áreas comuns e viver em uma moradia horizontal pode significar que você deverá abrir mão de algumas coisas em prol do coletivo. No entanto, você deve entender se está disposto a isso, avaliando se está de acordo com as regras sobre o estilo de construção e as regras a serem seguidas pelos futuros condôminos, que constarão no regimento interno.

Verifique o zoneamento da região

Não é só o ambiente interno que deve indicar a forma pela qual você deve escolher os melhores lotes horizontais de Aracaju. Você já deve ter notado que, em determinadas cidades, como a própria capital cearense, terá predominância de prédios altos em algumas regiões, enquanto outras áreas terão mais casas e edificações horizontais.

Isso ajudará a minimizar o risco de que uma construção vizinha fuja ao estilo que lhe agrada ou até mesmo acabe com a vista que você gostou. Sendo assim, procure conhecer a Lei de Zoneamento e Uso do Solo local. Não se esqueça também de que, por vezes, um único bairro pode ter mais de um tipo de zoneamento.

Avalie o potencial de valorização

Outra dica muito importante na hora de adquirir qualquer tipo de propriedade é avaliar o seu potencial de valorização com o passar do tempo. Os lotes são excelentes nesse quesito, pois costumam custar pouco na hora da compra, mas podem ter preços incrivelmente superiores em uma futura negociação, mesmo que essa não seja a sua ideia no momento.

Para avaliar esse aspecto, você pode dar uma olhada em blogs especializados ou conversar com quem mora na região há mais tempo. Analise se o lugar vem recebendo investimentos do setor privado, como novos empreendimentos e centros comerciais, bem como do setor público, tais como pontos de ônibus e pavimentação.

Observe a topografia do terreno

A topografia do terreno também é um fator muito importante na hora de escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju. Em relação ao desnível, o lugar pode ser plano, em aclive ou declive, descendo em direção ao fundo. Dependendo do caso, isso pode influenciar e aumentar nos custos de construção, por demandar cortes de terra ou aterro.

Além disso, você deve observar se o projeto arquitetônico do imóvel que deseja construir é compatível com o local, sobretudo se estiver pensando em uma casa duplex. Unidades planas tendem a ser mais baratas, mas poderão ter limitações em relação à metragem por conta das regras municipais para áreas construídas.

Veja a posição em relação ao sol

Você já deve ter ouvido que a posição do sol é muito importante para a qualidade de vida dos moradores de um imóvel, e isso realmente é um fato. Em um país tropical como o Brasil, alguns locais podem ser extremamente quentes, especialmente quando a propriedade recebe uma elevada incidência de raios solares durante o período da tarde.

Via de regra, o mais indicado é apostar em terrenos que permitam a construção de uma propriedade cuja frente seja voltada para o sol nascente (da manhã). No caso de Aracaju, que fica na região Nordeste do Brasil, o calor é intenso e o excesso de raios solares no período vespertino, definitivamente, poderá gerar mais desconforto.

Fique atento quanto à documentação

Por fim, outro ponto que merece o máximo da sua atenção na hora de escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju é a documentação. Antes mesmo de abrir a negociação, você deve checar se o espaço está registrado de acordo com as regras da prefeitura local, com as devidas certidões negativas de ônus, autorização para a obra, ou se há alguma irregularidade.

Adquirir unidades em áreas de proteção ambiental ou com nascentes, por exemplo, pode gerar uma tremenda dor de cabeça no futuro. O mesmo vale para possíveis situações impeditivas a uma eventual venda. Por isso, com a ajuda de uma empresa sólida e de ampla experiência no mercado, é possível minimizar consideravelmente o risco na negociação.

Como você pôde ver, escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju depende de uma série de atitudes. Com elas, você ajuda a garantir uma escolha certeira e tem mais segurança de que o seu investimento trará retornos incríveis, tanto por conta de você poder morar em um local excelente com sua família quanto pelo aumento de patrimônio que vocês experimentarão.

Gostou de aprender como escolher os melhores lotes horizontais em Aracaju? Quer contar com a ajuda de uma empresa especializada e com ampla credibilidade no mercado imobiliário da cidade? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!