Dúvidas

Índices imobiliários: quais são os principais fatores atuantes

Digital Laredo
Escrito por Digital Laredo em 20/03/2023
Índices imobiliários: quais são os principais fatores atuantes
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Se você busca investir em um ativo seguro, com certeza de valorização, comprar um imóvel pode ser uma ótima ideia. Conhecer e entender os índices imobiliários ajuda a tomar decisões mais conscientes.

Além disso, para quem decide empreender nesse segmento, conhecer os índices imobiliários é essencial para expandir as aquisições de maneira inteligente. Isso vale para quem quer atuar com revenda, aluguel por temporada ou contratos longos.

Os índices imobiliários são um conjunto de indicadores e métricas de mercado que influencia na formação dos preços de venda de imóveis, bem como na sua locação.

Quer entender melhor o assunto? Então, continue a leitura deste post!

Por que os índices imobiliários são importantes?

Os índices imobiliários são indicadores econômicos que influenciam a formação de preços desse segmento. Por isso, são importantes para qualquer pessoa que queira investir na área imobiliária, ou mesmo para quem quer sair do aluguel.

Ficar por dentro desses indicadores ajuda a ter mais clareza dos movimentos de mercado e das suas tendências, ou seja, possibilidades em um determinado período.

Assim, é possível identificar qual o melhor momento para comprar um imóvel, construir, locar ou mesmo investir em outros ativos, como nas LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) ou na compra de ações de empresas no setor.

Em resumo, esses indicadores são essenciais para ter um mínimo de qualidade nas decisões que envolvem o segmento imobiliário.

O que pode influenciar nos índices imobiliários?

Todos os índices de qualquer segmento são o resultado de influências internas e externas, ou seja, dos movimentos do mercado como um todo. Assim, há alguns aspectos que podem influenciar direta ou indiretamente nos preços de imóveis.

A seguir, conheça os principais.

Taxa Selic

Essa é a nossa taxa básica de juros, ou seja, é a partir dela que todos os preços e outras taxas são definidos. A taxa Selic é uma diretriz do Banco Central e apresentada nas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária). Ela está diretamente relacionada à inflação.

Quando o movimento econômico do país apresenta uma tendência de crescimento inflacionário, o Banco Central aumenta a taxa Selic com o intuito de desacelerar o consumo. Assim, atua como um freio da inflação.

Entre os agentes influenciadores dos índices imobiliários, a Selic se destaca como o mais importante.

Vale ressaltar que, entre março de 2021 e agosto de 2022, ela apresentou 12 aumentos consecutivos, saindo de 2% ao ano para 13,75% ao ano. No início de 2023, em sua primeira reunião do ano vigente, o Copom manteve a Selic em 13,75% a.a.

Produto Interno Bruto

Simplificado pela sigla PIB, o Produto Interno Bruto é um indicador usado pelos estados e pelo Censo para identificar o crescimento da unidade federativa, dos setores e da federação.

É uma métrica muito importante porque traz um pouco do quanto o nosso país está se desenvolvendo economicamente. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB mensura a quantidade de bens e serviços produzidos, considerando o valor apresentado ao cliente final.

De uma forma geral, o PIB deve ser analisado em conjunto com outros indicadores, como a Balança Comercial. Afinal, um crescimento de produção sem aumento de demanda, principalmente de exportações, pode sinalizar excedente produtivo, e isso é um problema para a economia.

Política

Economia e política estão diretamente relacionadas. As decisões tomadas pelo Congresso e pela Presidência impactam diretamente o mercado. Isso acontece tanto por meio das legislações quanto a partir de falas e posicionamentos, que podem gerar o que chamamos de especulação.

É comum também que momentos de recessão estejam relacionados ao contexto político, já que a figura do Chefe de Estado é de extrema importância para as relações diplomáticas entre países.

Quanto melhor é esse relacionamento, maiores as oportunidades para atrair capital estrangeiro. Isso é essencial para favorecer a nossa Balança Comercial e a nossa moeda perante o dólar, reduzindo a sua cotação e contribuindo para aumentar o nosso poder de compra.

Macroeconomia

A qualidade da saúde econômica de um país não é definida apenas pelo seu contexto interno. Assim, o que está acontecendo no mundo também interfere nos índices imobiliários. Em resumo, a economia nacional pode ser fortalecida ou não conforme acontecimentos externos, além das decisões do Banco Central.

O ideal é que todas essas decisões considerem as tendências do mercado externo. Dessa maneira, é esperado que o Bacen atue de maneira preditiva para reduzir possíveis danos à nossa política econômica interna.

Por exemplo, no início de 2023, o Brasil começou a presenciar uma onda de layoffs (desligamentos de colaboradores em massa). No entanto, isso não fica restrito ao nosso país. Na verdade, é um reflexo da recessão que começou “a dar as caras” nos Estados Unidos, em meados de 2021. O que o Bacen pode fazer a respeito disso?

Infelizmente, por ser um país dominante no mercado, qualquer movimento de recessão dos Estados Unidos gera também um movimento em cascata no mundo inteiro.

Em paralelo a isso, o mundo vive um momento de tensão em relação ao conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia. Esse evento está inflamando as relações entre a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Rússia. Podemos estar vivenciando o estopim da Terceira Guerra Mundial.

Quais os principais índices imobiliários do mercado?

Agora que você conheceu alguns aspectos que influenciam na formação dos índices imobiliários, que tal conferir os seus principais indicadores? Para te ajudar a aprimorar o seu conhecimento, listamos abaixo os principais:

Entre esses indicadores, o mais usado como parâmetro para reajuste no preço de imóveis é o IGP-M. Portanto, sempre que houver um aumento nesse índice, tenha a certeza de que acontecerá o mesmo no preço de imóveis para compra ou locação. Isso ocorre todo ano.

Então, o que você achou deste post sobre os índices imobiliários? Esperamos que você tenha compreendido melhor quais são os agentes que interferem na formação dos valores de imóveis e por que deve acompanhá-los para investir da melhor maneira possível.

Se você gostou do nosso conteúdo, siga as nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades! Estamos no Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e LinkedIn.