Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS

O que é preciso avaliar para morar bem em Aracaju? Saiba tudo aqui!

Morar bem demanda conforto, segurança e muitos outros fatores que possam assegurar uma melhor qualidade de vida. Ter a comodidade de morar perto do trabalho, em local privilegiado com opções de comércio, escola para os filhos, lazer e contato com natureza são facilidades que proporcionam maior bem-estar e uma vida muito mais saudável.

Nessa perspectiva, a proposta deste material é apresentar as principais informações necessárias — e que devem ser avaliadas — para morar bem em Aracaju, a belíssima capital sergipana. Confira, então, quais os três melhores locais de Aracaju que devem ser considerados por quem está em busca de mais tranquilidade, conforto e facilidade de acesso. Boa leitura!

Entenda o que é morar bem

Ainda que esse seja o objetivo de todos, nem sempre paramos para pensar o que realmente significa morar bem, não é mesmo? Bom, para entender esse conceito é preciso considerar que ele está definitivamente interligado à filosofia de bem viver. Esse termo pode ter diferentes significados e que podem variar de pessoa para pessoa. Contudo, há muitos aspectos em comuns quando se associa esse objetivo à melhoria da qualidade de vida.

Mediante isso, morar bem pode representar benefícios como residir perto do trabalho, da faculdade e ter opções de comércio e serviços nas proximidades. Se considerarmos os problemas de trânsito que tornam a mobilidade um caos nos grandes centros urbanos, trabalhar ou estudar perto de casa é, de fato, um grande privilégio.

Há ainda, outras questões que não podem ser desconsideradas quando o objetivo é morar bem: o acúmulo de atividades e tarefas no dia a dia também estimula a busca de uma casa ou apartamento nas proximidades do trabalho e de outros pontos de interesse. Atualmente, investir em regiões que tenham faculdade ou escola para as crianças, academia e ainda poder desfrutar de supermercado, bancos e de diferentes serviços pertinho de casa são diferenciais que dão significância positiva ao conceito de morar bem.

Para algumas famílias, morar bem pode depender de um imóvel espaçoso, com muitos quartos, com jardim, piscina, salão de jogos, academia em casa ou de um simples e prático apartamento. O que importa, afinal, é se estabelecer em um espaço que seja suficiente para atender as expectativas e demandas da rotina de todos os moradores.

Por outro lado, é preciso entender que a definição de morar bem adquire outras simbologias também. Isso por que você não ocupará um espaço simplesmente, mas trará a sua história para aquele imóvel, e ali construirá parte de sua vida. Nesse sentido, é fundamental escolher bem o lar e analisar sempre sua localização, benefícios e outros atributos necessários para sentir-se bem nele, ambientado, tranquilo e, acima de tudo, em paz.

Veja como morar bem influencia a qualidade de vida

Chega um momento da vida em que todos querem curtir a família, ou viver junto com a pessoa amada em um lar aprazível, tranquilo e que tenha o que valorizamos como ideal ao bem-estar. Por isso, o investimento feito em moradia representa a chance de alcançar objetivos e sonhos — resultados de muito trabalho e esforço — ao longo da vida.

Nessa perspectiva, morar bem passa por valores intrinsecamente relacionados ao nível de qualidade de vida que se pretende atingir. Para tanto, é necessário analisar as características de determinadas regiões, considerar o cenário político e econômico do país, aspectos essenciais à decisão desse tipo de investimento.

Entretanto, há muitos detalhes que vão bem além da questão financeira, já que os fatores que influenciam a qualidade de vida não dependem apenas de certas prioridades ou de valores individuais. Há questões que precisam ser consideradas no contexto social e analisadas de acordo com a infraestrutura do local onde você vai fixar moradia.

Além do aspecto pessoal, há outros que influenciam positivamente, ou não, o bem-estar do indivíduo em sociedade. Considerando o aumento da expectativa de vida do brasileiro, torna-se de fundamental importância se preocupar com a escolha do local em que você passará grande parte da sua vida.

Mas o que significa realmente ter qualidade de vida? Essencialmente, esse conceito simboliza satisfação em viver. Isso pode ser facilmente mensurado pelo nível de disposição e alegria que você sente todos os dias ao despertar. Quem mora em regiões arborizadas e bem estruturadas, geralmente, acorda bem mais disposto, tanto pela beleza ou diante da possibilidade de ouvir o canto dos pássaros ou de ter um local tranquilo para uma caminhada pela manhã.

De igual modo, quem reside mais perto do trabalho e pode ir a pé, ou de bike e não tem necessidade de enfrentar trânsito, vive mais feliz porque tem mais tempo livre para a família, novos projetos e para outras atividades de interesse. Logo, morar bem influencia diretamente a qualidade de vida, pois a infraestrutura do local e as características do imóvel são determinantes para uma vida plena, saudável e feliz.

