Dúvidas

Descubra agora como ter sucesso na gestão de condomínios

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 20/02/2022
Descubra agora como ter sucesso na gestão de condomínios
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Cuidar do local em que vivemos é algo muito importante para que tenhamos qualidade de vida em nossa rotina, mas isso pode ser especialmente desafiador quando compartilhamos um lugar com pessoas com características, demandas e valores diferentes. Por isso, preparamos um post para mostrar agora como ter sucesso na gestão de condomínios!

Isso significa a realização de reuniões de assembleia, fiscalização de funcionários, manutenção de equipamentos e muitas outras ações, que fazem parte da área administrativa do empreendimento e são imprescindíveis até para assegurar o patrimônio de todos. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

Melhore a organização do setor administrativo

Um dos maiores problemas de condomínios no Brasil está relacionado com o setor administrativo, sobretudo no que diz respeito ao quadro de funcionários. Por isso, para ter sucesso na gestão, é crucial organizá-lo. É preciso ter cuidado desde o início, caprichando nos recrutamentos, seleções e treinamentos, que podem ser terceirizados, feitos pelo síndico ou um conjunto de moradores.

De qualquer maneira, será preciso ter os documentos em ordem e checar se existem discrepâncias na folha de pagamento, nos turnos de trabalho e assim por diante, para evitar eventuais multas ou ações trabalhistas. As escalas precisam ser bem elaboradas, evitando brechas ou sobreposições. Também é crucial marcar reuniões, passar orientações e as principais demandas do local.

Tenha uma boa comunicação com os moradores

Não tem jeito: o responsável pela gestão de condomínios precisa apostar em um diálogo aberto com os moradores. Essa é uma maneira de demonstrar que as devidas ações estão sendo tomadas, de esclarecer quaisquer dúvidas e não abrir espaço para questionamentos infrutíferos, que poderiam gerar estremecimento na relação.

Tal atitude é imprescindível, não importando se é um síndico eleito ou uma administradora profissional. Para economizar tempo e trazer mais praticidade, podem ser adotados canais que vão além do tradicional livro de reclamações, como a disponibilização de telefones, um e-mail exclusivo, aplicativos de mensagens e assim por diante.

Considere contar com assistência jurídica e contábil

Por fim, já deu para perceber que ter sucesso na gestão de condomínios é algo desafiador e, definitivamente, um dos problemas mais comuns no setor imobiliário brasileiro. Muitas vezes, os problemas são tão diversos e complexos que fica difícil resolvê-los sem auxilio especializado de profissionais que estejam familiarizados com o segmento.

Sendo assim, considerar contar com assistência jurídica e contábil é um caminho natural, que deve ser debatido entre os condôminos. O respaldo de contadores e/ou advogados podem evitar impasses tributários e legais na representação do empreendimento, como no recolhimento de encargos, contribuições e prestação de contas.

Agora você já sabe como ter sucesso na gestão de condomínios e pode aproveitar melhor os inúmeros benefícios de morar em um empreendimento do tipo, que é a escolha certa para quem está em busca de um pouco mais de segurança, tranquilidade e qualidade de vida para sua família!

Gostou de descobrir como ter sucesso na gestão de condomínios? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar sua sugestão? Então, não deixe de fazer um comentário para nós aqui no blog!