Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Categorias: Casa e Construção

Esteja atento a estas 4 tendências de arquitetura para 2020!

Estar sempre atento às tendências atuais e às novidades da arquitetura é contemplar o que há de mais moderno e inovador no mercado, algo imprescindível para os profissionais da área na hora de atender as necessidades dos seus clientes. Isso também é essencial para quem gosta de décor ou está no meio de uma obra e quer aproveitar para usar o que tem de mais inspirador no momento.

Com a chegada de mais um ano, chegam também as novas tendências de arquitetura para 2020, que vão influenciar as discussões arquitetônicas e os projetos. Claro, sem esquecer que essas tendências são previsões, ou seja, um caminho baseado nos movimentos atuais da arquitetura. Assim, algumas são mais certeiras e outras não tão apostáveis.

Para antecipar algumas das tendências deste ano, é possível citar diversos pontos centrais, como sustentabilidade aliada à economia, acessibilidade e inclusão, tecnologia, otimização de espaços e integração entre o espaço urbano e a natureza.

Ficou interessado em conhecer as principais tendências de arquitetura para o ano de 2020? Então, fique com a gente, acompanhe este post até o fim, descubra as últimas 4 novidades na área e faça sucesso na sua obra e/ou com os seus clientes!

1. Tecnologias disruptivas

A tecnologia disruptiva, ou inovação disruptiva, é uma das apostas para este ano. Ela refere-se a qualquer tecnologia que rompe com o modelo padrão de utilização e consumo de um produto ou serviço disponível no mercado.

As tecnologias consideradas como disruptivas vêm revolucionando a arquitetura e a inovação tecnológica, colaborando cada vez mais para a implementação de softwares mais precisos, que otimizam o tempo, aumentam a produtividade e tornam possível a construção de edificações mais complexas.

Um bom exemplo é a modelagem tridimensional, que facilita a visualização do projeto final pelo cliente. Ainda, podemos citar o Building Information Modeling (BIM), também chamado de Modelagem da Informação da Construção, um processo inovador que, quando aplicado à gestão do empreendimento, desenvolve um modelo virtual com geometria e parâmetros técnicos relevantes para sua caracterização e utilização na edificação a ser construída.

As técnicas construtivas também estão em constante evolução, contribuindo diretamente para a melhoria de uso, o bom funcionamento, os investimentos e a estética dos ambientes, o que reflete-se na automatização dos espaços, bem como em diferentes tipos de LED e acabamentos.

2. Arquitetura sustentável

Diante da emergência de pensar em um mundo mais sustentável, as novas tendências na arquitetura precisam ser analisadas com foco na eficiência energética, na otimização de recursos naturais e na redução de emissão de poluentes e resíduos.

Para isso, a integração de sistemas inteligentes é essencial, tendo em vista a possibilidade de projetar uma edificação capaz de controlar o clima, o funcionamento de eletrodomésticos, a iluminação, os acessórios de segurança, entre outros.

A justificativa para esse conceito cada vez mais forte está na atenção que a arquitetura, assim como o mundo, está dando à necessidade urgente de preservar o meio ambiente. Por isso, esse seria um objetivo importante de uma arquitetura mais consciente.

Dessa forma, uma das tendências de arquitetura para o ano de 2020 é o uso de materiais e práticas sustentáveis, por exemplo

  • utilização de telhados, paredes, cercas e muros verdes;
  • uso de lâmpadas econômicas;
  • reutilização de água;
  • investimentos em energia eólica e placas solares;
  • uso de dispositivos para economizar água;
  • investimentos em outros recursos que, além de contribuírem para a qualidade de vida das futuras gerações, reduzem custos.

3. Elementos da natureza

O contato do homem com a natureza é de longa data, visto que, por muito tempo, essa foi a sua fonte de abrigo. Porém, diante do crescimento da urbanização e das soluções tecnológicas, ela acabou sendo deixada um pouco de lado.

Porém, chegamos a um ponto em que precisamos da natureza quase que de uma forma terapêutica para aliviar o stress do dia a dia e ajudar no tratamento de doenças, principalmente nas grandes cidades, em que os espaços verdes já estão se tornando raros.

Por isso, entre as tendências da arquitetura para 2020, está inserção da natureza e da vegetação nos projetos arquitetônicos, fato que também vai ao encontro da sustentabilidade. Além de enriquecer o paisagismo, isso eleva as edificações e melhora a ventilação e a qualidade de vida dos moradores. A inserção desses elementos pode ser o ponto de partida para o projeto, conectando a vida urbana ao meio ambiente.

4. Automação residencial

A automação residencial, novidade que veio para ficar, é uma ferramenta que valoriza o empreendimento e facilita o cotidiano do morador por meio da interação feita por aparelhos eletrônicos, conectando 24 horas por dia o cliente à casa. Ademais, tudo isso está disponível na palma da mão, com o uso de um smartphone.

A automação residencial é também uma aliada da segurança, pois agiliza diversas ações, como liberação de pessoal e fechamento de portões e entradas.

Entre os exemplos práticos do uso da automação, podemos citar as seguintes ações, que são feitas com a utilização da tecnologia:

  • ligar o ar-condicionado à distância;
  • abrir as cortinas;
  • apagar ou acender as luzes;
  • trancar os destrancar portas;
  • acionar sistemas de entretenimento, como televisão e aparelhos de som.

Para fazer a implementação da automação em residências ou imóveis comerciais, a opção mais viável é instalar os aparelhos necessários durante o período de construção da edificação. Porém, é possível fazer a adaptação em imóveis já construídos, sem a necessidade de reformas, dependendo da estrutura do local em questão.

Na Laredo Urbanizadora, que tem como missão construir espaços urbanos projetados, para melhor atender seus clientes, buscando a integração entre natureza, bem-estar, segurança e inovação, essas tendências são trabalhadas na prática durante o planejamento e a construção de empreendimentos, que seguem caminhos tecnológicos e sustentáveis.

Como exemplo das ferramentas utilizadas, destacam-se: iluminação pública subterrânea, luminárias em LED, automação nos ambientes, irrigação automatizada, tecnologia de telecomunicações FTTx, paisagismo integrado às áreas comuns com projeto luminotécnico, uso de materiais sustentáveis e acabamentos inovadores.

Ficou curioso para conhecer mais sobre a filosofia da Laredo Urbanizadora e as novas tendências de arquitetura? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre esses temas!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás