Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Arquitetura e Design

Conheça as principais plantas exóticas para sua decoração!

A presença da natureza na decoração de ambientes é uma tendência em todo o mundo. Parece que o desejo de resgatar a essência natural é algo comum entre diversas culturas, e boa parte desse resgate é feito por meio da decoração verde.

Devido ao excesso de informações e ao fato da tecnologia ter invadido de vez o nosso cotidiano, a sociedade ficou ligada no automático, e isso está gerando uma população mais ansiosa e estressada.

Assim, para fugir um pouco desse cotidiano pesado que nos cerca, a ideia de utilizar plantas na decoração de interiores ganha cada vez mais força.

Se ficou interessado no tema, saiba que trouxemos um artigo só sobre essa tendência e mostraremos como utilizar plantas exóticas na decoração da sua casa. Confira!

Urban Jungle: uma tendência na decoração de ambientes

Desde paredes cobertas de planta e árvores frutíferas no ambiente interno até um simples vaso numa prateleira, ou mesmo forros, tecidos e talhares temáticos de folhagens, o que vale para criar o estilo que muitos decoradores e designers chamam de Urban Jungle é a criatividade.

O Urban Jungle é um estilo decorativo que consiste em utilizar elementos da natureza na decoração de interiores. Pode ser feito com vasos, caixotes, prateleiras e, principalmente, plantas.

Trata-se de um estilo que, por resgatar a brasilidade e suas questões naturais, tomou conta das decorações de ambientes. Além disso, o Urban Jungle ajuda na saúde dos usuários, pois as plantas trazem um ar de tranquilidade e paz ao local.

No entanto, o cuidado deve ser constante, assim como tudo em casa, então, com esse tipo de decoração não é diferente. Basta pensar bem na hora de escolher o verde para compor o arranjo da sua casa e aproveitar essa tendência!

7 plantas exóticas que podem ser usadas na decoração da sua casa

Gostou da ideia do Urban Jungle e quer aproveitá-la na sua residência? Separamos algumas opções de plantas exóticas para deixar sua casa ainda mais verde. Confira!

1. Aralia

A Aralia é uma planta muito utilizada em decorações por conta da sua semelhança com o carvalho japonês. Trata-se de uma opção excelente para uma varanda ou entrada, pois ela precisa de contato direto com a luz natural.

Os cuidados com ela são bem específicos. Durante o inverno, esse tipo de planta não aguenta baixas temperaturas, por esse motivo, ela é ideal para ambientes quentes.

Dê também bastante atenção durante a rega das raízes no outono e primavera. Com esses cuidados, você pode aproveitar a sua decoração com essa belíssima planta.

2. Dracena

A Dracena é um gênero que abrange outras espécies de plantas, como a “Warneckei” e a “Janet Craig”. Trata-se de uma planta arbustiva e suas folhagens são muito decorativas e cultivadas em diversas locais do mundo, pois é uma opção que compõe de forma excelente ambientes tropicais e rústicos.

Esse tipo de planta se dá muito bem em ambientes ensolarados e com luz difusa, sendo muito indicado para locais mais abertos. Além disso, ela precisa de solo fértil e odeia ambientes fechados com ar condicionado.

Assim como outras espécies semelhantes, ela não gosta de solo muito molhado, e para perceber a necessidade de irrigação, basta olhar para as pontas das folhas, caso esteja muito seca, é hora de regar.

3. Palmeira-Ráfis

A Palmeira-Ráfis, ou apenas Ráfia, é muito usada na decoração de interiores por dar ao ambiente um ar de sofisticação devido as suas folhas “espetadas”. Ela é uma opção bem versátil, podendo ser cultivada em luz difusa, no sol, em meia-sombra e até mesmo na sombra.

Essa espécie se dá bem em solos férteis quando bem irrigada. Mas, para que não haja excesso de irrigação, utilizar argila no vaso é uma boa ideia, pois ajuda a absorver a água.

