Condomínio Horizontais

Morar em Aracaju: um guia para a melhor experiência!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 18/11/2020
Morar em Aracaju: um guia para a melhor experiência!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Morar em Aracaju significa estar em uma cidade repleta de novidades durante todo o ano, tendo contato com pessoas do Brasil inteiro, além de usufruir de bairros desenvolvidos que oferecem toda a comodidade necessária para o dia a dia. Ao escolher um imóvel na capital de Sergipe, é preciso analisar quais são as suas principais necessidades, além de pesquisar bastante para encontrar aquela região que mais atenda às suas expectativas.

Pensando em todo esse contexto, elaboramos este conteúdo para que você saiba alguns pontos principais sobre o assunto. Veja as principais vantagens de morar em Aracaju e fique por dentro dos bairros mais indicados para quem busca algo com qualidade. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as vantagens de residir em Aracaju?

A capital de Sergipe conta com uma população de aproximadamente 650 mil habitantes. No entanto, se considerarmos a região metropolitana, esse número se aproxima de 1 milhão de pessoas. Em seu entorno, temos os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão etc. Grande parte dos seus moradores veem em Aracaju uma das principais fontes de renda.

Aracaju foi fundada em 1855, sendo a segunda capital planejada de nosso país. Anteriormente, o município que abrigava a sede do governo era São Cristóvão, limítrofe da cidade.

Agora, você quer saber sobre as vantagens de morar em Aracaju? Veja!

Elevada qualidade de vida

Se comparada com outras capitais e grandes centros urbanos, Aracaju é uma cidade relativamente pequena. Conforme abordado, conta com pouco mais de 650 mil habitantes, o que confere aos seus moradores um município que não tem muito trânsito (especialmente em relação a outras cidades nacionais), mas que oferece toda a infraestrutura necessária para que as pessoas possam cumprir com as suas obrigações diárias.

Além disso, a cidade conta com muitas opções de parques para quem gosta de sair aos finais de semana com amigos e familiares para relaxar a cabeça ou praticar algum tipo de exercício físico. Entre eles, destacam-se:

  • Parque da Sementeira;
  • Parque da Cidade;
  • Parque dos Cajueiros.

Belas paisagens

Quem é que não gostaria de morar em uma cidade que conta com algumas das mais belas paisagens do país, não é mesmo? A Praia de Atalaia, por exemplo, oferece ao visitante 8 quilômetros de extensão de areia, com uma infraestrutura excelente para quem vai aproveitar o descanso.

Ela é considerada uma das praias preferidas dos viajantes de todo o Brasil, especialmente por estar próxima a outros pontos turísticos e ainda contar com boas opções para que o passeio se mais torne divertido. Além disso, está localizada a cerca de 10 quilômetros do centro histórico da cidade.

Há ainda a Praia de Aruana. Especialmente para quem tem crianças, essa é a pedida ideal, justamente pela sua extensa faixa de areia que permite brincadeiras com segurança. O local também conta com várias opções que garantem a comodidade da família, como bares e quiosques. Quem curte conhecer novos temperos do próprio estado, não pode deixar de visitar o lugar, pois sua gastronomia tem pratos muito bem preparados e típicos do estado.

Por fim, para quem deseja curtir o fim de semana e não sabe o que fazer em Aracaju, vamos dar uma dica. Os Cânions do Xingó são uma região obrigatória para quem vai sair um pouco de Aracaju e conhecer outras belezas do estado. Existe a possibilidade de fazer um passeio de catamarã ou de canoa pelo Rio São Francisco. Procure empresas que ofereçam esse atrativo e vá em segurança!

Baixo custo de vida

Aracaju é uma cidade com um custo de vida bem baixo, principalmente se a compararmos com outras capitais. Além disso, é preciso considerar que o estado de Sergipe é o segundo do Nordeste com menor disparidade de renda, além de sua capital ser considerada a que tem menos desigualdade no Nordeste.

Entre os aspectos que podem ser considerados fundamentais para comprovar o baixo custo de vida da cidade, destacam-se:

  • a educação;
  • o esporte;
  • o transporte;
  • a moradia;
  • o lazer etc.

Locomoção facilitada

Hoje, um dos grandes empecilhos para quem deseja residir em centros urbanos é a questão da mobilidade urbana. Nesse sentido, morar em Aracaju não vai ser um problema, visto que há uma locomoção facilitada, com bairros próximos e alternativas de transporte para quem deseja evitar um pouco o uso dos automóveis — é a oitava capital do país no que diz respeito à quilometragem de ciclovias, com cerca de 58 km.

