Condomínio Horizontais

Saiba quais são as melhores áreas para morar em Aracaju atualmente

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 30/08/2017
Saiba quais são as melhores áreas para morar em Aracaju atualmente
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Se o excesso de trabalho consome horas valiosas que poderiam ser aproveitadas ao lado da família, a compensação se dá ao chegar em casa e saber que, no próprio bairro, existem boas opções de lazer para desfrutarem juntos.  Veja as melhores áreas para morar em Aracaju.

A capital sergipana se destaca pela qualidade de vida que proporciona aos seus moradores. Áreas que oferecem uma infraestrutura completa de comércios e de serviços, como é o caso dos melhores bairros de Aracaju, têm atraído cada vez mais pessoas preocupadas com o bem-estar.

A maneira mais acessível para “morar bem” é procurar por regiões em desenvolvimento. Elas são ideais para quem busca um local para estabelecer o lar e, ao mesmo tempo, deseja garantir um bom retorno financeiro no futuro.

Além disso, construir uma casa do zero, em áreas de expansão urbana, permite executar um projeto arquitetônico personalizado por uma quantia inferior à necessária para adquirir um imóvel similar nas regiões tradicionais.

Melhores bairros de Aracaju

De áreas queridinhas dos turistas àquelas frequentadas quase exclusivamente por locais, o que as tornam promissoras é a certeza da valorização imobiliária a médio e longo prazo.

Conheça alguns locais que permitem morar com conforto, segurança e tranquilidade — e que estão revolucionando o jeito de viver dos aracajuanos.

13 de Julho

Bairro de alto padrão, repleto de edifícios luxuosos. Abriga galerias comerciais, restaurantes e muito mais. Destaque para o Shopping RioMar Aracaju, o mais antigo da região.

Na área verde da principal avenida as pessoas se reúnem para correr, pedalar e andar de patins. Vale mencionar, ainda, o agradável Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira.

Toda essa infraestrutura local facilita que hábitos saudáveis sejam praticados a qualquer hora e lugar, adaptando-se à rotina diária dos moradores.

Também é possível fazer esportes aquáticos, entre outras atividades, no Iate Clube Aracaju. Já para quem prefere atividades físicas indoor, há boas academias. Quem gosta de futebol, pode ir à reformada Arena Batistão.

Com exceção do Mirante do Calçadão, indicação sempre presente nos guias de viagem por conta da belíssima vista, o 13 de Julho é um bairro menos procurado por turistas.

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado (ITPS), ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que promove atividades do Projeto Rede de Extensão Tecnológica de Sergipe, também está instalado no bairro.

Para quem aprecia programas culturais, fica próximo ao Centro Histórico e ao bem avaliado Museu da Gente Sergipana, um centro cultural moderno e interativo.

Por todos esses diferenciais, trata-se de um dos melhores bairros para morar na capital sergipana.

Jardins

Esse é um bairro recente e planejado. Oferece serviços, opções de entretenimento, estabelecimentos comerciais e facilidades diversas. Abriga o Shopping Jardins, cuja implantação, em meio à área residencial, elevou o desenvolvimento local.

Posicionado em uma localização privilegiada, fica bem próximo aos bairros 13 de Julho, Centro, Atalaia e outros pontos importantes. Além disso, encontra-se a pouco mais de 8 km do Aeroporto Internacional de Santa Maria, situado na Zona de Expansão de Aracaju.

Atalaia

Com boa rede hoteleira, recebe muitos eventos e é o bairro aracajuano mais turístico. Destaque para a passarela do Caranguejo e sua variedade de restaurantes.

Reconhecido por ter a orla bem urbanizada, seu calçadão conta com quiosques, parquinhos, quadras, ciclovias etc.

Entre os passeios turísticos, há o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, onde peças de artesanato típico são comercializadas. Para quem gosta de velocidade, conta com o Kartódromo Emerson Fittipaldi.

Da praia, avistam-se as plataformas de exploração de petróleo em alto-mar. Para amantes da vida marinha, há o Oceanário do Projeto Tamar. Perto dele, lagos artificiais convidam aos passeios em família.

Aruana

O bairro, localizado na Zona de Expansão de Aracaju, responde à crescente demanda por moradia de boa qualidade. Prova disso são os lançamentos de condomínios de alto padrão.

Além das inúmeras facilidades urbanas, em breve a região contará com as lojas e serviços do Shopping Praia Sul — cuja construção já se encontra em fase de aprovação.

O mais bacana é que todo esse progresso chega sem deixar de lado o charme litorâneo: Aruana se diferencia por valorizar o estilo de vida à beira-mar.

De clima agradável e com ótimas opções de bares e restaurantes, o bairro costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada.

Farolândia

O bairro Farolândia recebe este nome em homenagem ao patrimônio tombado pela cidade, o Farol da Farolândia, que tinha como objetivo orientar os navegantes que chegavam à costa da cidade. Hoje, o bairro se situa em um ponto central entre a orla de Atalaia, o Aeroporto Internacional e o Shopping da região.

