Bem estar e Integração

4 vantagens de morar no nordeste

Digital Laredo
Escrito por Digital Laredo em 17/03/2023
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Que o Brasil é um país de belezas encantadoras, a gente sabe. Temos uma grande extensão do litoral, com cidades para todos os gostos: quem gosta de locais mais agitados, quem gosta de tranquilidade, para quem ama uma água gelada ou também aquelas praias com temperaturas mais agradáveis.

Mas você já pensou em residir em um local que seja naturalmente visitado por várias pessoas de todo o país? Há muitas vantagens de morar no Nordeste que a gente não pode deixar de lado. Por isso, elaboramos este material para elencar algumas das principais.

Se você ama essa região, continue no artigo e confira alguns dos diferenciais de residir nesse espaço!

Quais as vantagens de morar no Nordeste?

Primeiro, apresentaremos em mais detalhes quais são as principais vantagens de morar no Nordeste. Confira!

1. Clima

O primeiro deles está relacionado ao clima. Esse é um dos motivos que mais impactam na decisão das pessoas que decidem se mudar para a região. Afinal, há locais no Brasil com baixas temperaturas e umidade do ar muito baixa em determinadas épocas do ano.

No Nordeste, o clima conta com temperaturas mais quentes durante o ano todo. O período de chuvas, normalmente, é entre maio e agosto, o que contribui para que os meses de férias e festividades de finais de ano sejam com um ótimo sol para curtir as férias.

Tudo isso contribui para que haja mais oportunidades de se fazer atividades físicas ao ar livre, de modo que você tenha mais qualidade de vida e uma rotina mais saudável.

2. Pessoas acolhedoras

O Brasil é um país com extensão continental. Por essa razão, as culturas são muito diferentes quando comparamos regiões distintas. No Nordeste, um dos pontos que mais chamam a atenção é o acolhimento das pessoas que ali residem.

Quando optamos por um local para morar, devemos levar em consideração a vida em comunidade. Inclusive, há condomínios em determinados locais que investem em um conceito denominado Design de Convívio. Por meio dele, moradores são estimulados a ter mais sentimento de pertencimento com o empreendimento onde moram, são incentivados a cuidar mais do espaço e a viverem com tranquilidade com todas as pessoas ao redor.

3. Custo de vida

Certamente o custo de vida influencia bastante no momento de decidir onde você vai morar. Se comparado com outros municípios do Brasil, temos cidades que valem muito a pena pelos mais diferentes aspectos, tanto no que diz respeito às contas do dia a dia quanto ao lazer.

Afinal, a quantidade de opções de praias que você terá para usufruir de um dia de sol reduz a necessidade de frequentar clubes e locais privados. Também destaca-se o fato de que você pode aproveitar para morar em um condomínio fechado, que também conta com estruturas de lazer e que proporcionam comodidade.

4. Cultura e gastronomia

Para quem gosta de conhecer e se aprofundar um pouco mais sobre a história e a cultura do Brasil, o Nordeste é uma das melhores pedidas. Há cidades históricas que funcionaram como um importante marco nos anos iniciais da colonização, o que possibilita identificar alguns aspectos importantes de quando o país era colônia portuguesa (Recife e Olinda, por exemplo).

No que diz respeito à gastronomia, ainda se destaca a variedade de pratos típicos em diferentes regiões do Nordeste. Em Aracaju, por exemplo, você pode desfrutar do principal prato da culinária sergipana que é o caranguejo, encontrado facilmente em qualquer canto do município. Além disso, há outros pratos comuns, como:

  • moqueca de camarão;
  • feijoada sergipana;
  • frutos do mar (salmão, polvo etc.);
  • caldos de frutos do mar;
  • aratu, entre outros.

Toda essa variedade torna ainda mais rico estar nessa região, sendo um dos diferenciais que você não pode deixar de lado ao residir em diferentes estados.

Quais as vantagens de residir em Aracaju?

Agora que você já acompanhou 4 vantagens de morar no Nordeste, vamos abordar especificamente sobre a cidade de Aracaju, capital do Sergipe. Confira!

Fácil locomoção

Quando optamos por morar em uma cidade, diferentes aspectos contribuem para a nossa decisão. Um deles, por exemplo, é o da segurança, uma vez que isso reflete em nossa qualidade de vida e tranquilidade. A infraestrutura do local também conta muito, pois desejamos estar em um município que nos ofereça o básico para o dia a dia, independentemente de nossos objetivos (faculdades, universidades, diferentes supermercados, shoppings etc.).

A mobilidade urbana é um ponto que mais ganha destaque em centros urbanos. Afinal, ninguém quer ir para um local no qual vai passar horas e horas no trânsito ou ainda ter dificuldades de pegar transporte público.

Nesse quesito, Aracaju se destaca. Mesmo sendo a capital do estado, há uma diferença significativa para outros centros urbanos do país no que diz respeito ao tempo gasto para se chegar de um local para outro. Normalmente, se gastam 20 a 30 minutos, no máximo. O transporte público também é um destaque do local, além de oferecer as principais marcas de carros por aplicativo.

Cidade planejada

Quando entendemos que Aracaju é de fácil locomoção, muito se deve ao fato de que se trata de uma cidade planejada. Inclusive, foi a primeira capital do país a ter sido construída a partir de um projeto.

Além desse fato, um ponto que favorece bastante quem vive no local são as belezas naturais. São muitas as opções para frequentar aos finais de semana e feriado, além de ter uma ótima estrutura de barzinhos e restaurantes.

Entretenimento

Por falar em barzinhos, o entretenimento e o lazer de Aracaju são garantidos. Há opções tanto para quem gosta de curtir sozinho quanto para quem deseja passear com a família. Ainda há alternativas pagas e gratuitas: fica a seu critério e de acordo com o objetivo do passeio.

E então, o que achou de conhecer algumas das vantagens de morar no Nordeste e em Aracaju? Se você pensa em se mudar para a região, conte com um bom planejamento e busque urbanizadoras que tenham experiência no local e possam oferecer um bom produto.

Se você quer conhecer algumas outras vantagens de morar em Aracaju, continue no blog e acompanhe um material que elaboramos sobre o tema!