Bem estar e Integração

Gestão do tempo: 5 passos para administrar melhor sua vida

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 12/02/2020
Gestão do tempo: 5 passos para administrar melhor sua vida
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Hoje, com a rotina cada vez mais corrida, existe a necessidade de buscar por alternativas que contribuam para uma melhor gestão do tempo, justamente para que a pessoa possa usufruir de bons momentos ao lado daqueles que gosta, bem como ter oportunidades de fazer aquilo que lhe faz bem, sem estar muito apegada apenas à rotina de trabalho.

Por essa razão, é preciso seguir alguns passos importantes que ajudem a administrar melhor a rotina, além de adotar ações que permitam uma qualidade de vida mais elevada e a preservação do bem-estar pessoal.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, para que você saiba quais são esses passos e entenda os riscos de uma má gestão do tempo. Boa leitura!

Quais são as consequências de uma má gestão do tempo?

Entre as principais consequências de uma má gestão do tempo, podemos começar falando dos impactos negativos em casa e no trabalho.

No primeiro caso, você vai ter menos tempo para passar com amigos e familiares, não poderá curtir momentos importantes — uma vez que estará ocupado com outras obrigações —  e ainda terá a chance de perder finais de semana junto com seus filhos, deixando de fazer passeios que vocês gostam

Já no segundo caso, há grandes chances de perder prazos, deixar projetos inacabados, aumentar as horas extras e ainda de ter problemas de relacionamentos interpessoais com outros colaboradores da equipe. Afinal, você estará sempre irritado, justamente por não conseguir cumprir com as suas obrigações, tornando o clima organizacional negativo e perdendo a própria credibilidade.

Consequentemente, isso pode trazer prejuízos para a empresa, gerando insatisfação nos clientes devido a todos esses problemas.

Quais são os passos para uma gestão de tempo eficaz?

Analisando todas essas questões, é preciso adotar algumas práticas que permitirão uma gestão de tempo mais eficaz. A seguir, selecionamos as principais dicas relacionadas a esse assunto. Confira!

1. Deixe o seu local de trabalho organizado

O primeiro passo é fazer com que o local de trabalho esteja organizado. Apesar de parecer uma dica óbvia, muita gente se perde durante o dia por procurar algo em sua própria bagunça. Quando mencionamos essa questão, é preciso ressaltar pontos que vão além do espaço físico, como a sua objetividade em armazenar documentos e arquivos importantes no computador.

A área de trabalho de sua máquina, por exemplo, deve estar sempre limpa, com pastas separadas por categorias. Assim, sempre que precisar de algo que seja importante para os seus afazeres, você rapidamente terá acesso ao material.

2. Faça uma lista com suas tarefas

A periodicidade com que você fará a lista de tarefas vai depender de sua produtividade. O ideal é que você não vá além do que é capaz de executar, pois isso vai trazer insatisfação e ainda gerará um certo desequilíbrio nos afazeres diários.

Caso você seja aquele profissional que funciona melhor tendo uma visão ampla de todas as atividades, semanalmente separe um momento de seu dia para que possa listar todas as demandas da próxima semana, selecionar o dia mais adequado para as atividades e estabelecer horários fixos para que elas sejam cumpridas.

Do contrário, essa estratégia pode ser adotada diariamente. O indicado, porém, é que seja elaborado um cronograma no dia anterior, pois você terá ciência de todas as suas tarefas logo ao acordar.

3. Restrinja o uso das redes sociais

Já parou para pensar no tempo gasto nas redes sociais? Saiba que hoje em dia existem aplicativos que mostram por quantas horas você navegou nessas páginas. Apesar de ser muito importante reservar um período para se distrair, é preciso tomar cuidado com o uso excessivo dessas tecnologias.

Para que esse hábito não prejudique as suas atividades, em sua própria agenda é possível selecionar um período do dia para café e descanso. Nesse momento, você pode deixar os problemas comuns do dia a dia de lado e acessar os conteúdos de sua preferência,

4. Invista mais tempo no lazer

Ainda que a rotina de trabalho seja corrida, é preciso focar em seu lazer. Todas as dicas acima, quando colocadas em prática, permitirão que as atividades sejam executadas no período preestabelecido, sem a necessidade de fazer horas extras ou de levar trabalho para a casa.

Assim, é possível estabelecer metas diárias que contribuirão para que você possa descansar das atividades cotidianas e relaxar a mente. Por que não fazer uma caminhada diariamente, selecionar um dia da semana para ir ao cinema com os seus filhos ou curtir alguns pontos turísticos bacanas da cidade? Basta usar a sua criatividade e se divertir!

5. Pense na possibilidade de morar em um condomínio horizontal

Hoje, muitas pessoas afirmam que não podem curtir momentos de lazer devido à dificuldade de deslocamento. No entanto, quem reside em condomínios horizontais e que contam com uma estrutura diferenciada pode usufruir dos benefícios que eles proporcionam.

Há empreendimentos, por exemplo, que já têm área de lazer completa, academia e até mesmo um local próprio para você passear e treinar o seu pet. Entre as vantagens de residir em um espaço como esse, destacamos:

  • maior contato com a natureza, especialmente naqueles empreendimentos que estão localizados em uma região privilegiada;
  • possibilidade de passar mais tempo em família e de usufruir da estrutura ao lado de amigos e pessoas próximas;
  • maior qualidade de vida, por desfrutar de momentos que estão fora da rotina estressante de trabalho;
  • mais segurança em suas atividades de lazer, justamente por contar com um espaço fechado.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas para fazer a sua gestão do tempo de forma eficaz. O ideal é contar com um bom planejamento, além de transformar as dicas que citamos em uma rotina fixa. Faça de todas essas sugestões algo que você execute de maneira natural, permitindo a melhoria da sua qualidade de vida. Como consequência, estará mais feliz com você mesmo, o que contribui, inclusive, para uma maior produtividade no trabalho.

Sua vida está corrida e você deseja entender mais informações sobre as vantagens de residir em um condomínio horizontal? Entre em contato conosco agora mesmo e converse com nossos profissionais!