Dúvidas

Como comprar terrenos pode ser um bom investimento?

Digital Laredo
Escrito por Digital Laredo em 18/01/2022
Como comprar terrenos pode ser um bom investimento?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Comprar um terreno pode ser um início para começar um investimento, no entanto seria interessante analisar alguns itens para saber se está de acordo com o que planeja.

Na hora de fazer qualquer investimento sempre haverá dúvidas. Afinal, todo mundo sempre busca a melhor opção. Na prática, para fazer uma boa escolha, é preciso considerar tanto o valor disponível quanto o tempo que o investidor pretende esperar até que o retorno seja obtido.

A boa notícia é que o mercado imobiliário é sempre uma possibilidade interessante para quem deseja iniciar o seu negócio sem correr muitos riscos. Nesse caso, os terrenos à venda torna-se cada vez mais atrativo devido aos menores investimentos iniciais e custos de manutenção.

Comprar um terreno é um passo importante. Portanto, para fazer a escolha certa, a pessoa deve ter clareza sobre o que deseja fazer.

Por exemplo, se a ideia é investir, é importante saber se pretende construir algumas propriedades ou apenas se venderá o terreno. Se a pessoa tem em mente construir, já deve saber mais ou menos o que gostaria. Se deseja dividir o espaço, construir algumas casas ou construir um edifício

Isso pode parecer um clichê, mas a verdade é que muitas pessoas ficam confusas com o entusiasmo momentâneo ou com as conversas do vendedor e acabam pulando essa etapa básica. O ideal é que, antes de começar a visitar esses lugares, é necessário fazer uma pesquisa completa sobre o que está procurando e o que gostaria.

É importante definir os pontos de interesse e preços médios em certas áreas. Em seguida, após a confirmação da visita, certificar-se de entender a comunidade, o nível de segurança da área e outros itens que são decisivos para a compra.

Como deve saber, fotos tiradas com cuidado podem criar verdadeiros milagres. Para não cair na armadilha e garantir o sucesso da compra do terreno, é fundamental não deixar de visitar este local. É necessário verificar se o conteúdo do anúncio está de acordo com a realidade.

Investimento em terrenos é evidência de bons negócios

Confira abaixo, alguns pontos de podem demonstrar que ao comprar um terreno o comprador está fazendo um grande investimento:

  • Valorização 

A valorização é um dos principais pontos, e que dificilmente não ocorre. Principalmente quando está localizado em uma área de crescimento, o valor do terreno costuma ser superior ao de uma casa ou apartamento. Portanto, nunca se deve esquecer de avaliar o que está ao redor do terreno. Se o comprador não tem pressa em construir, também pode deixar o preço do terreno subir e depois revendê-lo quando achar que vale a pena.

  • Flexibilidade

 O comprador pode investir em terrenos para construir um imóvel onde poderá morar, alugar ou vender. Além disso, também pode esperar a valorização do próprio terreno não urbanizado e revendê-lo com uma boa margem de lucro.

No entanto, é importante entender que quando adquire um terreno, na verdade o comprador tem uma folha de papel em branco em mãos. Onde pode construir casas ou prédios, ou até, dependendo do tamanho, parcelamento e revenda. Porém, se o comprador ainda não definiu o destino do seu investimento, não deve se preocupar.

Com a compra do terreno, as possibilidades são diversas. Basta avaliar as opções que podem trazer maior rentabilidade para a pessoa.

  • Segurança

 Investir em terrenos é um bom negócio porque pode trazer segurança para os ativos. Muitas coisas estão registradas no cartório, todos os impostos são pagos em dia, dificilmente se perde – isso é diferente do que acontecia com alguns brasileiros no passado, onde os ativos ficavam guardados na poupança.

  • Personalizado

 Se o comprador tem em mente comprar um terreno para construir um imóvel, terá liberdade de escolha ilimitada em comparação com a escolha de uma casa pronta. Afinal, ao construir um imóvel do zero, pode criar um projeto totalmente customizado que atenda plenamente às necessidades e requisitos.

  • Economia

Diversas pessoas destacam que comprar terras pode representar uma boa economia. Pois, algumas manutenções fixas são muito mais baratas do que um prédio pronto porque geralmente cobre apenas IPTU.

Como por exemplo, se a pessoa compra um apartamento planejado ou um imóvel pronto, normalmente precisa pagar no mínimo IPTU e o condomínio. Com o terreno, essas despesas diminuem.

Outro ponto que deve ser ressaltado é a compra de terrenos em condomínio, mesmo que ainda seja em um condomínio, os valores não se comparam a compra de imóveis. Além disso, cada dia mais, os condomínios se destacam e valorizam mais.

Desta forma, se a pessoa tem em mente em fazer um investimento, a compra de um terreno é uma ótima alternativa. Basta procurar pelo terreno que deseja, e com uma boa localização. Sendo assim, se todas as informações coincidem com o planejado não há dúvidas de que será um bom investimento.