Bem estar e Integração

5 esportes à beira-mar que você pode experimentar!

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 06/10/2017
5 esportes à beira-mar que você pode experimentar!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Aracaju é um destino procurado por turistas de todos os cantos. E isso não é à toa, porque as belezas naturais do local são mais do que elogiáveis. 

Como se não bastassem as próprias praias, a capital ainda conta com uma boa estrutura para se viver, oferecendo algumas facilidades típicas de cidade grande para o cotidiano.

No entanto, engana-se quem acredita que, por ser o município mais populoso e desenvolvido do estado, ele não oferece tranquilidade para os seus moradores. Muito pelo contrário! Prova disso são os esportes marítimos, cuja prática se dá em regiões maravilhosas e que ainda contribuem para o bem-estar.

Para que você possa compreender mais sobre eles e entender como podem aumentar sua qualidade de vida, continue lendo o post!

1. Kitesurf

O termo “kite” vem do inglês e pode ser livremente traduzido como “pipa”. Esse esporte radical leva esse nome justamente por ser uma espécie de surf feito com o auxílio de uma estrutura que se move de acordo com a força e a direção impostas pelo vento.

Parece complexo, não é mesmo? Depois de algumas horas praticando, no entanto, a tendência é que você esteja completamente interessado em aprender mais. Por isso, é absolutamente recomendado fazer algumas aulas, já que as aventuras do kitesurfing podem trazer alguns riscos para quem não é tão familiarizado com o esporte.

Nesse sentido, a Aracaju Kitesurf School pode ajudar bastante, pois, além de saberem os segredos do “kitear”, os instrutores também conhecem bem as praias das redondezas. 

Vale frisar que alguns cuidados com segurança são essenciais a partir do momento em que você decide embarcar nessas emoções. Alguns deles são:

  • use sempre o leash de segurança;
  • fique suficientemente perto da margem;
  • retire o trapézio da barra, caso você não consiga mais decolar porque o kite caiu;
  • tenha atenção com os ventos rajados.

Uma vez que as técnicas estejam dominadas, você não verá a hora de poder cair na água e se deixar levar pelo vento!

2. Stand Up Paddle

Se você está pensando em se mudar, mas ainda não sabe qual seria a melhor localização, considere uma localidade próxima ao mar. Além do sossego, você poderá praticar o stand up paddle (SUP), um dos esportes marítimos que tem sido uma verdadeira febre no litoral brasileiro.

A Remada Rosa, localizada no Povoado Areia Branca de Aracaju, dispõe de instrutores qualificados e todos os equipamentos necessários para que você experimente essa sensação incrível sem comprometer a sua segurança. 

Apesar do nome ser um pouco complicado, a ideia é simples: você sobe em uma prancha e, com o auxílio de um remo próprio, “anda” sobre a água. Além de ser muito bacana, ele também é um tanto quanto fascinante, pois desde o primeiro dia de aprendizado já é possível ficar de pé e flutuar por aí. 

Algumas outras vantagens de praticá-lo são:

  • quase não tem restrições quanto à idade dos praticantes;
  • não demanda muito preparo físico de quem pratica;
  • apresenta um baixo custo de manutenção;
  • permite vários níveis de intensidade;
  • ajuda a recuperar lesões, pois não tem impacto e trabalha a musculatura em torno dos tornozelos e dos joelhos;
  • queima muitas calorias.

3. Beach Tênis

Se você deseja curtir mais seus filhos e aproveitar a companhia deles, algumas horas de beach tênis por dia podem fazer com que vocês deem boas risadas e se divirtam juntos.

Praticando-o, é possível contemplar o visual e ainda se mexer muito! Você pode aprender os movimentos e competências necessárias para começar a jogar na região da praia próxima ao Havanna Beach Bar (antigo Abrolhos). Por lá, é possível encontrar adeptos desse esporte.

Embora seja frequentemente confundido com o frescobol, que se originou no Brasil, essa modalidade nasceu na Itália.

Com bolinhas semelhantes, mas mais leves que as do tênis convencional, a disputa é geralmente realizada entre duplas. Os saques podem ser feitos a qualquer distância e os pontos são contabilizados da mesma forma que na quadra ou no saibro. 

4. Remo 

Parte esporte, parte meio de locomoção, o remo pode ter variadas funções: tudo depende de seus objetivos com ele. Fato é que seus braços serão consideravelmente exigidos e você se exercitará bastante por conta disso.

A capital sergipana tem uma estrutura completa para assegurar que esse exercício seja feito da melhor forma possível. Duas escolas dão conta do recado: a do Parque dos Cajueiros e a Cotinguiba.

Remar em barcos é um atividade que persiste na cultura humana desde a mais remota antiguidade. Sua concepção esportiva surgiu apenas na Inglaterra do século XIX, com a criação de clubes especializados às margens do rio Tâmisa, localizado em Londres. 

Conforme a popularização crescia, despontavam também as demandas por uma regularização relacionada ao peso, às dimensões do barco, à quantidade de pessoas etc. Assim, foi criada a Fédération Internationale dês Sociétés d’Aviron (FISA), em 1892, sendo esta a mais antiga entidade regulamentadora do esporte em todo o mundo.

Histórias e teorias à parte, vale muito a pena conhecê-lo na prática!

5. Surf

Tudo bem que, considerando os outros esportes marítimos, o surf não seja tão à beira-mar assim. Afinal, ele pressupõe que você caia na água e aproveite as ondas para fazer manobras de arrepiar.

Se você deseja aproveitar melhor as águas sergipanas, saber como lidar com a prancha, manter a calma caso tome um “caldo” e ter outras informações de extrema relevância para surfar bem e com segurança, o Connection Surf pode ajudar.

Um dos pontos mais legais é entrar em contato total com a natureza. Afinal, você depende do movimento que a onda faz para acompanhá-la e sentir o friozinho na barriga de estar sobre algo tão belo e incontrolável ao mesmo tempo!

A saúde também agradece, já que você precisa nadar muito, mesmo quando já é experiente, trabalhando o corpo todo e melhorando o funcionamento do seu sistema respiratório. 

Mesmo morando em uma casa com piscina, aproveitar a orla e as areias das praias de Aracaju é uma sensação renovadora. Praticando os esportes aquáticos acima citados, você pode se divertir muito, seja sozinho, seja com a família ou entre amigos.

E aí, gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais e marque os amigos que não dispensam uma boa aventura por nada neste mundo!