Bem estar e Integração

Conheça os melhores lugares para correr em Aracaju

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 27/10/2017
Conheça os melhores lugares para correr em Aracaju
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Ter uma boa vizinhança, aproveitar bem os momentos de lazer com a família, morar em um local confortável, vivenciar o contato com a natureza, dormir bem: qual desses aspectos é mais importante para que você viva tranquilamente?

Se você respondeu “todos”, é porque está levando um cotidiano agradável, sem sofrer tanto com o estresse do trabalho e dando atenção às coisas que valem a pena na rotina. Falta, no entanto, o contato com um componente muito relevante para melhorar sua qualidade de vida: fazer exercícios.

Pensando nisso, preparamos este post com os melhores lugares para correr em Aracaju. Desse modo, você pode conciliar a beleza da capital sergipana a um condicionamento físico aprimorado, entre outros benefícios causados pela prática esportiva.

Para saber quais são eles, continue lendo o post!

1. Praia da Atalaia

É evidente que essa listagem começaria com uma praia, certo? Na Atalaia, você tem aproximadamente seis quilômetros para fazer uma boa corrida. Além do visual ser muito bonito, é possível parar em algum dos quiosques, tomar uma água de coco gelada e fazer uma pequena pausa para recarregar as energias.

A faixa de areia, por sua vez, também é grande. Vale frisar, ainda, que os ventos dessa região geralmente são fortes em grande parte do ano.

O melhor de tudo é poder, logo depois do exercício, dar um mergulho e se refrescar. Irresistível, não é mesmo?

2. Farol da orla de Aracaju

Assim como a localidade anterior, correr nas proximidades do farol da orla é para quem gosta de transpirar e curtir o visual ao mesmo tempo. Ele fica próximo da Praia dos Artistas que, apesar de bela, é uma das mais perigosas do país, em virtude da presença de um canal com seis metros de profundidade.

Portanto, todo cuidado é pouco ao nadar nessa região, ok? Dê preferência a outros locais para se banhar. Afinal, não são poucas opções!

3. Calçadão da 13 de Julho

Se você aprecia o cenário urbano, essa localização tem tudo para lhe agradar durante a corrida. Aliás, não é como se as belezas naturais ficassem de fora do roteiro, já que no calçadão da rua 13 de Julho há uma vista privilegiada do encontro entre o rio Sergipe e o oceano.

Tudo isso acontece graças ao mirante que existe por lá — não é à toa que muitas pessoas se exercitam nessa parte da cidade. Você certamente encontrará outros corredores, gente andando de patins ou caminhando, crianças jogando bola; enfim, uma movimentação coletiva de lazer com todas as idades.

Trata-se, sobretudo, de um ponto incrível para se visitar com a família e ter uma vista panorâmica de Aracaju. Além de ser arborizado, nas proximidades você encontrará:

  • quadra de esportes;
  • parque infantil;
  • comércio;
  • postos policiais;
  • posto de saúde.

4. Calçadão da Praia Formosa

Inaugurado em 2016, o calçadão da Praia Formosa é uma espécie de continuação da 13 de Julho. Ele fica às margens do rio Sergipe e tem algo em torno de 20 mil metros quadrados. Ou seja, há espaço de sobra para se exercitar ao ar livre, queimar algumas calorias e relaxar após um dia cansativo de trabalho.

Como se não bastasse, ele ainda reúne diversos elementos interessantes, como equipamentos esportivos, parede de escalada, túnel e espelho d’água, jardim vertical e espaço de convivência com sombra. Sua impressionante organização se assemelha a de um condomínio horizontal. Por isso, também é uma ótima opção para o passeio familiar.

5. Orla do Pôr do Sol

Com um nome desses, não é tão difícil imaginar o principal atrativo desse local, certo? A orla fica próxima da Praia do Mosqueiro e tem uma visão incrível para aproveitar o entardecer no rio Vaza Barris. Também é de lá que partem pequenas embarcações para a Crôa do Goré e para a Ilha dos Namorados.

Poder correr em seus quase 600 metros de extensão vendo o sol se pôr é um luxo aparentemente simples, mas que certamente faz valer a experiência. Há, ainda, alguns equipamentos próprios para ajudar no alongamento e no aquecimento, que são úteis para evitar lesões musculares.

Uma praça nas redondezas foi reformada recentemente e um deck de madeira foi construído a fim de facilitar a visualização do fim de tarde. Impossível não se encantar com a vista!

6. Parque dos Cajueiros

Formalmente chamado de Parque Governador Antônio Carlos Valadares, o Parque dos Cajueiros foi inaugurado em 1990. Localizado no bairro Farolândia, próximo à Avenida Beira Mar, é um dos cartões postais do município.

Ele ficou fechado por um período de quase 10 anos e reabriu em 2012. Além de quadras poliesportivas, conta com uma academia ao ar livre, tamanha a variedade de equipamentos nele dispostos.

É margeado pelo rio Poxim, onde ocorre a prática de remo e canoagem, e tem pistas próprias tanto para caminhada e corrida, quanto para o ciclismo.

7. Parque da Sementeira

Sensação entre os aracajuanos, o Parque da Sementeira conta com nada mais do que 396.019 metros quadrados de extensão. Toda sua amplitude favorece o contato com a natureza e ele se mostra como mais uma rica opção de lazer da capital sergipana. Em sua estrutura é possível notar:

  • quadra poliesportiva;
  • aparelhos para exercício físico;
  • quiosques para piquenique;
  • boa iluminação;
  • sanitários;
  • lagos;
  • pistas para bicicleta.

Enfim, trata-se de um ambiente mais do que propício para a corrida. Vale frisar que em sua composição existem mais de 112 espécies de árvores. Entre elas, há exemplares exóticos, frutíferos e até nativos da Mata Atlântica. Com tanta vegetação assim, o ar fica bastante puro e propício para quem gosta de se exercitar. Ele fica aberto diariamente, das 5h às 21h.

Os melhores lugares para correr em Aracaju são apenas alguns exemplos de como a cidade pode ser agradável para os seus moradores e vistantes. Não é por acaso que é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Por esse motivo, é pertinente dizer que, em termos de qualidade de vida, o município oferece muito aos seus habitantes.

Se você gostou deste texto, compartilhe-o em suas redes sociais e marque seus amigos!