Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Categorias: Casa e Construção

O que é IPCA? Entenda como ele é fixado

Conhecer as alíquotas e variáveis que podem incidir sobre o nosso bolso é algo muito recomendável, especialmente em um momento no qual a economia mundial anda oscilando bastante e ninguém está podendo perder dinheiro, não é mesmo? Por isso, preparamos um conteúdo explicando o que é IPCA e como ele é fixado.

A sigla é muito comum e quer dizer Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, sendo um indicador de suma relevância para operações de diversos segmentos do mercado, como o setor imobiliário, as taxas de financiamentos e reajustes de contratos de aluguel. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que é IPCA?

Como dissemos, a sigla IPCA quer dizer Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, sendo um dos indicadores mais importantes do Brasil e funcionando como um medidor oficial da inflação. Foi criado no final dos anos 70, mas só passou a ter a relevância atual nos anos 2000, utilizado por órgãos públicos para uma série de medidas e orientações.

É divulgado todos os meses pelo renomado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), servindo como parâmetro pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, para revisar a Selic, que é nossa taxa básica de juros da economia. Sendo assim, o IPCA pesa diretamente no seu orçamento, mesmo que você não saiba disso.

Como o IPCA é fixado?

Para fixar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IBGE precisa passar por algumas etapas e avaliar diversos indicadores. Tudo começa com uma pesquisa de preços feita pelos profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em estabelecimentos comerciais, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

Embora a divulgação seja mensal, a avaliação é diária e constante, verificando o valor à vista de diversos itens, nas principais áreas urbanas do país. Em média, são analisados aproximadamente 400 mil preços, em algo próximo de 30 mil lugares diferentes. Ao final, os resultados locais são agregados e passam a compor o IPCA nacional.

Qual a relação entre o IPCA e o setor imobiliário?

O IPCA influencia o setor imobiliário em vários aspectos e essa realidade se faz presente para quem está alugando um imóvel, pensando em financiar uma propriedade ou até mesmo deseja comprar uma unidade na obra. Isso ocorre porque o mercado utiliza o indicador como base para fazer reajustes e estipular taxas de juros.

Na prática, muitos contratos de locação usam o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo como parâmetro para ajustarem o valor ao final de 12 meses, abalizando o aumento e trazendo mais segurança para as partes. No financiamento, os juros tendem a ser baseados na Selic, que costuma acompanhar o aumento do IPCA.

Agora que já sabe o que é IPCA, fica mais fácil compreender os reajustes e as taxas de juros dos contratos que você assinar no mercado imobiliário! Acompanhe a divulgação e analise se as cláusulas estão dentro dos parâmetros do indicador!

Gostou de aprender o que é IPCA e como ele é fixado? Quer conferir mais posts como este? Então, siga nossos perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

Silmara Coutinho

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás