Casa e Construção

Saiba agora mesmo como fazer o acompanhamento de obras

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 03/06/2019
Saiba agora mesmo como fazer o acompanhamento de obras
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Para que uma obra ocorra sem imprevistos, é fundamental contar com profissionais qualificados, que consigam estabelecer um cronograma eficiente e elaborar um planejamento contendo todas as suas etapas, assim como fiscalizar se cada funcionário contratado está realizando as suas funções corretamente.

Esse planejamento será essencial para o acompanhamento de obras e para que todos os prazos definidos inicialmente sejam cumpridos.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda a importância da tecnologia e como é fundamental fazer uma programação eficiente de compras de materiais, além de entender como um profissional auxiliará de maneira mais eficiente nesse processo. Boa leitura!

A importância da tecnologia para o acompanhamento de obras

Hoje, em qualquer atividade exercida, a tecnologia está presente como um facilitador para os mais diversos segmentos. Seja no seu trabalho ou nas atividades do dia a dia, é possível contar com soluções que forneçam otimização de tempo, maior produtividade e uma integração com outros setores para que a troca de informações seja feita sem falhas de comunicação.

Para o acompanhamento de obras, não é diferente. Por meio de aplicativos e softwares, a tecnologia permite que você acompanhe todos os andamentos e esteja por dentro das etapas de onde quer que você esteja.

Além disso, ela contribui para a redução de custos, uma vez que algumas ferramentas oferecem informações imprescindíveis para a análise de desempenho dos funcionários contratados e dos materiais escolhidos.

A tecnologia também auxilia a manter um maior contato com os profissionais que estejam no canteiro de obras, ampliando esse relacionamento. Assim, você estará ciente de todo o fluxo do seu projeto, podendo realizar solicitações ou reclamações de acordo com o andamento da construção.

Por fim, é possível ter um maior controle dos documentos, como licenças e alvarás, permitindo uma gestão mais eficiente dessa parte mais burocrática e evitando problemas em relação à legislação.

A necessidade de um bom planejamento de obras

O planejamento de obras vai muito além do que apenas definir um cronograma que conte com todos os prazos para a conclusão das etapas de seu projeto. Por meio dele, também é possível identificar quando é o melhor momento para as compras dos materiais e quais deles permitem uma eficácia maior, para que a construção seja de qualidade e realizada em um tempo hábil.

Um dos maiores gargalos relacionados a uma gestão de obras está justamente no que diz respeito à agilidade do processo de compras. Por essa razão, essa parte do acompanhamento merece uma atenção especial, assim como um contato maior com os profissionais envolvidos. ​

Imagine só a seguinte situação: o engenheiro que fez o projeto inicial sugeriu a compra dos materiais, o orçamento e a quantidade necessária. No entanto, houve uma falha de comunicação e os materiais entregues não eram aqueles solicitados. Além disso, eles não atendem às especifidades técnicas de seu projeto.

​Caso você não esteja acompanhando de perto todos os processos, até que seja informado sobre esse equívoco, ​a obra ficará parada e será retomada apenas quando o problema for resolvido.

Mais uma vez, a tecnologia torna-se essencial, pois permitirá que essas informações estejam alinhadas com fornecedores e profissionais. Se mesmo assim algum tipo de situação semelhante ocorrer, a comunicação será imediata, permitindo uma resolução mais prática.

Dessa forma, evita-se que haja desperdícios de materiais, o que também pode comprometer os seus gastos. Afinal, o acompanhamento de obras é necessário não apenas para que os prazos sejam cumpridos, como também para ter uma análise da qualidade da construção e da otimização de gastos.

O papel de um profissional qualificado

Já abordamos brevemente sobre a necessidade de contar com um profissional qualificado, que auxiliará no acompanhamento de obras, contribuirá para que o planejamento seja cumprido de acordo com as especifidades, e garantirá a eficiência dos gastos e dos fornecedores contratados.

É o arquiteto que estará capacitado para a resolução de possíveis problemas que ocorrem em um canteiro de obras, além de desenvolver estratégias capazes de solucioná-los com maior eficácia. Ele também estará por dentro de todo o andamento do projeto, seja relacionado ao cronograma ou ao desempenho dos outros profissionais envolvidos.

Ele ainda desenvolverá o conceito da obra de acordo com as suas necessidades e com o perfil de sua família, oferecendo relatórios diários ou semanais para que você analise se a obra está na linha imaginada e pretendida.

Em situações que envolvem reformas, o acompanhamento também torna-se necessário em relação à análise da estrutura do imóvel. Existem aspectos que precisam ser avaliados para não comprometer a obra original e gerar gastos extras.

Caso seja uma obra nova, é essencial que todo o planejamento comece na avaliação do terreno — assim, as chances de ocorrerem problemas estruturais diminuem consideravelmente.

O acompanhamento de obras também é preciso para que todos os espaços de seu imóvel sejam bem aproveitados, otimizando as áreas disponíveis para maior comodidade ao dia a dia. O profissional envolvido nessa etapa também ficará por dentro desses aspectos, especialmente por entender qual é a realidade da família e como ela pretende utilizar aqueles ambientes.

Ele ainda utilizará materiais de qualidade, escolhidos com base em seu projeto. Existem aqueles que, apesar de parecerem contar com a qualidade necessária para uma obra bem-elaborada, não cumprem com o que prometem.

Nesse sentido, a experiência de um profissional como o arquiteto será essencial para a escolha daqueles itens que não fornecerão problemas futuros, exigindo dos moradores novas obras para corrigi-los.

Por fim, um profissional como esse tem expertise de mercado para entender todas as etapas da obra de sua casa, para antecipar demandas (como a compra de materiais, por exemplo), bem como para fazer pedidos globais — caso essa seja a melhor alternativa para a sua região.

Neste conteúdo, você viu como fazer um acompanhamento de obras de maneira eficiente em sua construção. Estar atento a essas questões é imprescindível para que o cronograma seja seguido pelos profissionais, para que os gastos sejam otimizados e para garantir o sucesso de seu projeto.

Se você gostou deste artigo, aproveite e veja como o planejamento correto é um dos principais fatores que contribuem para o bom andamento de uma obra residencial!