Dúvidas

Urbanizadora, construtora e incorporadora: entenda as diferenças

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 20/07/2022
Urbanizadora, construtora e incorporadora: entenda as diferenças
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O mercado imobiliário e a construção civil estão entre os ramos mais relevantes de qualquer economia, e são extremamente valorizados no Brasil. Por isso, é natural saber que contam com muitas empresas e profissionais envolvidos em seus processos. Pensando nisso, preparamos um post mostrando as diferenças entre urbanizadora, construtora e incorporadora.

Trata-se de um tema que ainda causa muita confusão em quem não é do setor, mas o fato é que, embora sejam instituições com algumas similaridades, suas atribuições e capacidades não são propriamente as mesmas, apresentado distinções que não podem ser menosprezadas. Continue sua leitura e descubra algumas delas! 

O que é uma urbanizadora?

No mercado imobiliário, tudo começa pela urbanizadora. Afinal, é a empresa responsável pelas fases iniciais dos projetos do ramo, fazendo o parcelamento do solo, implantando as obras de infraestrutura e fazendo a venda dos lotes. Entre as suas atribuições mais relevantes para a sociedade, podemos destacar a própria geração de novos bairros e do zoneamento urbano.  

Muita gente não sabe, mas são as urbanizadoras que viabilizam os empreendimentos, estabelecendo as redes de água e energia, além da iluminação pública, paisagismo e tratamento de esgoto, por exemplo. Também participam das etapas de licenciamento, empregando profissionais como engenheiros, arquitetos, geólogos, topógrafos e muito mais.

O que é uma construtora?

Já a construtora é a empresa responsável pela execução física do empreendimento. Algumas das melhores empresas do segmento, inclusive, são incorporadoras e construtoras ao mesmo tempo. Com isso, elas podem garantir o máximo de qualidade nos seus produtos, viabilizando o projeto adequadamente desde o início até a construção dos imóveis propriamente ditos.

Quando falamos em construir pensamos em obra, e isso é feito por tais instituições, sempre em sintonia com as especificações técnicas, o memorial descritivo e os prazos estipulados em contrato. Muitas vezes, o cliente consegue negociar diretamente com a construtora, podendo experimentar benefícios como menos burocracia e mais facilidade no pagamento.

O que é uma incorporadora?

Outra empresa que tem muita relevância no contexto da construção civil e do mercado imobiliário brasileiro é a incorporadora. Na prática, ela não exerce tantas funções de alta complexidade como fazem as urbanizadoras e construtoras, mas desempenha um papel fundamental quando pensamos do ponto de vista jurídico dos projetos.

Tal instituição fica responsável, por exemplo, por providenciar a documentação legal, além de formalizar e legalizar o empreendimento. Para isso, precisa providenciar a entrega de toda a papelada necessária para o Cartório de Registro de Imóveis da cidade, avaliando inconsistências e tomando providências para que tudo fique de acordo com a lei.

Como você pôde ver, a urbanizadora, construtora e incorporadora contam com funções preponderantes dentro dos ramos de construção civil e do mercado imobiliário, sendo imprescindíveis para que os projetos saiam do papel e atendam bem à sociedade como um todo.

Gostou de aprender as diferenças entre urbanizadora, construtora e incorporadora? Quer contar com uma urbanizadora e construtora com a mais elevada credibilidade e expertise no mercado imobiliário? Então, não perca mais tempo: clique aqui e entre em contato conosco!