Para que uma obra ocorra sem imprevistos, é fundamental contar com profissionais qualificados, que consigam estabelecer um cronograma eficiente e elaborar um planejamento contendo todas as suas etapas, assim como fiscalizar se cada funcionário contratado está realizando as suas funções corretamente.
Esse planejamento será essencial para o acompanhamento de obras e para que todos os prazos definidos inicialmente sejam cumpridos.
Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda a importância da tecnologia e como é fundamental fazer uma programação eficiente de compras de materiais, além de entender como um profissional auxiliará de maneira mais eficiente nesse processo. Boa leitura!
A importância da tecnologia para o acompanhamento de obras
Hoje, em qualquer atividade exercida, a tecnologia está presente como um facilitador para os mais diversos segmentos. Seja no seu trabalho ou nas atividades do dia a dia, é possível contar com soluções que forneçam otimização de tempo, maior produtividade e uma integração com outros setores para que a troca de informações seja feita sem falhas de comunicação.
Para o acompanhamento de obras, não é diferente. Por meio de aplicativos e softwares, a tecnologia permite que você acompanhe todos os andamentos e esteja por dentro das etapas de onde quer que você esteja.
Além disso, ela contribui para a redução de custos, uma vez que algumas ferramentas oferecem informações imprescindíveis para a análise de desempenho dos funcionários contratados e dos materiais escolhidos.
A tecnologia também auxilia a manter um maior contato com os profissionais que estejam no canteiro de obras, ampliando esse relacionamento. Assim, você estará ciente de todo o fluxo do seu projeto, podendo realizar solicitações ou reclamações de acordo com o andamento da construção.
Por fim, é possível ter um maior controle dos documentos, como licenças e alvarás, permitindo uma gestão mais eficiente dessa parte mais burocrática e evitando problemas em relação à legislação.
A necessidade de um bom planejamento de obras
O planejamento de obras vai muito além do que apenas definir um cronograma que conte com todos os prazos para a conclusão das etapas de seu projeto. Por meio dele, também é possível identificar quando é o melhor momento para as compras dos materiais e quais deles permitem uma eficácia maior, para que a construção seja de qualidade e realizada em um tempo hábil.
Um dos maiores gargalos relacionados a uma gestão de obras está justamente no que diz respeito à agilidade do processo de compras. Por essa razão, essa parte do acompanhamento merece uma atenção especial, assim como um contato maior com os profissionais envolvidos.
Imagine só a seguinte situação: o engenheiro que fez o projeto inicial sugeriu a compra dos materiais, o orçamento e a quantidade necessária. No entanto, houve uma falha de comunicação e os materiais entregues não eram aqueles solicitados. Além disso, eles não atendem às especifidades técnicas de seu projeto.
Caso você não esteja acompanhando de perto todos os processos, até que seja informado sobre esse equívoco, a obra ficará parada e será retomada apenas quando o problema for resolvido.
Mais uma vez, a tecnologia torna-se essencial, pois permitirá que essas informações estejam alinhadas com fornecedores e profissionais. Se mesmo assim algum tipo de situação semelhante ocorrer, a comunicação será imediata, permitindo uma resolução mais prática.
Dessa forma, evita-se que haja desperdícios de materiais, o que também pode comprometer os seus gastos. Afinal, o acompanhamento de obras é necessário não apenas para que os prazos sejam cumpridos, como também para ter uma análise da qualidade da construção e da otimização de gastos.
O papel de um profissional qualificado
Já abordamos brevemente sobre a necessidade de contar com um profissional qualificado, que auxiliará no acompanhamento de obras, contribuirá para que o planejamento seja cumprido de acordo com as especifidades, e garantirá a eficiência dos gastos e dos fornecedores contratados.
É o arquiteto que estará capacitado para a resolução de possíveis problemas que ocorrem em um canteiro de obras, além de desenvolver estratégias capazes de solucioná-los com maior eficácia. Ele também estará por dentro de todo o andamento do projeto, seja relacionado ao cronograma ou ao desempenho dos outros profissionais envolvidos.
Ele ainda desenvolverá o conceito da obra de acordo com as suas necessidades e com o perfil de sua família, oferecendo relatórios diários ou semanais para que você analise se a obra está na linha imaginada e pretendida.
Em situações que envolvem reformas, o acompanhamento também torna-se necessário em relação à análise da estrutura do imóvel. Existem aspectos que precisam ser avaliados para não comprometer a obra original e gerar gastos extras.
Caso seja uma obra nova, é essencial que todo o planejamento comece na avaliação do terreno — assim, as chances de ocorrerem problemas estruturais diminuem consideravelmente.
O acompanhamento de obras também é preciso para que todos os espaços de seu imóvel sejam bem aproveitados, otimizando as áreas disponíveis para maior comodidade ao dia a dia. O profissional envolvido nessa etapa também ficará por dentro desses aspectos, especialmente por entender qual é a realidade da família e como ela pretende utilizar aqueles ambientes.
Ele ainda utilizará materiais de qualidade, escolhidos com base em seu projeto. Existem aqueles que, apesar de parecerem contar com a qualidade necessária para uma obra bem-elaborada, não cumprem com o que prometem.
Nesse sentido, a experiência de um profissional como o arquiteto será essencial para a escolha daqueles itens que não fornecerão problemas futuros, exigindo dos moradores novas obras para corrigi-los.
Por fim, um profissional como esse tem expertise de mercado para entender todas as etapas da obra de sua casa, para antecipar demandas (como a compra de materiais, por exemplo), bem como para fazer pedidos globais — caso essa seja a melhor alternativa para a sua região.
Neste conteúdo, você viu como fazer um acompanhamento de obras de maneira eficiente em sua construção. Estar atento a essas questões é imprescindível para que o cronograma seja seguido pelos profissionais, para que os gastos sejam otimizados e para garantir o sucesso de seu projeto.
Se você gostou deste artigo, aproveite e veja como o planejamento correto é um dos principais fatores que contribuem para o bom andamento de uma obra residencial!