Qualidade de vida em casa

Qualidade de vida em casa: a importância de viver em um ambiente agradável!

Quem não conhece alguém que more em um apartamento de alto padrão e, mesmo assim, não se sinta confortável dentro do lar? Acontece que a qualidade de vida em casa tem muito mais a considerar do que o imóvel em si. Isso explica a quantidade, cada vez maior, de pessoas que se mudam dos grandes centros urbanos para condomínios horizontais localizados em áreas de expansão urbana — mais tranquilas, mas nem por isso menos preparadas para oferecer as facilidades que possuíam nos antigos endereços.

Neste artigo, entenda o que torna um ambiente agradável e qual é a sua importância para o bem-estar físico e emocional, de adultos e crianças.

Maui Residence

Como o estilo de moradia exerce influência sobre a qualidade de vida em casa?

A qualidade de vida está ligada a capacidade que cada um tem de equilibrar os diferentes papéis na sociedade, dando prioridade para aquilo que julga mais importante.

Ao mesmo tempo, tem relação com a chance de desfrutar pequenos prazeres diários — não apenas em ocasiões especiais ou durante as férias. É aí que o estilo de moradia faz toda diferença!

Viver em um ambiente que permita realizar atividades relaxantes, por exemplo, ajuda a focar a atenção no momento presente, combatendo a ansiedade e trazendo mais prazer para o dia a dia.

Quais fatores contribuem para a melhora da sensação de bem-estar em um imóvel?

Para ter mais qualidade de vida em casa, aumentando a sensação de bem-estar, uma série de elementos precisa funcionar em harmonia. Confira:

Ambiente seguro e aconchegante

Segurança e aconchego nunca foram tão complementares. Afinal, sem a primeira é impossível relaxar.

Isso explica porque o alto investimento em tecnologias de segurança, feito pelos condomínios, vale a pena. O bacana é que é possível manter a casa segura sem afetar a estética do projeto.

Depois, é só escolher um mobiliário bem confortável para compor a decoração dos espaços. Mas, nada de excessos: é importante destacar que a boa luminosidade e ventilação natural aumentam a saudabilidade nos cômodos, proporcionando maior bem-estar aos moradores.

Sustentabilidade no dia a dia

Condomínios que promovem a sustentabilidade trazem mais economia para os moradores e, ao mesmo tempo, reduzem o impacto gerado pelo empreendimento no meio ambiente, ajudando na preservação dos recursos naturais para as próximas gerações.

Isso pode ser feito por meio da coleta seletiva, do emprego de lâmpadas de LED, da irrigação automatizada, do reaproveitamento da água da chuva e do uso de energia solar como alternativa à de matriz hidrelétrica, entre outros exemplos.

Ampla rede de comércios e serviços

A proximidade com supermercados, farmácias e lojas de diversos segmentos, bem como creches, escolas, hospitais, postos de combustível, bancos, entre outros estabelecimentos no entorno do empreendimento, facilita o dia a dia dos moradores.

Isso porque evita o deslocamento por longas distâncias quando necessitam de produtos ou serviços essenciais, minimizando a exposição a situações de estresse.

Estruturas para a prática de atividades físicas

De tão completos, há condomínios que mais parecem clubes de primeira linha. Com isso, pessoas de diferentes faixas etárias podem incluir atividades físicas na sua rotina — hábito essencial para a manutenção da qualidade de vida.

Além de piscinas para o público adulto e infantil, existem quadras poliesportivas, pistas de corrida, espaços para meditação e academias de ginástica, inclusive com foco em modalidades específicas, como estúdios de crossfit, entre outras opções.


Contato mais próximo com a natureza

O contato com o verde é capaz de transformar a maneira como lidamos com as obrigações em meio à correria diária.

Isso porque ele nos lembra que somos parte de algo muito maior e que cada coisa tem seu tempo — bem diferente do que ocorre em locais tomados por edifícios, trânsito e poluição.

Para estabelecer essa conexão com a natureza, vale desde cultivar uma pequena horta em casa a caminhar pelas áreas verdes nos espaços de uso comum do condomínio ou, caso more próximo à praia, fazer exercícios à beira-mar.

O importante é praticar atividades ao ar livre e desacelerar. Isso ajuda a dormir bem, afasta a ansiedade e previne o aparecimento de doenças crônicas, como infarto.

Opções de lazer que privilegiam o convívio social

O convívio social colabora para uma vida saudável. Dentro de casa, alguns ambientes devem ser planejados para contemplar momentos em família e ao lado dos amigos mais próximos, como uma área gourmet, uma sala de cinema ou mesmo um lounge.

Quando o intuito for receber uma quantidade maior de convidados — como para a comemoração de aniversários dos filhos —, ter um salão de festa à disposição no condomínio faz toda a diferença e, ainda, elimina a necessidade de alugar um buffet.

Já no dia a dia, o convívio social entre os vizinhos é incentivado pela própria dinâmica do empreendimento.

Por exemplo: enquanto as crianças interagem no playground, os mais velhos podem aproveitar o salão de jogos para conversar e relaxar. E tem mais: com a popularização dos espaços pet, até os animais de estimação têm seu local de convívio garantido!

Como residir em um condomínio horizontal auxilia nesse processo?

A vida é feita de escolhas e, certamente, encontrar o imóvel dos sonhos é uma das mais importantes. Afinal, o lar deve ser um refúgio onde as pessoas possam recarregar as baterias para enfrentar o dia a dia com muito mais disposição.

Nesse sentido, quem opta por morar em um condomínio horizontal faz a melhor opção, pois pode desfrutar da segurança e das facilidades dos residenciais fechados e, ao mesmo tempo, viver em uma casa personalizada — não em apartamentos pequenos e padronizados.

Neste artigo, mostramos como a qualidade de vida em casa é, direta e indiretamente, influenciada pelas condições do ambiente, pois tem a ver tanto com a infraestrutura física do empreendimento — que possibilita se exercitar, levar o cachorro para passear etc, —, quanto com a questão psicológica, pois permite que os pais relaxem sabendo que os filhos estão se divertindo por perto e em segurança.

Se você gostou desse conteúdo e deseja conhecer mais afundo as vantagens de morar em um condomínio horizontal, aproveite para baixar nosso e-book!

Posts relacionados