Quais os diferenciais que um condomínio fechado pode lhe oferecer?

Quais os diferenciais que um condomínio fechado pode lhe oferecer?

Morar em condomínio é uma tendência cada vez maior nos dias atuais. E não é para menos, existem diversas diferenças para a vida de quem opta por esse tipo de habitação.

Se você já se perguntou quais seriam os benefícios de morar em um condomínio fechado, este texto é para você. Continue lendo nosso post e descubra todas as diferenças e vantagens disponíveis nessa morada!

1. Segurança

Como não falar sobre esse fator que é um dos mais importantes. Morar em uma casa pode ser muito bacana e a sensação de liberdade é ótima, mas a partir do momento em que algum imóvel na rua é assaltado, temos de tomar providências e acabamos reféns no nosso próprio lar.

Prédios sofrem menos com isso, mas você provavelmente já viu casos de arrastões em edifícios em que diversos apartamentos foram assaltados. Em muitos casos, moradores são mantidos como reféns para o caso da polícia aparecer.

Além disso, para quem tem filho é sempre uma preocupação deixar as crianças brincarem na rua ou mesmo no playground do prédio, onde a grande movimentação de pessoas de fora pode ser arriscada.

Em um condomínio fechado, todas essas preocupações se dissipam. Não importa se o condomínio é de casas ou de edifícios, todos têm guarita e são cercados. Só isso já é uma grande diferença. Além disso, muitos dos condomínios contam com sistema de monitoramento, o que traz ainda mais segurança para os moradores.

Todo o sistema de segurança de um condomínio, desde os portões até o cadastro de visitantes, ajuda a ter maior controle sobre quem entra e sai do espaço, aumentando em muito a segurança do local.

Dessa forma, as crianças podem brincar com liberdade e você não precisa se preocupar quando for viajar no fim de semana; sempre terá alguém zelando pelo seu imóvel.

2. Lazer

Já que falamos sobre as crianças, saiba que em um condomínio fechado, especialmente os horizontais (de casas), as opções de lazer são inúmeras. Isso dependerá, é claro, do tipo e padrão de condomínio que você escolher.

Mas, no geral, costumam ter parquinhos para as crianças. Outros ainda podem contar com quadra poliesportiva, piscina, salão de jogos etc.

Além das opções para as crianças, ainda existem os condomínios com diversos atrativos para os adultos, como academia, espaço gourmet, salão de festas etc.

Para ter acesso a tudo isso morando em um prédio ou casa, seria muito mais dispendioso. A vantagem é que em um condomínio as despesas de construção e manutenção desses espaços é dividida por todos.

3. Comunidade

Provavelmente, você não deve conhecer muito bem os seus vizinhos, ainda mais se mora em um prédio.

É muito difícil termos contato com as pessoas que moram ao nosso redor. Quando muito, cruzamos com elas no elevador ou na garagem.

Em um condomínio de casas, o senso de comunidade é completamente diferente. Com tantos espaços de lazer em comum, a necessidade de tomada de decisão em conjunto — por meio de assembleias — é muito comum criar laços e amizades com os vizinhos.

Para as crianças, o benefício é ainda maior. Grupos de amigos acabam se formando. As crianças crescem juntas e constroem uma forte amizade. E o senso de fazer parte de um grupo é muito importante na formação de bons cidadãos.

4. Privacidade

Morar em uma casa ou em um prédio sem condomínio pode trazer alguns inconvenientes. Vendedores ambulantes costumam passar e atrapalhar nossos momentos de descanso.

Alguns até tocam o interfone para tentar nos oferecer algum produto, que geralmente não precisamos.

A guarita do condomínio barra todos esses inconvenientes e, a menos que você tenha solicitado a visita de algum consultor, dificilmente precisará lidar com esse tipo de inconveniente.

5. Manutenção

Condomínios fechados, principalmente os de maior porte, têm administradoras por trás para gerenciar todo o dia a dia, além dos cuidados que são necessários com os espaços de lazer, a garagem e as próprias moradias. Dependendo do condomínio, existem muitos funcionários.

Qualquer problema ou imprevisto pode ser rapidamente solucionado com a ajuda da administração. Você não precisará se preocupar em chamar um profissional que não conhece bem e provavelmente vai lhe cobrar os olhos da cara.

Viver com essa sensação de amparo é tranquilizante.

6. Estilo de vida

Existem normas de conduta a serem seguidas em um condomínio fechado, isso faz com que os moradores que procuram esse tipo de moradia sejam pessoas mais disciplinadas e propensas a conviverem bem.

Viver harmoniosamente com as pessoas com as quais dividimos o espaço ajuda a combater o estresse do dia a dia.

7. Investimento

Comprar um imóvel em um condomínio fechado é um investimento para o futuro. Ele sempre vai se valorizar, principalmente porque o bairro costuma se desenvolver com a chegada dos condomínios, o que eleva ainda mais o valor do imóvel.

Mas para ter certeza de estar fazendo um bom investimento a longo prazo, é crucial estudar bem o bairro em que o empreendimento está. Analise o histórico e os investimentos, tanto público quanto privados, que estão sendo feitos na área.

 

8. Economia

Economizar é sempre algo que devemos fazer. Morando em um condomínio, diversas despesas são divididas entre os moradores, amenizando os gastos que você teria se tivesse de pagar por lazer, segurança e manutenção sozinho.

Mas faremos um post só sobre isso. Fique de olho no nosso blog para saber mais sobre como você consegue economizar nesse tipo de moradia.

9. Tranquilidade

Somando as vantagens de morar em um condomínio, chegamos à melhor de todas: ter mais qualidade de vida.

Por ter mais segurança e conforto, é possível descansar melhor e levar uma vida mais tranquila e saudável.

Os filhos também levam vantagem por crescerem em um ambiente seguro e com muitos amigos e diversão. Sabemos o quanto é difícil hoje em dia as crianças poderem brincar fora de casa. Isso faz toda a diferença no desenvolvimento delas.

Se você chegou até o fim deste post, provavelmente já vem cogitando mudar para esse tipo de ambiente, não é mesmo? Entre em contato conosco para explicarmos melhor todas as vantagens de morar em condomínio horizontal e mostrarmos as opções que aguardam você!

Posts relacionados