O Aeroporto Internacional de Sergipe ocupa uma área de aproximadamente 5 km². Diariamente, cerca de 6 mil pessoas circulam pelos corredores do terminal, onde mais de 900 funcionários trabalham nas mais diversas atividades para atender a média mensal de 200 mil passageiros.

Além disso, o aeroporto possui diariamente operações intensas de helicópteros, que têm como objetivo transportar funcionários para as plataformas de petróleo da região, localizadas no litoral do estado.

Na região, ainda se encontra uma das principais universidades privadas do nordeste com campus em várias capitais, como a Unit. Como você pôde perceber, o bairro alia infraestrutura com comodidade em relação ao que oferece.

O ponto turístico está situado na Praça do Farol, já mencionado, em uma zona comercial bem próxima à Avenida Beira Mar.

Siqueira Campos

Muitos dos moradores também o conhecem por Aribé, como o distrito era chamado há alguns anos. Está entre um dos maiores bairros da cidade, querido pelos moradores não apenas pela proximidade com a zona central, como também por ter completos serviços bem perto, além de localizar-se perto da BR-325, importante via de entrada da capital sergipana.

Neste local, a Avenida Augusto Franco, conhecida também como Avenida Rio de Janeiro, é uma das principais do município, com ampla infraestrutura imobiliária.

Grageru

O Grageru é um dos bairros menos populosos de Aracaju, com imóveis residenciais e comerciais. Tem boa infraestrutura de serviços e comércio. Bem localizado, limita-se com o bairro Jardins.

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2010 a população do bairro era de pouco mais de 17 mil habitantes, provando que a região está entre as menos habitadas da capital. As ruas e avenidas são compostas por uma harmoniosa mistura que alia casas e prédios residenciais, além de comércios de diferentes estilos.

O melhor da região metropolitana

Saindo de Aracaju também existem locais que apresentam um crescimento pulsante e que estão sendo, cada vez mais, valorizados no mercado imobiliário. Conheça dois deles.

Barra dos Coqueiros

Município localizado na região metropolitana de Aracaju, cidade que se liga pela ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros. Trata-se da principal via de escoamento do estado, ligada à malha rodoviária estadual (SE-226) que, por sua vez, conecta-se à federal (BR-101).

Abriga o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, de onde saem cargas para todo o Brasil e exterior. Logo contará com o Aracaju Parque Shopping, empreendimento que está sendo instalado no bairro vizinho (Industrial).

Nossa Senhora do Socorro

Vizinha de Aracaju, não é apenas uma cidade-dormitório. Destaca-se pelo crescimento dos setores industrial e de serviços. A maior parte da população encontra-se no Complexo Taiçoca. Abriga o Shopping Prêmio, que ficou famoso por conta da veia empreendedora que desencadeou nos munícipes à época de seu lançamento imobiliário.

Vantagens de morar em Aracaju

Entre as vantagens de morar em Aracaju, selecionamos algumas das principais. Acompanhe!

Baixo custo de vida

Viver em Aracaju é considerado um dos custos de vida mais baixos em nosso país. Apesar de os preços terem subido nos últimos anos, morar na cidade continua sendo bastante em conta. Entre todas as capitais, Aracaju fica na terceira colocação das cidades com o mais baixo custo de vida.

Isso engloba todos os aspectos, como moradia, transporte público, educação, supermercado, lazer, entre outros. Ou seja, fica claro que pode aproveitar a cidade com muito mais conforto se comparado aos outros locais do Brasil.

Facilidade de locomoção

Além da excelente qualidade de vida proporcionada pela cidade e do baixo custo, na capital você consegue andar facilmente, chegar rápido ao destino desejado e sem gastar muito dinheiro.

O município é relativamente pequeno se comparado às outras capitais. Transporte público ou até mesmo a locomoção a partir de táxi e aplicativos de celulares consomem pouco dos moradores.

Além disso, caso não queira gastar nada com o transporte, uma excelente opção é utilizar a bicicleta. Hoje, a cidade é a 8ª capital com o número maior de quilometragem em ciclovias, chegando a aproximadamente 58 km. Estão espalhadas por toda a orla e nas principais avenidas. Ideal para quem tem a vida corrida, mas quer algo prático, econômico e frequentar os ambientes sem esquecer de cuidar da saúde.

Fora os bairros e regiões citados, existem outros locais interessantes. Basta encontrar o que mais atenda às necessidades e desejos da sua família.

Uma das maiores vantagens de encontrar tudo nas redondezas é, por exemplo, a facilidade na hora de conciliar a agenda de atividades dos filhos às rotinas de trabalho e afazeres domésticos dos pais.

É por isso que um bom projeto urbanístico promove a qualidade de vida de maneira sustentável. Dependendo da proximidade, pode-se deixar o carro na garagem e resolver tudo a pé. Essa liberdade de ir e vir não tem preço.

Agora que você já entende um pouco mais sobre as melhores áreas para morar em Aracaju, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essa região de encantos que é a capital sergipana.