relacionamento interpessoal

Saiba mais sobre a importância do relacionamento interpessoal para a sua rotina

Você, certamente, já ouviu falar sobre relacionamento interpessoal, mas refletiu em algum momento sobre o que ele significa e a sua importância para a rotina pessoal e profissional? Afinal, ele é a maneira com a qual interagimos com as pessoas, seja em seu trabalho, seja em sua casa ou entre amigos.

Hoje, especialmente influenciado pelos meios de comunicação e maneiras diferenciadas de interação, esse conceito tem sido deixado um pouco de lado, o que pode trazer consequências para a qualidade de vida das pessoas.

Nesse contexto, elaboramos este conteúdo para que você entenda sobre o significado mais aprofundado de relacionamento interpessoal, sua importância e como morar em empreendimentos como condomínios contribui para isso. Boa leitura!

Simulador Laredo

O que é relacionamento interpessoal?

Conforme abordado, relacionamento interpessoal é a ligação ou o vínculo entre duas ou mais pessoas em algum ambiente, seja ele qual for. Para desenvolver esse conceito de maneira positiva, a fim de trazer os resultados esperados para a sua qualidade de vida e bem-estar, é preciso, inicialmente, trabalhar o relacionamento intrapessoal.

O objetivo de estabelecer uma conexão com outras pessoas que traga o retorno esperado exige que você esteja bem consigo mesmo. Para alcançar isso, é preciso buscar o autoconhecimento.

É possível que você já tenha se deparado com alguma situação em que um colega ou familiar, por estar com problemas pessoais ou profissionais, descontasse a situação em outros, tratando com rispidez e não agindo de maneira correta. Caso isso aconteça com mais frequência, existe a possibilidade de internalizarmos esses momentos, desenvolvendo o mau humor.

Por isso, é preciso prestar bastante atenção no comportamento das pessoas ao redor e ter empatia com o próximo por conta dos momentos pelos quais estiverem passando, principalmente quando sabemos que estão em situações difíceis.

Para construir a empatia com seus colegas ou familiares, é essencial escutar sem julgamentos antes de falar qualquer conselho ou abordar com dicas para o desenvolvimento pessoal. Também é preciso estar atento quanto à linguagem corporal, além de entender que ter empatia não significa o mesmo que apenas tratar bem: torna-se necessário se colocar no lugar do próximo para compreender o seu momento.

Como melhorar o relacionamento interpessoal?

Agora que você já sabe exatamente o que significa o relacionamento interpessoal, chegou o momento de entendermos pontos que contribuem para a sua melhoria em qualquer esfera de sua vida. Confira algumas dicas que selecionamos.

Saiba se expressar

Muitas vezes, mesmo quando não há a intenção de deixar o outro chateado ou irritado com alguma fala, o modo como você diz pode ter isso como consequência. Sendo assim, saber se expressar é o primeiro passo para que as relações sejam amistosas, da mesma forma que entender a maneira de expor a sua opinião fará com que tudo sejam dito claramente e sem grosseria.

Manter um relacionamento com problemas desse tipo pode fazer com que se desenvolvam outros problemas, como ansiedade e perda de sono. No trabalho, colaboradores que não mantêm o clima organizacional positivo impedem o crescimento da empresa, fazendo com que ela não atinja os números preestabelecidos no planejamento estratégico.

Não desconte frustrações

Mais acima, explicamos sobre a necessidade de estar bem consigo mesmo para que o relacionamento com as outras pessoas possa refletir esse sentimento. No entanto, nem sempre é possível estar 100% pleno quanto aos seus gargalos e objetivos, concorda? O que não pode acontecer de maneira alguma é descontar essas frustrações em quem não tenha relação com esses seus pontos pessoais e/ou profissionais.

Em vez de criar um clima desfavorável, conte com o apoio daqueles em quem você mais confia. Desabafe, exponha o que está passando e trace, junto à pessoa que é importante para a sua vida, soluções para contornar esses problemas.

Valorize a equipe

Quando abordamos sobre valorizar o trabalho em equipe, muitos associam diretamente com o ambiente profissional. Mas valorizar a equipe vai muito além disso, pois é possível, até mesmo em casa, trabalhar em conjunto com os seus familiares para enfrentar algumas adversidades que surgem no dia a dia.

Até mesmo entre os seus vizinhos, contar com o apoio das pessoas que vivem ao seu redor contribui para despertar um sentimento de comunidade, com o objetivo de trabalharem juntos para um espaço melhor e mais valorizado.

Sempre que necessário, não hesite em pedir ajuda às pessoas, da mesma forma que deverá estar à disposição sempre que alguém solicitar algum apoio — desde que isso não o atrapalhe nem o afete psicologicamente.

Viva com total liberdade! Clique aqui e baixe o e-book

Qual a importância do local onde você mora para o relacionamento interpessoal?

Hoje, o relacionamento interpessoal tem sido deixado de lado, em especial nos centros urbanos. Isso não é nada positivo, principalmente se considerarmos que as relações entre você, seus familiares e as pessoas que convivem são essenciais para a qualidade de vida. Ao procurar uma casa para morar, uma das primeiras preocupações, além do local e bairro da futura residência, diz repeito à relação amistosa a ser desenvolvida entre os vizinhos.

Existem condomínios que se preocupam com essa questão, implementando metodologias com o objetivo de aplicar em empreendimentos para incentivar a cultura da convivência e desenvolver boas relações entre as pessoas. Assim, o espaço onde vai residir será mais agradável, atentando-se a detalhes, inclusive, da estrutura para proporcionar mais conforto e colaboração entre as pessoas.

Para isso, há a preocupação em abordar três principais eixos: pertencer, ser e cuidar. Ao se sentir parte do ambiente onde vive, conhecer o local e as pessoas ao redor, naturalmente vai se sentir melhor. Também é preciso conhecer sobre o seu papel naquele espaço (ser) e cuidar bem para que outros moradores possam usufruir dos mesmos benefícios naquele local.

Neste conteúdo, você pôde entender a importância do relacionamento interpessoal para a sua rotina e como isso pode ser aplicado nos âmbitos pessoal e profissional. Ao desenvolver os pontos apresentados, certamente o seu convívio com as pessoas será mais produtivo, melhorando o seu trabalho e o seu bem-estar quanto aos membros da sua família.

Condomínios que contam com área de lazer completa e outros espaços comuns contribuem efetivamente para que a tecnologia não seja o principal tipo de interação entre as pessoas (o que acaba por afastar e distanciar relações mais próximas e amistosas).

Ficou interessado em entender mais como os empreendimentos e os condomínios influenciam nesse sentido, implementando metodologias para incentivar a convivência entre os moradores? Entre em contato com a gente e converse com alguém de nossa equipe!

Posts relacionados