Possibilidade de ter hábitos saudáveis

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em mudar seus hábitos para que possam ter mais saúde e qualidade de vida. Seja uma caminhada, seja uma corrida ao ar livre, é essencial contar com uma boa infraestrutura para que você possa realizar exercícios físicos e movimentar seu corpo.

Em Aracaju, além dos parques já citados, o morador tem a oportunidade de utilizar as estruturas das orlas para se exercitar. Não podemos negar que é muito mais agradável fazer exercícios com uma bela paisagem ao fundo, não é verdade? Em locais como esses, além de praticar esportes, você vai poder usufruir de lindas vistas, bem como terá contato com pessoas dos mais diferentes lugares.

Amplas alternativas de lazer

Engana-se quem pensa que, para curtir a cidade de Aracaju, é preciso frequentar as praias. Justamente por ser uma região turística, o município conta com diversas outras opções de lazer para que os visitantes e moradores possam curtir seu descanso, seja em finais de semana, seja em feriados prolongados.

A Passarela do Caranguejo, por exemplo, é uma alternativa a ser considerada. Lá, há opções de restaurantes para os mais variados gostos — desde os locais que querem se manter nas raízes sergipanas pela culinária até os que oferecem uma noite animada por meio de apresentações com muita música local.

Já quem quer levar as crianças para conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história da capital e do estado não pode deixar de conhecer o Museu da Gente Sergipana. Muito se fala dos museus interativos da cidade de São Paulo, não é verdade? Apesar de serem incríveis, não é preciso ir até lá para frequentar locais com esse diferencial. Isso porque o Museu da Gente Sergipana conta um pouco mais sobre as principais questões da cultura local de uma maneira incrível e interativa.

Contudo, esses são apenas alguns locais em que as pessoas podem encontrar entretenimento sem precisar sair da cidade, uma vez que a capital é rica em todos os aspectos, oferecendo uma grande diversidade gastronômica e paisagens encantadoras.

Quais são as melhores áreas para morar em Aracaju?

Mas, afinal, onde morar em Aracaju? A seguir, selecionamos 3 locais que todos devem levar em consideração no momento de procurar um imóvel.

Aruana

O bairro de Aruana é considerado um dos principais de Aracaju. Nele, o morador encontra tudo o que precisa, visto que a região oferece bem-estar, qualidade de vida e muitas opções de empreendimentos incríveis para que o indivíduo e sua família possam usufruir de todo o conforto em um espaço amplo.

Aqui, o morador ainda tem a oportunidade de manter contato com a natureza, justamente pela região contar com a Praia de Aruana — conforme mencionado, essa é uma das prais preferidas de moradores e turistas.

Além disso, por volta de 2018, foram iniciadas as obras do Shopping Praia Sul, trazendo ainda mais desenvolvimento para o local. Isso ainda contribui para que os imóveis dali sejam constantemente valorizados.

Portanto, o morador do bairro de Aruana tem a oportunidade de usufruir de uma região com infraestrutura, rica em espaços naturais — o que permite um contato diário com a natureza sem estar longe do centro, especialmente pelo fato de a locomoção na capital ser muito facilitada.

13 de julho

Também considerado um bairro nobre da cidade, o 13 de julho conta com boa infraestrutura, muitas opções de comércios, escolas e shoppings para o morador. Essa é outra região em que a prática de esportes é muito bem aproveitada pelos habitantes.

O porém, nesse caso, é que os edifícios de alto padrão próximos à orla são considerados as únicas alternativas para quem deseja uma moradia de qualidade aliada a uma linda paisagem. Nesse caso, se deseja investir no local, saiba que vai precisar de uma alta quantia para aproveitar os privilégios de contar com uma vista da praia logo de sua janela.

Jardins

O bairro Jardins faz parte do desmembramento do bairro Grageru. Ele foi projetado logo após a inauguração do Shopping que leva o mesmo nome, no ano de 1997. Na região, há avenidas que ligam o bairro aos mais diversos pontos da cidade, além ótimas opções de comércio e uma incrível infraestrutura em seu espaço.

Como escolher um bairro para morar?

Existem alguns bairros em Aracaju que são considerados excelentes opções, conforme apresentamos logo acima. Mas como escolher, entre tantas opções, aquela que melhor se adéqua às suas necessidades? Confira algumas dicas.

