Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.
Os animais de estimação conquistam cada vez mais espaço e importância dentro de nossas casas e, é lógico, em nossas famílias e corações. Antes relegados aos quintais e tidos como segurança, agora passam a ser queridos membros, tratados muitas vezes como filhos.
Por essa razão, hoje em dia, cada vez mais empreendimentos os levam em consideração na hora de criar projetos e, assim, atender o seu público. O espaço pet em condomínios é uma das formas de melhorar a qualidade de vida — nossa e de nossos amigos peludos.
Quer saber mais sobre essa nova tendência e como ela pode beneficiar você e seus pets? Continue a leitura para descobrir!
O termo pet friendly, comum em muitos países, está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. A locução em inglês pode ser traduzida como uma atitude amigável em relação aos bichos de estimação e é geralmente aplicada a espaços de convivência social — públicos e privados.
Hoje, é possível encontrar hotéis, restaurantes, bares e parques que, não apenas aceitam nossos companheiros peludos, como procuram recebê-los de braços abertos. Há quem ofereça água fresca, tapetes, cadeiras ou mesas com gancho para a guia e até mesmo petiscos para alegrá-los.
Um condomínio pet friendly se utiliza do mesmo princípio para criar espaços de habitação, convivência e serviços especializados para os bichanos. Os espaços pet são ambientes onde eles podem receber todo o cuidado e atenção que merecem, promovendo, inclusive, socialização com os animais dos outros condôminos.
Essa ideia parte de um princípio cada vez mais utilizado pelas construtoras de alta qualidade no país: o oferecimento de uma área de lazer e serviço em condomínios horizontais, respondendo às mais diferentes demandas da sua clientela, seja com áreas para bebês, crianças ou adultos, seja com espaço para animais de estimação.
O espaço pet (ou pet care) é voltado para os principais cuidados com os animais de estimação. Nele, é possível fazer coisas como dar banho e secar o seu bicho em um ambiente especial, sem fazer sujeira em casa ou ter de fazer visitas constantes ao pet shop (o que gera economia). Para tanto, é preciso de uma boa bancada, com altura para permitir que você lide com ele sem precisar ficar de joelhos ou cócoras.
Também é preciso ter uma banheira ou cuba onde ele possa ficar enquanto está sendo banhado, evitando espalhar a água. Outro item necessário é uma torneira com misturador quente e frio, para ajustar conforme o desejado.
Um secador potente também é interessante, já que a pelagem molhada atrai mais a sujeira (dificultando a sua retirada com escovação), além de criar um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos causadores de doenças de pele.
Há quem ofereça um profissional para fazer o serviço, mas também é possível que o próprio tutor possa ter esse momento de cuidado e higiene junto ao seu bicho.
O pet play, como o nome já informa, é o playground dos bichos. Ele conta com equipamentos feitos para a recreação e o treinamento (normalmente para cães e gatos, os pets mais populares). O ambiente é cercado para a segurança de bichos e pessoas, podendo ser ao ar livre ou em espaço coberto.
Um play para os animais pode ter rampas, túneis, arcos e até mesmo um circuito. Também não podem faltar um bom gramado e espaço para a correria (sozinho, com sua família ou com seus amigos de quatro patas). Dessa forma, é possível deixar que eles se exercitem e gastem a energia, o que pode contribuir bastante para problemas como latido excessivo e destruição de móveis.
O espaço pet em condomínios pode ser uma boa oportunidade para quem deseja fazer treinamentos de obediência ou agilidade com os bichos: é possível ter um treinador que vá até o seu espaço, em vez de precisar procurar uma escola e ter de levá-lo até lá.
Quem tem um bichinho sabe que uma das maiores preocupações é o conforto (da família, do animal e de seus vizinhos), um dos mais importantes pilares para uma vida saudável. E brigas por conta de latidos excessivos podem destruir o convívio social. Ninguém deseja isso.
Uma grande vantagem do espaço pet em condomínios é ter um ambiente onde os amigos de quatro patas podem correr e brincar sem atrapalhar ninguém, inclusive latindo amistosamente (afinal, essa é a sua forma de comunicação). Depois, eles podem voltar para casa e fazer como você e sua família: deitar e descansar.
Outro ponto positivo está na higiene e limpeza da casa. Quem mora com um peludo sabe que é preciso cuidar da limpeza e escovação direito, ou corre o risco de ter seus móveis e tapetes cheirando mal. Mas, em vez de gastar com pet shop, você mesmo pode cuidar do seu bicho — uma deliciosa terapia para ambos —, dando banho em um ambiente feito para isso, sem sujar a casa (e sem desconforto para os dois).
E por falar na relação tutor-animal, não poderíamos deixar de abordar a maior convivência como uma vantagem. Nossos bichos de estimação merecem carinho e atenção, tal como qualquer outro membro da família. Com a correria do trabalho e da rotina, muitas vezes esquecemos de dar a eles o tempo que certamente merecem junto a nós.
O cuidado e a proximidade são deliciosos momentos de felicidade que vão dissolver o estresse e deixar as preocupações longe. Quem tem um cachorro, por exemplo, pode — dependendo do porte e idade — também ter um ótimo companheiro para uma corrida à beira-mar ou próximo à natureza.
Esperamos que nosso material tenha tirado as suas dúvidas sobre a importância e as vantagens de ter um espaço pet em condomínios e, assim, cuidar melhor de nossos grandes amigos peludos. Aproveite para descobrir também a importância que tem a convivência com os animais de estimação para o desenvolvimento das crianças!
Nos dias de hoje, onde a urbanização avança a passos largos, a conexão com a…
Escolher onde morar é uma decisão que vai muito além de simplesmente encontrar um imóvel…
Se você pensa em adquirir um imóvel ou lote, é fundamental entender as opções disponíveis.…
Decidir o local do seu novo lar é sempre uma tarefa difícil. Para muitos,…
Cultivar um jardim na casa de praia é uma forma de manter a natureza ainda…
Viver de forma integrada com a natureza pode ser uma experiência enriquecedora para o seu…
Deixe um comentário