Portanto, não há dúvida de que a escolha de um bom local para morar é sinônimo de qualidade de vida. Ainda que você esteja na fase da chegada dos filhos ou vendo aproximar o momento da aposentadoria reflita a esse respeito, nem que isso possa implicar em um novo investimento financeiro e numa provável mudança de endereço.

Conheça os melhores bairros para morar em Aracaju

Fundada no final do século XIX, Aracaju, a charmosa capital sergipana, já nasceu bem estruturada, pois foi uma das primeiras cidades planejadas do nosso país. Se você sobrevoar Aracaju ainda verá os resquícios de seu antigo formato de um tabuleiro de xadrez.

Nos últimos anos, Aracaju está cotada entre as cidades com maior infraestrutura e melhor qualidade de vida entre as capitais do Nordeste. Se você está em busca de um local para morar bem nessa localidade veja quais são os melhores bairros em Aracaju!

Aruana

Aruana é um dos bairros nobres de Aracaju. Essa cidade, que se desenvolve mais e melhor a cada dia, detêm valores e peculiaridades que tornam o mercado imobiliário crescente. Aruana se destaca pela localização, infraestrutura, segurança e boas opções de lazer, comércio, rede bancária e serviços diversos.

É um bairro caracterizado pela presença de casas contemporâneas de alta qualidade. Logo, se você está interessado em adquirir uma residência em áreas de condomínios horizontais modernos e com uma infraestrutura singular, o bairro de Aruana é o lugar certo para o seu investimento.

Apenas a título de informação — e de sugestão de local para morar bem —, o termo “Aruana” se origina de um dialeto africano que significa“paraíso”. Por esse exemplo você já pode imaginar as razões pelas quais esse bairro recebeu um nome derivado de uma palavra com tamanha significância, certo?

Cercada pelas belezas naturais de suas praias, o bairro Aruana foi projetado para atender as expectativas de quem pretende morar bem, mas sem abrir mão do luxo e dos benefícios de uma vida urbana à beira-mar. A região é conhecida pelos belíssimos condomínios horizontais de alto padrão.

Mesmo sendo uma área residencial nova, já existem várias opções de comércio por perto ou de muitas comodidades típicas da vida urbana. Para quem tem filhos pequenos há boas opções de colégios no bairro. Para quem gosta de opções noturnas, existem bons restaurantes e bares espalhados pela região. Esses caracteres tornam Aruana um dos melhores bairros para morar bem em Aracaju.

Jardins

Assim como o bairro Aruana, Jardins também está incluído entre os bairros novos onde é possível morar bem em Aracaju. Ele foi planejado por uma construtora no final da década de 90, logo após a construção do magnífico Shopping Jardins.

Por ter sido idealizado para atender uma área nobre, Jardins também é composto por condomínios de luxo, com arquitetura moderna e de alto padrão. Além de casas belíssimas, estilosas e confortáveis, o bairro oferece uma ótima infraestrutura para quem deseja proporcionar tranquilidade, segurança e conforto à família.

Com uma ampla área verde e ruas bem limpas e largas, Jardins oferece diversas alternativas de lazer, entretenimento, comércio e serviços, boas escolas e outros estabelecimentos focados na demanda dos moradores daquela região.

Com uma infraestrutura diferenciada e completa, muita comodidade e tudo próximo, a valorização de imóveis neste bairro está bem elevada nos últimos anos.

Além de todos os benefícios da região, o Shopping Jardins é o ponto central do bairro, cuja movimentação e desenvolvimento está associada a ele. A maioria dos condomínios, opções de comércio e rede bancária, inclusive as principais ruas, foram construídas depois da inauguração do shopping.

Ter o privilégio de morar perto de um shopping tão estiloso e completo como o Shopping Jardins significa a chance de ter tudo o que sua família precisa em um único lugar. Há diversas opções de serviços, lazer, entretenimento, cinemas, livrarias, restaurantes e lojas de variados segmentos e que atendem aos mais diversos perfis.

Outro aspecto positivo do bairro Jardins é a proximidade com outras áreas nobres como o bairro Atalaia e o 13 de Julho. A proximidade com o aeroporto de Aracaju também é um diferencial importante. Além de todas as opções de lazer já mencionadas vale destacar, ainda, que no bairro está localizado o planetário de Aracaju. Esse local é uma excelente alternativa para crianças e adultos descobrirem um pouco mais sobre a beleza do universo.

