Arquitetura e Design

Fique de olho nas tendências de decoração residencial para 2022

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 05/08/2022
Fique de olho nas tendências de decoração residencial para 2022
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O mercado imobiliário e a construção civil são ramos que estão em constante evolução e, muitas vezes, o que era excelente há alguns anos é considerado ultrapassado. Com isso, é natural perceber que seus projetos precisam se adaptar. Diante de tal realidade, preparamos um post para você ficar de olho nas tendências de decoração residencial para 2022.

Essa tendência, trás algumas novidades surpreendentes, enquanto determinadas escolhas já vinham fazendo parte do segmento, ganhando apenas algumas atualizações ou ainda mais relevância no contexto das propriedades dos dias de hoje. Quer aprender mais sobre isso? Então, continue sua leitura!

Minimalismo

Não dá para falar em tendências de decoração residencial para 2022 sem citar a vocação minimalista da sociedade atual. No entanto, o novo minimalismo conta com algumas mudanças, mais voltadas para o consumo e soluções de automação que podem se fazer presentes nos projetos decorativos de um mundo pós-pandemia.

Isso se aplica, por exemplo, no conceito aberto, que demanda menos cômodos, móveis e divisórias, integrando ambientes de sala de estar, jantar e cozinha. Outro reflexo da tendência é a mobília planejada e multifuncional, que oferece maior versatilidade ao exercer mais de uma função, gerando um melhor aproveitamento e menos itens nos espaços.

Uso do dourado

O uso do dourado é uma das tendências de decoração residencial para 2022 que mostra como tudo é cíclico no design de interiores, tendo em vista que já fez bastante sucesso em outro tempo, como nas distantes décadas de 20, 60 e 70. No entanto, nos dias de hoje, a cor está em alta e é sinônimo de sofisticação.

A tonalidade remete ao ouro e cai muito bem em detalhes como luminárias, vasos, porta-retratos e no acabamento de molduras. Logicamente, é preciso que haja um diálogo harmonioso com outros itens decorativos, que devem ser mais discretos. Em linhas gerais, os cômodos que melhor recebem o conceito são cozinhas, banheiros e quartos de dormir.

Sustentabilidade

Diretamente ligado ao conceito minimalista está o preceito da sustentabilidade. Quando pensamos na aplicação do conceito aberto, por exemplo, o meio ambiente é agraciado com menos consumo de energia elétrica, por conta do melhor aproveitamento de recursos da natureza, como a iluminação solar e a ventilação natural.

Além disso, há a ideia de trazer mais verde para dentro de casa, seja por meio de vasos de plantas, de jardins contemporâneos ou da criação de uma horta vertical, eventualmente até com temperos e ervas comestíveis. Completa a tendência o uso de aparelhos focados em economia, como eletrodomésticos de menor consumo e lâmpadas de LED.

Agora você já sabe quais são as principais tendências de decoração residencial para 2022! No entanto, é preciso compreender se elas estão em sintonia com o seu estilo pessoal e não entram em conflito com as outras escolhas decorativas que você fez no seu imóvel!

Gostou de aprender quais as tendências de decoração residencial para 2022? Quer dividir as informações com seus amigos e colegas? Então, compartilhe livremente nosso post em suas redes sociais!