Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Arquitetura e Design

Já pensou em ter uma piscina com borda infinita? 4 coisas que você precisa saber!

Antes uma marca registrada dos hotéis e resorts mais elegantes do mundo, a piscina com borda infinita hoje também faz parte de projetos residenciais de alto padrão, quando o objetivo é criar um ponto focal elegante e único para a área de lazer.

A estrutura que esconde as bordas promove a integração com o ambiente e faz a água se fundir com a paisagem, o céu e o mar, trazendo uma sensação de pura paz e sofisticação.

Quer saber quais as principais questões envolvidas na sua construção e as vantagens de se ter esse tipo de piscina na sua casa? Então acompanhe nosso artigo!

1. O que caracteriza uma piscina com borda infinita?

Você provavelmente já deve ter visto alguma foto de uma piscina com borda infinita em revistas ou na internet. Elas são caracterizadas por ter uma ou mais beiradas ocultas, dando uma sensação de amplitude ao espelho d’água que se mescla com a paisagem.

O efeito é resultado da água que transborda pelas laterais e dão a impressão de que a piscina está sem uma contenção, mas mantém-se misteriosamente cheia. Ela é um dos ícones de luxo e sofisticação, principalmente quando usada em projetos com terrenos em aclive ou declive, oferecendo um toque de dramaticidade, com uma cachoeira para o infinito.

As bordas infinitas não devem ser confundidas com as piscinas transparentes. Embora ambas sejam caracterizadas pelo aspecto moderno, a segunda tem as paredes translúcidas, permitindo que se veja de fora o que acontece dentro d’água.

2. Como é feito este modelo de piscina?

Para se chegar ao efeito da piscina com borda infinita são usados dois métodos diferentes. No primeiro, a borda é feita com uma inclinação para o lado externo, ocultando a sua presença. Já no segundo, a borda fica um pouco submersa e cria uma cachoeira.

Em ambos os casos a água que transborda é captada por uma calha colocada na parte exterior e abaixo da piscina, que passa por uma tubulação e motores, sendo devolvida para o tanque.

O mais comum é cobrir a calha com pedras ou pedriscos para esconder o sistema e absorver a água sem formar poças, além de oferecer um toque decorativo que complementa com perfeição a decoração da área de lazer.

Há quem opte por deixar que a água transborde e vaze para o sistema de esgoto da água. Mas esse método — mais econômico à primeira vista — não é nada ecológico (desperdício de um bem precioso e caro) e requer constantes reposições do líquido perdido.

A construção das piscinas de borda infinita tem um porém: o projeto demanda um investimento extra no sistema de captação da água, incluindo calhas, canos e uma bomba. O custo final pode ser 10% maior se comparado às piscinas tradicionais apenas para a construção.

Além disso, é preciso considerar também os custos de manutenção mais elevados por conta do sistema extra de circulação da água, que precisa ficar ligado o tempo todo.

Contudo, isso pode ser resolvido usando sistemas de energia solar. O investimento inicial pode até ser mais caro, mas o investimento é compensado nas contas de energia elétrica subsequentes, além de representarem uma solução sustentável e ecológica, aliando bom gosto e ecologia no seu lar!

3. Qual a melhor localização para as piscinas com borda infinita?

Outra questão comum para quem planeja ter esse tipo de piscina em casa diz respeito à localização. Se o item vai representar a realização de um sonho e você ainda não escolheu o seu lote, o ideal é privilegiar os terrenos em declive, pois permitem uma melhor conexão com o horizonte.

Se você tem vista para o mar, aproveite para fazer a borda infinita de forma a conectá-lo visualmente à piscina. Para dar a impressão de que ambos são um só, vale a pena escolher revestimentos que imitem a coloração do oceano para o acabamento do tanque.

Porém, se a ideia é aproveitar um espaço linear, também é possível apostar num desenho mais orgânico e que integre a piscina com borda infinita ao seu jardim, como se fosse um pequeno lago particular.

4. Quais as vantagens da piscina de borda infinita para o seu lar?

Além de ser uma ótima opção para passar os finais de semana com a família e amigos, ter uma piscina de borda infinita na área de lazer apresenta outras vantagens:

4.1. Design diferenciado

Não há nada de errado em se preocupar com o design da sua casa. Afinal, o lar é o oásis e a realização de um sonho, refletindo suas preferências e bom gosto. Por isso, ter uma piscina com um projeto diferenciado é a oportunidade de se personalizar e buscar algo que destaque sua construção das demais.

4.2. Decoração do ambiente

Pode parecer estranho pensar numa piscina como um item decorativo, mas é verdade. Uma piscina pode se transformar no ponto focal mais estiloso da área externa, fazendo com que a escolha do mobiliário seja feita a partir e ao redor dela.

4.3. Sensação de espaço

Nem sempre podemos ter uma piscina de grandes dimensões, seja por restrições da área ou para dar lugar a outros itens importantes (jardim, horta, espaço para os brinquedos das crianças ou churrasqueira). A borda infinita aumenta a sensação de espaço, fazendo com que o tanque pareça maior do que é.

4.4. Movimentação constante da água

Outro ponto positivo é que a água desse tipo de piscina está sempre em movimento, impedindo a estagnação e o desenvolvimento de insetos. Vale considerar o uso de um sistema de captação de energia solar para deixar motor ligado sem precisar se preocupar com a conta de eletricidade.

Gostou de saber como ter uma piscina com borda infinita em casa? Esperamos que aproveite as informações para decidir qual a melhor estrutura para atender às suas necessidades e aos seus desejos. O mais importante é investir na construção de algo que complemente a beleza do seu lazer e que garanta momentos de pura alegria!

Quer ter acesso a outros artigos para construir e decorar o seu lar? Não deixe de seguir a Laredo nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Melicio Machado

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Urban Jungle: traga floresta para dentro de casa ​

Nos dias de hoje, onde a urbanização avança a passos largos, a conexão com a…

% dias atrás

Morar perto de rios ou de praias: como escolher o local ideal para morar?

Escolher onde morar é uma decisão que vai muito além de simplesmente encontrar um imóvel…

% dias atrás

Financiar o terreno e construção da sua casa: sabia que é possível?​

Se você pensa em adquirir um imóvel ou lote, é fundamental entender as opções disponíveis.…

% dias atrás

Saiba por que um loteamento de acesso controlado é o lugar certo para você​

​ Decidir o local do seu novo lar é sempre uma tarefa difícil. Para muitos,…

% dias atrás

Jardim na casa de praia: dicas práticas para criar e cuidar do seu.

Cultivar um jardim na casa de praia é uma forma de manter a natureza ainda…

% dias atrás

Arquitetura Sensorial: trazendo o mar para dentro de casa​

Viver de forma integrada com a natureza pode ser uma experiência enriquecedora para o seu…

% dias atrás