Além disso, é preciso se preocupar com o clima, pois a espécie não tolera climas secos ou exposição ao ar-condicionado.

Fora isso, ela é uma ótima alternativa para lugares fechados que querem aproveitar a decoração verde.

4. Filodendro

O Filodendro é uma planta de fácil cuidado e muito exuberante, perfeita para residências e escritórios. Por mais o nome complicado, a planta é mais conhecida no Brasil como “Imbé”.

Esse gênero possui diversas espécies com variados tamanhos e formas, o que o faz ser muito flexível. Nesse contexto, o Filodendro pode ser utilizado tanto em estilos clássicos quanto em estilos modernos.

Ademais, por ter variados tipos de folhagem, a planta pode trazer ao ambiente um impacto único e elegante.

5. Jiboia

A Jiboia é uma boa alternativa para residências, pois mantém o ar do local mais saudável devido a filtragem de monóxido de carbono e outras substâncias poluentes.

A planta permite variadas possibilidade na decoração. Por exemplo, você pode deixá-la em vasos de mesa ou superfícies planas, como também em jardins verticais. Basta usar a criatividade.

O único cuidado essencial é com a sua multiplicação, então, moldar o crescimento dela no local desejado é uma excelente ideia.

6. Samambaia

Muito comuns nos paisagismos, as Samambaias são um ótimo incremento na estante ou prateleira da sua casa, devido ao efeito “cascata” das suas folhas. Essa planta é muito resistente, podendo até ficar na sombra. A sua única manutenção é para irrigação e poda de folhas secas.

Contudo, por mais que sejam uma ótima alternativa, existe uma espécie de Samambaia que são perigosas para humanos e animais. Assim, por ser difícil a identificação da espécie tóxica, o ideal é utilizar essa planta suspensas na decoração.

7. Figueira-Benjamim

A Figueira-Benjamin, ou somente Ficus, é muito utilizada no meio decorativo, mas possui uma manutenção bem trabalhosa. Essa é uma espécie muito usada na decoração verde, mas apesar de ser popular, não é para todos, pois sua manutenção requer trabalho.

O cultivo da Ficus é feito em ambientes com sol ou meia-sombra, em solos férteis e com facilidade de drenagem. Essa planta não gosta de mudar de lugar, de ar-condicionar e de solos encharcados.

Se passam por esses estresses, as folhas costumam cair, mas voltam ao normal quando esses problemas são resolvidos.

As vantagens de utilizar plantas na decoração

Agora, você conhece os enfeites que mais se destacam no Urban Jungle. Caso ainda não tenha se convencido sobre o uso de plantas na decoração, conheça os benefícios que elas proporcionam!

Proporcionam uma sensação de relaxamento

É impossível não sentir calmaria ao observar as folhagens da planta balançando e suas cores vibrantes. Especialistas ainda dizem que algumas espécies de planta estimulam a liberação de adrenalina no corpo, aumentando os níveis de energias e nos ajudando a relaxar.

São umidificadores naturais

Em vez de comprar eletrodomésticos caros e grandes, investir em plantas pela casa pode ser uma ideia melhor. As plantas liberam no ar uma boa quantidade de umidade durante o seu processo de transpiração, o que torna o ambiente mais fresco e agradável.

Ajudam na concentração

Segundo um estudo do Royal College of Agriculture, os alunos prestavam mais atenção quando o ambiente tinha plantas. Nesse sentido, se na sua casa tem baixa iluminação, apostar em plantas — como o Bambu, que ainda ajuda nas práticas de Feng Shui — no ambiente é excelente.

Eliminam o estresse

Ainda nervoso e arrancando os cabelos? Então, saiba que deixar um vaso de planta perto de você ajuda no relaxamento e na respiração. Muitas flores, como o Antúrio, têm propriedades calmantes, o que ajuda a diminuir o estresse.

Agora, você sabe tudo sobre a decoração Urban Jungle. como utilizar plantas exóticas na sua decoração e deixa-lá ainda mais bonita.

E aí, gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de conteúdos semelhantes!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás