Bem estar e Integração

Espaço pet em condomínios: conheça as vantagens de ser pet friendly!

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 12/01/2018
Espaço pet em condomínios: conheça as vantagens de ser pet friendly!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Os animais de estimação conquistam cada vez mais espaço e importância dentro de nossas casas e, é lógico, em nossas famílias e corações. Antes relegados aos quintais e tidos como segurança, agora passam a ser queridos membros, tratados muitas vezes como filhos.

Por essa razão, hoje em dia, cada vez mais empreendimentos os levam em consideração na hora de criar projetos e, assim, atender o seu público. O espaço pet em condomínios é uma das formas de melhorar a qualidade de vida — nossa e de nossos amigos peludos.

Quer saber mais sobre essa nova tendência e como ela pode beneficiar você e seus pets? Continue a leitura para descobrir!

O que é um condomínio pet friendly?

O termo pet friendly, comum em muitos países, está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. A locução em inglês pode ser traduzida como uma atitude amigável em relação aos bichos de estimação e é geralmente aplicada a espaços de convivência social — públicos e privados.

Hoje, é possível encontrar hotéis, restaurantes, bares e parques que, não apenas aceitam nossos companheiros peludos, como procuram recebê-los de braços abertos. Há quem ofereça água fresca, tapetes, cadeiras ou mesas com gancho para a guia e até mesmo petiscos para alegrá-los.

Um condomínio pet friendly se utiliza do mesmo princípio para criar espaços de habitação, convivência e serviços especializados para os bichanos. Os espaços pet são ambientes onde eles podem receber todo o cuidado e atenção que merecem, promovendo, inclusive, a socialização com os animais dos outros condôminos.

Essa ideia parte de um princípio cada vez mais utilizado pelas construtoras de alta qualidade no país: o oferecimento de uma área de lazer e serviço em condomínios horizontais, respondendo às mais diferentes demandas da sua clientela, seja com áreas para bebês, crianças ou adultos, seja com espaço para animais de estimação.

Quais são os equipamentos necessários para um espaço pet em condomínios?

O espaço pet (ou pet care) é voltado para os principais cuidados com os animais de estimação. Nele, é possível fazer coisas como dar banho e secar o seu bicho em um ambiente especial, sem fazer sujeira em casa ou ter de fazer visitas constantes ao pet shop (o que gera economia). Para tanto, é preciso de uma boa bancada, com altura para permitir que você lide com ele sem precisar ficar de joelhos ou cócoras.

Também é preciso ter uma banheira ou cuba onde ele possa ficar enquanto está sendo banhado, evitando espalhar a água. Outro item necessário é uma torneira com misturador quente e frio, para ajustar conforme o desejado.

Um secador potente também é interessante, já que a pelagem molhada atrai mais a sujeira (dificultando a sua retirada com escovação), além de criar um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos causadores de doenças de pele.

Há quem ofereça um profissional para fazer o serviço, mas também é possível que o próprio tutor possa ter esse momento de cuidado e higiene junto ao seu bicho.

O que é um pet play?

O pet play, como o nome já informa, é o playground dos bichos. Ele conta com equipamentos feitos para a recreação e o treinamento (normalmente para cães e gatos, os pets mais populares). O ambiente é cercado para a segurança de bichos e pessoas, podendo ser ao ar livre ou em espaço coberto.

Um play para os animais pode ter rampas, túneis, arcos e até mesmo um circuito. Também não podem faltar um bom gramado e espaço para a correria (sozinho, com sua família ou com seus amigos de quatro patas). Dessa forma, é possível deixar que eles se exercitem e gastem a energia, o que pode contribuir bastante para problemas como latido excessivo e destruição de móveis.

O espaço pet em condomínios pode ser uma boa oportunidade para quem deseja fazer treinamentos de obediência ou agilidade com os bichos: é possível ter um treinador que vá até o seu espaço, em vez de precisar procurar uma escola e ter de levá-lo até lá.

Quais são as vantagens de morar em um condomínio pet friendly?

Quem tem um bichinho sabe que uma das maiores preocupações é o conforto (da família, do animal e de seus vizinhos), um dos mais importantes pilares para uma vida saudável. E brigas por conta de latidos excessivos podem destruir o convívio social. Ninguém deseja isso.

Uma grande vantagem do espaço pet em condomínios é ter um ambiente onde os amigos de quatro patas podem correr e brincar sem atrapalhar ninguém, inclusive latindo amistosamente (afinal, essa é a sua forma de comunicação). Depois, eles podem voltar para casa e fazer como você e sua família: deitar e descansar.

Outro ponto positivo está na higiene e limpeza da casa. Quem mora com um peludo sabe que é preciso cuidar da limpeza e escovação direito, ou corre o risco de ter seus móveis e tapetes cheirando mal. Mas, em vez de gastar com pet shop, você mesmo pode cuidar do seu bicho — uma deliciosa terapia para ambos —, dando banho em um ambiente feito para isso, sem sujar a casa (e sem desconforto para os dois).

E por falar na relação tutor-animal, não poderíamos deixar de abordar a maior convivência como uma vantagem. Nossos bichos de estimação merecem carinho e atenção, tal como qualquer outro membro da família. Com a correria do trabalho e da rotina, muitas vezes esquecemos de dar a eles o tempo que certamente merecem junto a nós.

O cuidado e a proximidade são deliciosos momentos de felicidade que vão dissolver o estresse e deixar as preocupações longe. Quem tem um cachorro, por exemplo, pode — dependendo do porte e idade — também ter um ótimo companheiro para uma corrida à beira-mar ou próximo à natureza.

Esperamos que nosso material tenha tirado as suas dúvidas sobre a importância e as vantagens de ter um espaço pet em condomínios e, assim, cuidar melhor de nossos grandes amigos peludos. Aproveite para descobrir também a importância que tem a convivência com os animais de estimação para o desenvolvimento das crianças!