3 receitas para área gourmet

3 receitas deliciosas para fazer na sua área gourmet

Se você tem ou gostaria de ter um espaço gourmet, com certeza já sabe que esse é um excelente lugar para reunir a família e os amigos em casa. Por isso, seja para um jantar elaborado, seja para uma pequena reunião casual, é imprescindível conhecer boas receitas para área gourmet!

Opções práticas, como batatinhas, uma massa recheada ou até mesmo torradinhas, são ótimas alternativas para agradar a todos e criar um momento agradável sem sair de casa. 

No post de hoje, vamos ensinar 3 receitas simples e deliciosas para você colocar a mão na massa e chamar todo mundo para experimentar (e por que não cozinhar?) com você. Mas, antes, vamos falar de como você pode criar uma área gourmet e quais as vantagens desse espaço. Confira!

A área gourmet como sinônimo de convivência e lazer

Alguns dizem que a área que os brasileiros mais gostam em suas casas é a cozinha. A verdade é que esse espaço se tornou sinônimo de convivência e de lazer. Hoje em dia, cozinhar é uma atividade prazerosa para se fazer a várias mãos e melhorar qualquer encontro entre família ou amigos.

Por esse motivo, a criação de um espaço extra para cozinhar acabou se tornando natural. Algumas casas possuem uma varanda gourmet que conta com churrasqueira ou forno de pizza, o que é ideal para levar a fumaça para fora de casa e aproveitar o sol e a brisa em um lugar aberto.

Outras já possuem um andar dedicado, com mesas e banquetas integradas à cozinha, já pensando em não isolar o(s) cozinheiro(s) dos degustadores. Seja como for o espaço que você dispõe, a questão é que uma área gourmet bem-feita certamente se tornará o canto preferido da casa!

E ter um ambiente dedicado aos encontros e aos dias especiais vai trazer não só qualidade de vida, mas também valorizará o seu imóvel

 

Dicas de como criar esse espaço

Veja, abaixo, algumas dicas para criar sua área gourmet:

Equipamentos

A primeira dica é fazer uma decoração legal para tematizar e organizar o ambiente. É importante definir os espaços onde as pessoas ficarão, dispondo uma mesa com cadeiras, um espaço com poltronas para um bate-papo e bancos altos na bancada.

Você pode contar com geladeira e fogão embutidos, para ter mais espaço sobrando, e fazer uma longa bancada de pedra, onde vários possam dar uma mão na hora de cozinhar. Você também pode optar por um cooktop (para substituir o fogão) ou instalar uma churrasqueira ou um forno de pizza para deixar o ambiente ainda mais temático e prático.

Lembre-se de pensar no meio ambiente e privilegiar opções sustentáveis, como o gás natural para o fogão e a churrasqueira. Ele não somente diminuirá os resíduos e a fumaça, como também otimizará o cozimento dos alimentos.

Finalmente, para deixar a área ainda mais completa, você pode equipá-la com uma adega, dando um charme para a decoração e um upgrade nos seus programas, que incluirão uma degustação de vinhos.

Pisos e revestimentos

Como é uma zona de preparo, o ideal é escolher um tipo de piso antimanchas, devido aos respingos de gordura. Materiais frios como porcelanato, cerâmica, granito, ardósia ou até mesmo o ladrilho hidráulico são opções bonitas e fáceis de limpar, o que auxiliará a manter o espaço sempre apresentável. 

Para as paredes, você também poderá utilizar o ladrilho hidráulico, ou optar por pastilhas e azulejos. Em seguida, adorne com quadros ou objetos de cozinha. Para dar um ar rústico ao espaço, móveis em madeira são ideais, além de também trazerem uma sensação aconchegante para o ambiente.

Para contrastar e dar um ar sofisticado, use alguns eletrodomésticos em inox ou aço escovado.  

Paisagismo

Como é uma área externa, também é superconveniente investir em uma decoração verde, com plantinhas, vasos e até mesmo um jardim vertical.

Dependendo do seu espaço, uma dica sustentável e saudável é fazer a sua própria hortinha, deixando à mão ervas frescas, como manjericão, alecrim e tomilho, e trazendo um tempero artesanal às suas criações.

3 receitas para área gourmet 

Agora que seu espaço já está customizado, chegou a hora de escolher o que fazer para agradar a sua turma. Separamos algumas ideias simples e deliciosas, que, com certeza, impressionarão seus amigos e sua família. Vamos lá?

1. Batatas rústicas

Se seus convidados adoram uma cervejinha, essa é uma opção que vai combinar super bem e que foge do tradicional churrasco. Você vai precisar de:

  • 3 batatas;
  • 3 ramos de alecrim (quem sabe da sua hortinha?);
  • 4 ramos de tomilho;
  • 10 folhas de sálvia;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 5 dentes de alho com casca;
  • sal grosso e pimenta-do-reino.

O preparo é bem simples: primeiramente, lave e seque as batatas e as ervas. Corte as batatas em tiras longas (no sentido do comprimento), da espessura que preferir. Coloque-as em uma panela, cubra com água e tempere com uma colherzinha de chá de sal. Aguarde ferver (em fogo alto) e marque seis minutos. Tire do fogo, peneire e deixe escorrer bastante, para que fiquem bem crocantes.

Coloque as batatas, as ervas e os dentes de alho (com casca) em uma assadeira antiaderente e regue com azeite. Misture bem e depois organize as batatas, de forma que fiquem afastadas umas das outras. Moa pimenta e sal e coloque no forno preaquecido a 200°C por 40 minutos, aproximadamente.

Você pode virar as tiras com uma pinça depois de 20 minutos, ou mesmo chacoalhar de tempos em tempos. Depois, é só tirar da assadeira com uma espátula e servir!

2. Brusquetas de ovo de codorna

Essa receita é super simples de fazer, e pode servir tanto como entrada quanto como petisco para acompanhar uma cerveja e um bom papo. Os ingredientes necessários são:

  • pão fatiado;
  • queijo à sua escolha ralado;
  • ovos de codorna;
  • tomilho;
  • sal;
  • azeite.

Para cada fatia de pão, usaremos duas colheres de sopa de queijo e dois ovinhos de codorna. Você começará colocando as fatias de pão no forno para aquecer. Quando estiverem quentinhas e crocantes, coloque o queijo por cima, depois quebre dois ovinhos e coloque sobre cada fatia.

Moa sal e pimenta na hora e polvilhe sobre os ovos. Coloque o tomilho picado por cima de tudo e regue com bastante azeite. Leve ao forno para gratinar e sirva bem quentinho.

3. Canelone de queijo

Para os fãs de vinho, essa massa é simples e deliciosa e, com certeza, vai agradar pessoas de todas as idades. Você vai precisar de:

  • 1 pote de ricota amassada;
  • 4 colheres de sopa de muçarela picada;
  • 4 colheres de sopa de parmesão ralado;
  • 5 folhas de manjericão lavadas e picadas;
  • 10 massas pré-cozidas de lasanha;
  • 2 latas de molho de tomate pronto;
  • ½ xícara de chá de leite;
  • sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

Comece recheando as massas de lasanha com os queijos. Em seguida, tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Adicione também o manjericão picadinho. Faça canudinhos e vá colocando em um tabuleiro.

Misture o molho de tomate com o leite e tempere com um pouco de sal. Despeje sobre os canudinhos e coloque para assar a 200°C. Quando o líquido começar a borbulhar, tire do forno e sirva.

E aí, gostou das receitas para área gourmet e das nossas dicas para montar esse espaço na sua casa? Então, compartilhe este post com seus amigos e aproveite para convidá-los para o próximo evento!

Posts relacionados