Qualidade de vida em casa

Qualidade de vida em casa: a importância de viver em um ambiente agradável!

Você já ouviu alguém dizer como nosso lar é nosso templo? Mas, ao mesmo tempo, quem não conhece uma pessoa que more em um apartamento de alto padrão e, ainda assim, não se sinta confortável dentro do lar? Acontece que a qualidade de vida em casa tem muito mais a considerar do que o imóvel em si.

Isso explica a quantidade, cada vez maior, de pessoas que se mudam dos grandes centros urbanos para condomínios horizontais localizados em áreas de expansão urbana — mais tranquilas, mas nem por isso menos preparadas para oferecer as facilidades que possuíam nos antigos endereços.

Afinal de contas, depois de um dia corrido como a maioria das pessoas pode ter, tudo o que se deseja é ir pra um ambiente aconchegante e confortável, o nosso lar. Então, imagine quão negativo seria se, em vez de sentirmos esse conforto, encontrássemos um ambiente bagunçado, que não aproveita bem os espaços e só gera mais frustrações.

Por essa razão, neste artigo, vamos explicar para você o que torna um ambiente agradável e qual é a sua importância para o bem-estar físico e emocional, de adultos e crianças. Confira!

Qualidade de vida em casa

Como o estilo de moradia exerce influência sobre a qualidade de vida em casa?

qualidade de vida está ligada à capacidade que cada um tem de equilibrar os diferentes papéis na sociedade, dando prioridade para aquilo que julga mais importante.

Ao mesmo tempo, tem relação com a chance de desfrutar pequenos prazeres diários — não apenas em ocasiões especiais ou durante as férias. É aí que o estilo de moradia faz toda diferença!

Viver em um ambiente que permita realizar atividades relaxantes, por exemplo, ajuda a focar a atenção no momento presente, combatendo a ansiedade e trazendo mais prazer para o dia a dia.

Quais fatores contribuem para a melhora da sensação de bem-estar em um imóvel?

Para ter mais qualidade de vida em casa, aumentando a sensação de bem-estar, uma série de elementos precisa funcionar em harmonia. Confira cada um deles!

Espaços utilizados de forma otimizada

A vida lá fora pode ser um caos, mas, dentro de casa, o ideal ela passe a sensação de limpeza, organização e praticidade. Para isso, é muito importante que você não acumule serviços. A regra do ‘’sujou, limpou, bagunçou, arrumou’’ que nossos pais poderiam utilizar deve ser bem utilizada aqui.

Até porque, ninguém merece chegar em casa depois de um dia cansativo e encontrar louça suja e roupas espalhadas pela casa, não é mesmo? Assim, faça uma lista com todos os afazeres que devem ser realizados, desde documentos, livros, roupas, materiais de limpeza etc. Isso permite que você visualize melhor como colocar ordem na sua casa.

Adotar as caixas organizadoras, em que é possível guardar tudo o que for necessário e de modo separado, é uma atitude interessante. Outra vantagem é que elas também podem dar um toque a mais na decoração.

Para que as caixas tenham uma melhor funcionalidade, você pode etiquetá-las. Essa regra também serve para os potes de alimentos da cozinha. Utilize essa dica e veja como a sua qualidade de vida em casa aumentará: você terá mais tempo para aproveitar seu dia e descansar mais.

Ambiente seguro e aconchegante

Segurança e aconchego nunca foram tão complementares. Afinal, sem a primeira é impossível relaxar.

Isso explica porque o alto investimento em tecnologias de segurança, feito pelos condomínios, vale a pena. O bacana é que é possível manter a casa segura sem afetar a estética do projeto.

Depois, é só escolher um mobiliário bem confortável para compor a decoração dos espaços. Mas, nada de excessos: é importante destacar que a boa luminosidade e ventilação natural aumentam a saudabilidade nos cômodos, proporcionando maior bem-estar aos moradores.