13 de Julho

Se você e sua família têm preferência pela aquisição de um apartamento em Aracaju, o bairro 13 de Julho — e todo luxo e praticidade — que ele representa deve estar em sua lista. Nessa região estão distribuídas as moradias mais requintadas e, obviamente, as mais valorizadas da capital. São construções verticais modernas, imponentes e de altíssimo padrão.

Além das inúmeras opções de serviço e comércio, um dos destaques do bairro 13 de Julho é a ampla área verde destinada a diferentes modalidades esportivas, como caminhada e corrida. Se você valoriza a possibilidade de acordar, abrir a janela e poder contemplar uma paisagem urbana, de frente para o mar, mas com muitas árvores nativas dispostas por um imenso calçadão que corta o bairro, o 13 de Julho é uma das melhores alternativas de Aracaju.

Todas essas peculiaridades tornam o 13 de Julho um dos bairros mais luxuosos da belíssima capital sergipana. Construído em uma área privilegiada, ele está localizado ao longo da Avenida Beira Mar e bem pertinho do centro. Por ser um bairro bem luxuoso, sua infraestrutura é completa. Vale ressaltar que ali está o maior e mais antigo shopping da capital, o RioMar Aracaju.

Entre os destaques das opções de lazer, práticas desportivas e atividades ao ar livre, o Parque Augusto Franco (também chamado de Parque da Sementeira) é excelente para praticar caminhadas, corridas e levar a família para curtir a Natureza.

Muito bem estruturada, a orla do 13 de Julho também disponibiliza pistas de cooper, quadras para a prática de diferentes modalidades esportivas, parquinhos para crianças, quiosques e até um mirante para contemplar as belezas da cidade.

Nas proximidades, também se encontram o Iate Clube, o estádio Arena Batistão, para os fanáticos por futebol, e o Museu da Gente Sergipana e o Centro Histórico para agradar aqueles mais focados em opções culturais.

Assim como qualquer área nobre e valorizada, no 13 de Julho existem muitas escolas de alto padrão e prontas para atender as seletas famílias que residem naquela região. Se você está planejando investir em um novo lar, este bairro está cotado entre as melhores opções para morar bem na capital de Sergipe.

O que deve ser analisado no momento de buscar por uma casa?

Como vimos nos tópicos anteriores, algumas características como localização, segurança, boa infraestrutura e facilidade de acesso são essenciais à garantia da qualidade de vida. No entanto, há mais algumas comodidades que também precisam ser consideradas na hora de buscar uma casa.

Destacamos as mais importantes. Veja quais são!

Quintal

Atualmente, a grande especulação imobiliária faz elevar ainda mais o preço dos terrenos em áreas urbanas mais valorizadas. Muitas construtoras preferem investir em arranha-céus, o que transforma a cidade em selvas de pedras e, quase sempre, provoca o aumento da massa populacional, sobretudo em bairros mais próximos do centro.

Mas ainda que essas construções tenham boa infraestrutura como lazer, piscina, salão de festas e área de convívio em condomínios, nada se compara a ter o próprio espaço como em uma casa com quintal. Ter a possibilidade de cultivar uma horta ou jardim, construir sua própria piscina, churrasqueira, e tudo de maneira personalizada para atender a expectativa da família são alguns dos benefícios de adquirir uma casa com quintal.

Quem já morou em apartamento e teve que disputar pequenos espaços com muitas pessoas sabem que ter o privilégio de morar em uma casa com quintal pode ser algo incrível e libertador. Ou seja, ter um espaço só seu para viver tranquilo, fazer o que quiser e ver seus filhos brincarem em segurança é critério que deve ser analisado por quem almeja morar bem.

Tamanho do imóvel

Nos países muito populosos, como Índia, China e Japão, o metro quadrado é supervalorizado e, geralmente, as casas e apartamentos são extremamente pequenos e desconfortáveis. Se comparado a esses locais, somos privilegiados por morarmos em um país de grande extensão territorial, e com uma cultura que valoriza moradias com conforto e o bem-estar, não é mesmo?

Bom, esse “modismo” de casas minúsculas do outro lado do mundo precisa ser repensado, visto que viver em ambientes assim, sem espaço disponível para realização das necessidades básicas como higiene pessoal, alimentação e descanso, por exemplo compromete a saúde mental e física dos moradores.

Por isso, ao escolher uma casa, priorize um espaço condizente com a qualidade de vida que almeja atingir. Logo, é extremamente necessário analisar o tamanho do imóvel e avaliar se o espaço disponível assegura uma vida tranquila, com saúde e equilíbrio.

Segurança

Não se pode negar que nosso país é maravilhoso em diferentes aspectos. Mas deixa muito a desejar na área de segurança. Assim, é preciso considerar essa questão quando for investir em imóveis. Diante da impossibilidade de viver bem em ambientes com segurança duvidosa, analise a região de interesse e investigue como é o cotidiano dos moradores.