Analise a realidade da sua família

Ao mencionarmos sobre uma análise mais aprofundada da realidade de sua família, destacamos a necessidade de entender a sua rotina para que a escolha seja adequada às suas expectativas. Por essa razão, analise quais são serão aqueles deslocamentos frequentes, como as idas ao local do trabalho, à escola das crianças, a cursos, entre outros.

Além disso, saiba qual é o seu atual objetivo. Por exemplo, para aqueles que buscam ter mais qualidade de vida, bem-estar, contato mais próximo com a natureza e pretendem passar mais tempo com amigos e familiares, existem opções na cidade que atendem perfeitamente a esses pontos.

Entenda sobre a infraestrutura

Analisar a infraestrutura de um bairro é a primeira atitude a ser considerada por quem procura uma região nova para morar. Avalie se há opções com acesso facilitado, com o objetivo de que todas as suas obrigações diárias sejam cumpridas sem grandes empecilhos. Além disso, busque entender sobre os principais acessos que levam aos pontos da cidade que você mais costuma frequentar.

Mesmo que alguns bairros estejam um pouco mais distantes da região central, é preciso entender que, caso haja uma infraestrutura adequada de vias, o trânsito será fluido, contribuindo até mesmo para a otimização de tempo dos moradores. Afinal, ninguém gosta de perder horas em engarrafamentos, não é?

Verifique a segurança

Outra grande preocupação de quem busca uma região para morar está relacionada à segurança. Em centros urbanos, esse aspecto é imprescindível para a tranquilidade do local onde você vai residir, principalmente para quem tem crianças.

Para isso, além de muita pesquisa sobre o histórico daquela região, é indicado que o novo morador visite anteriormente o bairro e converse com as pessoas que já vivem por ali. Nesse caso, é importante entender sobre as principais vantagens do local, seus diferenciais, se ele é considerado seguro etc.

Ademais, é necessário ficar por dentro dos principais empreendimentos que oferecem segurança, visto que essa questão está relacionada à comodidade e à qualidade de vida.

Pense no tamanho a longo prazo

Não apenas o bairro deve ser avaliado, mas também o imóvel no qual você pretende investir. O tamanho a longo prazo é um fator a ser analisado, até mesmo para que você possa usufruir daquele espaço por um período de tempo maior.

Caso tenha expectativas de aumentar a família, por exemplo, o ideal é contar com um imóvel que tenha mais quartos, uma vez que, futuramente, você terá a oportunidade de fazer uma reforma e de transformar algum cômodo no quarto das crianças.

Além disso, recomenda-se sempre adquirir um lote em vez de um imóvel pronto. Assim, você poderá construir um projeto de acordo com as suas necessidades. Ao se reunir com profissionais capacitados que terão o compromisso de realizar a sua obra, é possível apresentar todos os seus desejos e ressaltar como é a residência dos seus sonhos. Desse modo, as chances de ter uma experiência agradável são ampliadas.

Pesquise sobre a vizinhança

Não se esqueça de analisar como é a vizinhança. Apesar de esse ser um ponto que passa despercebido por quem busca uma região para morar, deve ser avaliado, justamente porque pode trazer dores de cabeça no futuro.

Hoje em dia, há empreendimentos que se preocupam não apenas em oferecer uma boa infraestrutura aos seus moradores, como também implementam metodologias que contribuem para o relacionamento interpessoal como um todo. Assim, você terá a chance de conhecer pessoas novas, que se preocupam com o coletivo e que estão dispostas a construir um ambiente harmônico.

Quais as principais vantagens de morar em um condomínio horizontal?

Quem pretende adquirir um lote ou uma casa em Aracaju precisa entender inicialmente sobre as vantagens de residir em um condomínio horizontal antes de fechar negócio. Afinal, essa é uma ótima opção. A seguir, selecionamos os principais benefícios dessa alternativa. Confira!

Área de lazer completa

A primeira vantagem está relacionada ao fato de um condomínio horizontal contar com área de lazer completa. Dentro de seu próprio empreendimento, você tem a oportunidade de receber amigos e familiares para confraternizações e colocar o papo em dia. Ainda, pode descansar o corpo e a mente após um dia atribulado.

Além disso, as crianças podem se divertir em áreas pensadas para sua própria segurança, sem precisar de sair de casa e ainda com a possibilidade de curtir as férias mesmo quando a família não vai viajar.

Tudo isso contribui para um custo-benefício mais positivo, especialmente porque você não vai precisar se deslocar até um clube para passar o final de semana, por exemplo, nem terá outros gastos comuns que surgem ao passar um dia fora de casa.