Se você valorizar como trazer boas energias para dentro do lar, também pode adotar a decoração Feng Shui, que é a arte chinesa mais antiga, e adotar critérios de organização para melhorar a energia de um ambiente e ainda tornar o espaço mais funcional. Assim, conheça algumas dicas sobre a técnica:

  • livre-se dos objetos quebrados: esse tipo de coisa acaba por bloquear o fluxo de energia e contribui para que as ruins se propaguem com maior rapidez;
  • aposte no incenso: o aroma desse tipo de produto perfuma sua casa e a deixa protegida contra energias ruins;
  • adote mais plantas: quanto mais verde existir dentro de uma casa, mais os moradores podem melhorar a respiração, além de passar uma maior sensação de aconchego;
  • utilize espelhos: no Feng Shui, os espelhos são elementos que trazem energias boas e ainda contribuem para limpar a mente.

Sustentabilidade no dia a dia

Condomínios que promovem a sustentabilidade trazem mais economia para os moradores e, ao mesmo tempo, reduzem o impacto gerado pelo empreendimento no meio ambiente, ajudando na preservação dos recursos naturais para as próximas gerações.

Isso pode ser feito por meio da coleta seletiva, do emprego de lâmpadas de LED, da irrigação automatizada, do reaproveitamento da água da chuva e do uso de energia solar como alternativa à de matriz hidrelétrica, entre outros exemplos.

Ampla rede de comércios e serviços

A proximidade com supermercados, farmácias e lojas de diversos segmentos, bem como creches, escolas, hospitais, postos de combustível, bancos, entre outros estabelecimentos no entorno do empreendimento, facilita o dia a dia dos moradores.

Isso porque evita o deslocamento por longas distâncias quando são necessários produtos ou serviços essenciais, minimizando a exposição a situações de estresse.

Estruturas para a prática de atividades físicas

De tão completos, há condomínios que mais parecem clubes de primeira linha. Com isso, pessoas de diferentes faixas etárias podem incluir atividades físicas na sua rotina — hábito essencial para a manutenção da qualidade de vida.

Além de piscinas para o público adulto e infantil, existem quadras poliesportivas, pistas de corrida, espaços para meditação e academias de ginástica, inclusive com foco em modalidades específicas, como estúdios de crossfit, entre outras opções.

Descubra uma nova vida - Pé na areia - Ebook Grátis

Contato mais próximo com a natureza

O contato com o verde é capaz de transformar a maneira como lidamos com as obrigações em meio à correria diária.

Isso porque ele nos lembra que somos parte de algo muito maior e que cada coisa tem seu tempo — bem diferente do que ocorre em locais tomados por edifícios, trânsito e poluição.

Para estabelecer essa conexão com a natureza, vale desde cultivar uma pequena horta em casa a caminhar pelas áreas verdes nos espaços de uso comum do condomínio ou, caso você more próximo à praia, fazer exercícios à beira-mar.

O importante é praticar atividades ao ar livre e desacelerar. Isso ajuda a dormir bem, afasta a ansiedade e previne o aparecimento de doenças crônicas, como infarto.

Opções de lazer que privilegiam o convívio social

convívio social colabora para uma vida saudável. Dentro de casa, alguns ambientes devem ser planejados para contemplar momentos em família e ao lado dos amigos mais próximos, como uma área gourmet, uma sala de cinema ou mesmo um lounge.

Quando o intuito for receber uma quantidade maior de convidados — como para a comemoração de aniversários dos filhos —, ter um salão de festa à disposição no condomínio faz toda a diferença e, ainda, elimina a necessidade de alugar um buffet.

Já no dia a dia, o convívio social entre os vizinhos é incentivado pela própria dinâmica do empreendimento.

Por exemplo: enquanto as crianças interagem no playground, os mais velhos podem aproveitar o salão de jogos para conversar e relaxar. E tem mais: com a popularização dos espaços pet, até os animais de estimação têm seu local de convívio garantido!

Estrutura que permite o passeio com os pets

Falou em qualidade de vida em casa muitas pessoas já associam isso a compartilhar bons momentos no lar com quem se ama, o que, por muitas vezes, inclui manter os pets por perto.

No entanto, assim como você pensaria em preparar a casa para receber um bebê ou uma criança, os animais também merecem essa preparação. Isso porque, além de você não querer suas cadeiras arranhadas e encontrar seu tapete sujo de xixi, os bichinhos precisam ter uma estrutura adequada que permite o passeio deles pela casa.

