Casa e Construção

O que é IPCA? Entenda como ele é fixado

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 21/01/2022
O que é IPCA? Entenda como ele é fixado
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Conhecer as alíquotas e variáveis que podem incidir sobre o nosso bolso é algo muito recomendável, especialmente em um momento no qual a economia mundial anda oscilando bastante e ninguém está podendo perder dinheiro, não é mesmo? Por isso, preparamos um conteúdo explicando o que é IPCA e como ele é fixado.

A sigla é muito comum e quer dizer Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, sendo um indicador de suma relevância para operações de diversos segmentos do mercado, como o setor imobiliário, as taxas de financiamentos e reajustes de contratos de aluguel. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que é IPCA?

Como dissemos, a sigla IPCA quer dizer Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, sendo um dos indicadores mais importantes do Brasil e funcionando como um medidor oficial da inflação. Foi criado no final dos anos 70, mas só passou a ter a relevância atual nos anos 2000, utilizado por órgãos públicos para uma série de medidas e orientações.

É divulgado todos os meses pelo renomado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), servindo como parâmetro pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, para revisar a Selic, que é nossa taxa básica de juros da economia. Sendo assim, o IPCA pesa diretamente no seu orçamento, mesmo que você não saiba disso.

Como o IPCA é fixado?

Para fixar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IBGE precisa passar por algumas etapas e avaliar diversos indicadores. Tudo começa com uma pesquisa de preços feita pelos profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em estabelecimentos comerciais, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

Embora a divulgação seja mensal, a avaliação é diária e constante, verificando o valor à vista de diversos itens, nas principais áreas urbanas do país. Em média, são analisados aproximadamente 400 mil preços, em algo próximo de 30 mil lugares diferentes. Ao final, os resultados locais são agregados e passam a compor o IPCA nacional.

Qual a relação entre o IPCA e o setor imobiliário?

O IPCA influencia o setor imobiliário em vários aspectos e essa realidade se faz presente para quem está alugando um imóvel, pensando em financiar uma propriedade ou até mesmo deseja comprar uma unidade na obra. Isso ocorre porque o mercado utiliza o indicador como base para fazer reajustes e estipular taxas de juros.

Na prática, muitos contratos de locação usam o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo como parâmetro para ajustarem o valor ao final de 12 meses, abalizando o aumento e trazendo mais segurança para as partes. No financiamento, os juros tendem a ser baseados na Selic, que costuma acompanhar o aumento do IPCA.

Agora que já sabe o que é IPCA, fica mais fácil compreender os reajustes e as taxas de juros dos contratos que você assinar no mercado imobiliário! Acompanhe a divulgação e analise se as cláusulas estão dentro dos parâmetros do indicador!

Gostou de aprender o que é IPCA e como ele é fixado? Quer conferir mais posts como este? Então, siga nossos perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!