Por fim, a área de lazer ainda valoriza o seu imóvel. Caso você queira se mudar depois de alguns anos, certamente outras pessoas se sentirão animadas ao fechar negócio devido a esses atrativos.

Área para os pets

Atualmente, os empreendimentos pensam até mesmo em espaços para os pets. Morar em um local que se preocupa com o bem-estar de seu bichinho também é um ponto que deve ser considerado. Afinal, quem reside em centros urbanos já conhece as dificuldades de precisar caminhar na rua para que o animal possa se exercitar.

Entre as vantagens de morar em um condomínio que conta com esse diferencial, destacamos:

  • a melhoria na rotina do pet;
  • o fato de o pet ficar mais saudável devido aos exercícios;
  • a possibilidade de trazer o adestrador para o seu próprio espaço;
  • a maior interação do animal;
  • o melhor custo-benefício.

No entanto, caso você utilize esses espaços com frequência, fique sempre atento às regras do condomínio. Sempre que sair com o animal, leve um kit para que você possa limpar o local caso o pet faça as suas necessidades. Além disso, sempre porte focinheira e coleira.

Maior interação entre os condôminos

Todos esses espaços permitem maior interação e uma boa convivência no condomínio. Por exemplo, quem já residiu em apartamento sabe que o contato com os vizinhos é pouco e desgastante, especialmente devido aos problemas típicos que sempre ocorrem em edifícios — infiltrações, por exemplo.

No entanto, ao utilizar os espaços comuns, você vai conhecer pessoas com diferentes histórias e narrativas, terá a oportunidade de trocar ideias sobre os mais diversos assuntos e poderá participar de outras atividades que refletem na sua qualidade de vida.

Há vários benefícios de estar em um ambiente que se preocupa com o relacionamento dos moradores, como:

  • mais respeito entre as pessoas;
  • moradores que pensam no coletivo e se preocupam uns com os outros;
  • espaço bem cuidado, uma vez que todos entendem que mais pessoas usarão aquele ambiente;
  • maior satisfação com o local de moradia.

Maior privacidade

Ao residir em um condomínio horizontal, além de poder construir a casa de acordo com as suas necessidades (conforme mencionamos), você também poderá contar com um espaço que é só seu! Caso não queira passar o dia nos espaços comuns do condomínio, terá a chance de fazer os encontros em um local que seja confortável e que caiba todas as suas visitas!

Também não precisa se preocupar com a janela do vizinho ao lado, problema típico de quem mora em um prédio localizado em centros urbanos. Apenas aproveite os bons momentos ao lado daqueles que lhe fazem bem!

Mais segurança

A segurança é uma das principais vantagens para quem mora em um condomínio horizontal. Além de contar com profissionais capacitados que monitoram o ambiente durante as 24 horas do dia, os empreendimentos ainda têm à sua disposição o que há de mais moderno, a fim de que todos possam usufruir da sua residência em segurança.

São entradas digitais, tags que permitem a passagem de veículos sem precisar descer do carro e câmeras espalhadas por toda a área, de modo que no condomínio só circulem pessoas autorizadas pelos moradores.

Destaca-se que a segurança não está relacionada apenas à violência. Os veículos que circulam pelas ruas dos empreendimentos também têm as suas regras, como a velocidade máxima permitida no local.

Mais contato com a natureza

Estar em um local rodeado pela natureza não tem preço, concorda? Quem faz seus exercícios ou até mesmo mora em um ambiente que incentiva essa prática tem a saúde física mais em dia e a oportunidade de melhorar a saúde mental. Além disso, um ambiente agradável diminui o estresse e ajuda no processo de concentração.

Todos esses benefícios refletirão diretamente em seu dia a dia de trabalho, uma vez que, em casa, você terá a chance de descansar a mente, sem preocupações e em um espaço que pensa ao máximo em todas as suas necessidades. Naturalmente, estará mais relaxado no momento de cumprir com as suas obrigações profissionais, tornando o processo mais fluido.

Neste conteúdo, você pôde conferir um guia completo sobre possibilidade de morar em Aracaju, viu quais os bairros mais indicados para a moradia e entendeu as vantagens de residir em um condomínio horizontal. O ideal, no momento de buscar por uma casa nova, é contar com um bom planejamento, de modo que todas as mudanças sejam feitas dentro de suas expectativas e que as etapas sejam concluídas sem obstáculos.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre as moradias horizontais em Aracaju? Então, entre em contato conosco e converse com nossos profissionais! Será um prazer ajudá-lo!