Assim, que tal fazer passagens adaptadas nas portas para que eles possam se locomover com maior tranquilidade, sem que você precisa abrir o caminho sempre que necessário? Além do mais, é essencial que você separe uma área especial para o pet descansar, comer e fazer as necessidades. Tudo isso para que tanto a sua rotina quando a dele não virarem bagunça.

E ainda, mesmo que o seu lar seja o mais confortável possível para ele, não esqueça que cachorros precisam, e muito, de passeios fora de casa. Dessa forma, quando vocês voltarem, é possível sentir os benefícios que é ter esses bichinhos em casa: ambiente mais alegre, menos estresse, diminuição da solidão, união familiar, senso de responsabilidade etc.

Alternativas fáceis de curtir o final de semana em família

Chega o final de semana e podemos dividir as pessoas entre aquelas que preferem sair e as que optam por ficar em casa. Independentemente do perfil que você tem, chega um momento da vida que escolher ficar em casa vai ser não só uma questão de necessidade, mas de preferência, principalmente se você souber estruturá-la para realizar diferentes atividades.

Por exemplo, maratonar uma série e assistir alguns filmes na televisão pode ser uma atividade bastante prazerosa para se fazer em família. Então, se a sua for grande, é necessário garantir poltronas o suficiente para todo mundo. Pense ainda em cortinas bem escuras para que a incidência de luz solar pelas janelas não atrapalhe a visão da televisão.

Também vale dedicar umas áreas especialmente para jogar com a sua família, que tal? Escolha o espaço e deixe sempre algumas opções de divertimento por perto, como jogos de tabuleiro, perguntas e respostas, cartas etc. Tudo isso é fundamental para que o lar estimule o convívio sadio entre os moradores.

Se você e sua família preferem momentos em ambientes externos, ainda é possível ter tudo isso em casa, com um jardim ou quintal. Assim, de acordo com o tamanho desses espaços, pode ser possível andar de bicicleta, brincar de pula-corda, pique-esconde e o que mais a criatividade permitir.

Como residir em um condomínio horizontal auxilia nesse processo?

A vida é feita de escolhas e, certamente, encontrar o imóvel dos sonhos é uma das mais importantes. Afinal, o lar deve ser um refúgio onde as pessoas possam recarregar as baterias para enfrentar o dia a dia com muito mais disposição.

Nesse sentido, quem opta por morar em um condomínio horizontal faz a melhor opção, pois pode desfrutar da segurança e das facilidades dos residenciais fechados e, ao mesmo tempo, viver em casas personalizadas, construídas lado a lado — não em apartamentos pequenos e padronizados. Quer saber mais vantagens desse tipo de moradia? Confira!

Segurança em tempo integral

Esse tipo de condomínio apresenta um controle de acesso dos visitantes do local mediante a aprovação do morador. Toda essa vigilância ocorre com o auxílio de câmeras de vigilância e de profissionais qualificados para a função.

Aumento da qualidade de vida

Conforme mencionado, a correria do dia a dia faz com que a maioria das pessoas chegue sempre cansada em casa e desgastada. Pois bem, e se você tivesse uma fácil disponibilidade de espaços para lazer, conforto, segurança e ainda boa convivência com a comunidade?

Tudo isso são facilidades existentes em condomínios horizontais que tornam o dia a dia dos moradores mais confortável e garante momentos de paz com a família quando estejam em seu lar. Afinal, trabalhamos justamente para poder investir nesses momentos, não é mesmo?

Neste artigo, mostramos como a qualidade de vida em casa é, direta e indiretamente, influenciada pelas condições do ambiente, pois tem a ver tanto com a infraestrutura física do empreendimento — que possibilita se exercitar, levar o cachorro para passear etc, —, quanto com a questão psicológica, pois permite que os pais relaxem sabendo que os filhos estão se divertindo por perto e em segurança.

Se você gostou desse conteúdo e deseja conhecer mais a fundo as vantagens de morar em um condomínio horizontal, aproveite para acessar e baixar agora mesmo o nosso e-book especial sobre o assunto!