Lazer

No mundo em que vivemos, todos almejam ter boa saúde, bem-estar e qualidade de vida. São valores essenciais à vida e, por isso, não podem ser deixados em segundo plano. Entretanto, a atenção é sempre voltada ao mundo do trabalho, à vida pessoal e às obrigações familiares, o que faz com que as pessoas não deem prioridade ao lazer.

Por isso, ao investir em um local para morar, considere se há opções de lazer para que sua família possa desfrutar de momentos agradáveis. Viver em uma casa ou em condomínios que ofereçam uma infraestrutura moderna e com alternativas exercitar o corpo e relaxar mente traz incontáveis benefícios e é essencial à promoção da saúde, já que isso influencia diretamente o desenvolvimento pessoal e social do morador.

Privacidade

As pessoas que foram criadas em ambientes familiares mais reservados são, geralmente, mais introspectivas e, por esse motivo, desejam viver suas vidas de forma singular e mais discreta. Além disso, o estilo de vida moderno está transformando os costumes e, com isso, nem todos têm tempo ou paciência para bate-papo com vizinhos, por exemplo.

Nesse contexto, morar bem também requer o pleno direito à privacidade. Por essas razões. muitos optam por viver em casas, pois diferentemente dos apartamentos, o contato com outros moradores é bem limitado.

Portanto, morar bem — e viver bem — exigem uma gama de características que nem sempre são encontradas em todos os tipos de imóveis. Logo, se você está em busca de um local para morar, faça um investimento imobiliário em regiões que assegurem o que há de melhor em termos de qualidade de vida para você e sua família.

O que é preciso avaliar na escolha de um empreendimento?

Na escolha de um empreendimento, é necessário analisar quais são os diferenciais oferecidos. Observe o nível de preocupação do espaço no que diz respeito à convivência, área de lazer para adultos e crianças, o tamanho do salão de festa e se há espaço fitness, por exemplo.

Vale destacar que o imóvel ideal é aquele que deve combinar com seu estilo pessoal, estar adequado ao orçamento familiar e ainda trazer benefícios e aumentar a valoração com o passar do tempo.

Pensando nisso, elencamos alguns fatores que não podem passar despercebidos na hora de decidir pela compra de um imóvel. Observe!

Infraestrutura

Independentemente de ser casa ou apartamento, ao morar em uma unidade bem estruturada e bem localizada, você terá vantagens substanciais. Primeiramente, como característica das construções modernas, a manutenção das ruas e calçadas dos arredores do empreendimento fica a cargo das construtoras.

Principalmente naqueles empreendimentos de condomínios horizontais, a estrutura é padronizada e a iluminação é excelente, pois tem a importante função de proteger os condôminos. Até o trânsito é planejado de modo que seja mais fluido, e com maior facilidade de acesso e de mobilidade para os moradores.

Logo, antes de adquirir o seu imóvel, o ideal é avaliar esses quesitos que asseguram bem mais conforto e segurança para a sua família. Analise o estilo do empreendimento, o planejamento e tudo o que possa tornar o espaço mais privilegiado e de acordo com as suas expectativas.

Comodidade

Outra mudança positiva — e que deve ser valorizada em um empreendimento — é a comodidade. Dependendo do seu estilo de vida e das tarefas e compromissos atrelados a sua rotina diária, esse critério não pode passar despercebido. Em determinadas regiões há mais comodidade e praticidade em relação aos serviços que podem simplificar o seu cotidiano.

Avalie a existência de estabelecimentos comerciais nas proximidades do local que pretende investir. São detalhes simples, mas importantes se você considerar, por exemplo, a possibilidade de não ter que pegar o carro para se deslocar até à farmácia ou à padaria. Lembre-se que a otimização do tempo e das atividades é um quesito essencial à qualidade de vida.

Tranquilidade

O quesito tranquilidade é um dos fatores mais relevantes e decisivos no momento de escolher uma região para morar, não é? Mediante o descaso dos agentes públicos com a Segurança Pública, o ideal é analisar bem a localização do imóvel. Verifique se há policiamento ostensivo e ou até mesmo serviços de segurança particular.

Como você pôde notar, morar bem envolve diferentes conceitos intrinsecamente relacionados ao bem-estar e à qualidade de vida. Nesse contexto, não veja o seu próximo imóvel apenas como um investimento financeiro, mas considere os valores intrínsecos e que podem representar uma oportunidade de alcançar uma vida mais plena e harmônica.

Quer desfrutar de mais vantagens ao morar em Aracaju? Entre em contato com a Laredo Urbanizadora e conheça nossas soluções!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás