Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS

Entenda a importância de organizar a mente, o corpo e a casa!

O bem-estar e a qualidade de vida em casa dependem de fatores como a organização da rotina, planejamento das atividades e do equilíbrio entre mente e corpo. Nessa perspectiva, organizar a mente é essencial para viver em harmonia e alcançar equilíbrio em sua rotina, seja no aspecto pessoal, familiar ou no âmbito profissional.

Tendo isso em vista, vamos explicar por que a organização é o primeiro passo para que tudo coexista da melhor maneira. Entenda por que o ambiente, o cuidado com o corpo e o aspecto emocional exigem atenção especial para superar desafios, atingir objetivos e viver intensamente. Boa leitura!

Qual a importância de organizar a rotina?

As mudanças exigidas pela necessidade de adaptação à quarentena estão influenciando bastante a rotina. Quem precisa trabalhar home office e estudar online em casa já sentiu os impactos das diferenças quanto à noção de tempo.

Contudo, isso não pode ser visto como algo totalmente negativo, já que é possível organizar a agenda e criar uma rotina com atividades mais prazerosas. Essa situação pode ser benéfica, já que você pode incluir coisas que, normalmente, não sobrava tempo para realizar.

Assim, você pode se beneficiar de questões como a não necessidade de perder tempo com deslocamentos e, com isso, utilizar esse tempo economizado para executar outras tarefas. Nesse cenário de instabilidade financeira, otimizar o tempo pode ser a solução mais viável para se dedicar mais ao trabalho, curtir a família e garantir algumas horas para o lazer.

Entretanto, um dos pontos primordiais à otimização de sua rotina é cuidar do aspecto emocional e organizar a mente. Ter esse controle ajuda a ficar mais tranquilo e relaxado, mesmo que a melhor opção seja não fazer nada. Esse tempinho ocioso pode ser proveitoso junto à família ou mesmo para se dedicar a algum hobbye que estava esquecido.

Por que organizar a mente é tão essencial?

Concentrar-se em coisas positivas é elementar à boa saúde. E isso, em diferentes aspectos. Dada à complexidade que envolve a intrínseca relação entre mente e corpo vale relembrar a antiga premissa latina “mente sana in corpore sano”. Traduzida para o português, a frase reafirma a importância de manter a mente sadia para ter um corpo igualmente saudável.

Esse nobre ensinamento comprova que a estabilidade emocional é primordial ao bom funcionamento do organismo e pode reduzir o surgimento de enfermidades diversas. As doenças de maior prevalência na humanidade são psicossomáticas e afetam diretamente a qualidade de vida.

A BBC Mundial publicou o artigo de uma neurologista irlandesa — cujo livro foi premiado no Wellcome Book Prize — sobre a importância de tratar doenças que só existem na mente, mas que causam sintomas físicos, Ainda que as enfermidades sejam psicossomáticas, os sinais são reais e podem expor o pacienre a um exaustivo sofrimento.

Portanto, além de diminuir a vulnerabilidade a doenças, organizar a mente é essencial para controlar as emoções e, assim, levar uma vida plena, tranquila e muito mais saudável. No entanto, para alcançar esses benefícios, é necessária uma visão mais contextualizada do conceito de saúde sob o aspecto biopsicossocial.

Como ter uma rotina mais equilibrada?

Listamos algumas sugestões para ajudá-lo na organização da mente, do corpo e da casa. Veja quais são!

Cuide do bem estar físico

Os resultados obtidos com a atividade física são proporcionais ao grau de importância que ela representa na vida. Assim, para alcançar resultados satisfatórios com os exercícios, o primeiro ponto é gostar do tipo de treino que você faz. Quanto mais prazerosa a atividade, mais benefícios trará para o seu corpo.

Mas se você não está habituado aos treinos, é preciso ter paciência para superar a fase inicial de adaptação à nova rotina. Esforço, perseverança e muita dedicação ajudam a incluir novas práticas na agenda e reprogramar a mente para enxergá-las como uma necessidade vital e indispensável ao bem-estar.

Mantenha hábitos alimentares saudáveis

A pandemia de COVID-19 impôs novos hábitos, diversificou costumes e gerou mudanças em diferentes aspectos da rotina. Trabalhar em casa, estudar com recursos digitais e fazer atividade física em espaços limitados são novidades que exigem muita disciplina. Porém, essas questões ainda precisam estar em consonância com a organização da casa e com os hábitos alimentares.

Cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de água é fundamental à manutenção das funções do organismo. Mesmo que nessa situação de quarentena surja vontade de comer doces, chocolates ou outras guloseimas, é preciso cultivar bons hábitos alimentares para fortalecer a imunidade. Uma dieta mais equilibrada ajuda a preparar o organismo para resistir aos ataques de agentes causadores de doenças.

Reserve um tempo para o autocuidado

Organizar a mente equilibra as emoções, controla o estresse e diminui a ansiedade. Ainda que ficar em casa na quarentena faça parecer que há tempo de sobra, é necessário planejar melhor cada período do dia. Essa organização da rotina pode elevar a sua produtividade, além de possibilitar um tempinho extra para organizar a casa.

Priorizar o autocuidado influencia diretamente a autoestima e ajuda a desenvolver a força mental necessária à superação de eventuais adversidades. Igualmente relevante é reservar um tempo para fazer algo que lhe dê prazer, evitar emoções negativas e cultivar laços sociais construtivos.

Construa relações positivas

Devido à necessidade de isolamento social, o estilo de vida foi bastante alterado. No entanto, essa situação pode ser vista como uma oportunidade de construir novos laços e melhorar as relações familiares, afetivas e sociais. Dessa forma, esse período de pandemia pode servir de aprendizado para desenvolver novas habilidades, treinar virtudes essenciais e promover a saúde integral.

Portanto, tão relevante quanto organizar a mente é desenvolver a percepção de que esse é um momento crucial para crescimento. Cuidar do corpo, da casa e do ambiente é imprescindível para atingir um patamar mais elevado de harmonia, tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Como nossa última dica, recomendamos que você acompanhe a live realizada pela Laredo e confira mais sugestões para tornar sua rotina mais agradável e tranquila.

E, você, gostaria de receber mais dicas como essas? Siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Saiba como adquirir novos empreendimentos em Aracaju!

Para quem valoriza uma região bem estruturada, um contato mais próximo com a natureza e…

% dias atrás

Saiba quais os benefícios do yoga para o corpo e para a mente!

Você sabia que o yoga tem origem milenar? Desde muitos séculos atrás, essa prática envolve…

% dias atrás

[Storytelling] Lote em condomínio: conheça a história de Bruno e Renata

Quando Bruno e eu nos casamos, optamos inicialmente por morarmos de aluguel até que encontrássemos…

% dias atrás

Conheça os assistentes virtuais inteligentes e as suas vantagens!

“Ok, Google!” e “e aí, Siri?” são dois cumprimentos que você pode ter usado ou…

% dias atrás

O que é preciso avaliar para morar bem em Aracaju? Saiba tudo aqui!

Morar bem demanda conforto, segurança e muitos outros fatores que possam assegurar uma melhor qualidade…

% dias atrás

Entenda como é possível simplificar a vida com as nossas dicas!

Com os dias corridos de hoje e a rotina estressante que boa parte das pessoas…

% dias atrás