Bem estar e Integração

Descubra por que o selo de sustentabilidade em um condomínio é tão importante

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 14/10/2021
Descubra por que o selo de sustentabilidade em um condomínio é tão importante
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Diante da realidade atual de extrema preocupação com o impacto que as pessoas e os empreendimentos podem causar ao meio ambiente, o setor imobiliário vem buscando maneiras de se manter em sintonia com essa inquietação. Pensando nisso, fizemos um post mostrando por que o selo de sustentabilidade em um condomínio é tão importante.

O mercado vem se adaptando cada vez mais, procurando formas de se adequar a essas demandas e incentivar práticas mais conscientes, inclusive por meio da adoção de medidas que podem fazer com que os seus empreendimentos sejam até mais valorizados. Continue lendo o artigo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é o selo de sustentabilidade em um condomínio?

Um selo de sustentabilidade em um condomínio funciona, na realidade, como uma espécie de certificação de que o local está consonante com práticas que reduzam os seus impactos ao meio ambiente. Existem diversos tipos diferentes, mas todos tem o mesmo objetivo, que é o de atestar que certos condomínios são inteligentes e ecologicamente corretos.

Além disso, o selo de sustentabilidade também serve para reforçar tais práticas, incentivando a realização de campanhas de sensibilização, palestras visando a redução do consumo de recursos naturais, a separação de resíduos reaproveitáveis e até mesmo o recebimento de visitações técnicas de equipes que atuam na área, até mesmo das Secretarias de Meio Ambiente.

Quais os critérios exigidos para consegui-lo?

Os critérios exigidos para conseguir um selo de sustentabilidade em um condomínio variam de acordo com uma série de detalhes, entre as quais estão as características da certificação e as exigências vigentes no local do empreendimento. No entanto, existem alguns padrões que são mais comuns e universalmente aceitos.

Ao contrário do que muitos pensam, pode nem ser necessário contar com algum sistema complexo funcionando ou grandes equipamentos. O foco costuma ser em ações ambientais, que devem envolver a valorização da natureza, reaproveitamento de água, consumo consciente de energia, coleta seletiva de lixo, aumento de área verde e assim por diante.

Quais os benefícios para os moradores e sociedade em geral?

Ter um selo de sustentabilidade em um condomínio é interessante por conta de inúmeras vantagens que isso pode trazer. Além de estar em sintonia com a tendência de valorizar o meio ambiente, os moradores e visitantes poderão aproveitar os espaços verdes, sobretudo em projetos pensados em aproveitar a ventilação e iluminação naturais.

Outro ponto que não pode ser menosprezado é que, com o passar do tempo, condomínios sustentáveis tem um incrível potencial de valorização, por conta da qualidade de vida que proporciona para os moradores e do retorno direto na visibilidade do imóvel. Com isso, mesmo que não seja sua intenção, essa escolha pode resultar em um tremendo investimento.

Gostou de descobrir por que o selo de sustentabilidade em um condomínio é tão importante? Quer comprar de uma urbanizadora que se preocupa com o meio ambiente e disposta a promover a integração tecnologia-natureza, criando empreendimentos que valorizam a sustentabilidade em todos os sentidos? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!