Casa e Construção

Conheça agora 3 diferentes tipos de telhados para casas

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 08/07/2022
Conheça agora 3 diferentes tipos de telhados para casas
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Ter boa proteção contra as intempéries do tempo é algo fundamental para a segurança dos seres humanos e, por isso mesmo, fomos desenvolvendo numerosas técnicas construtivas com o passar dos séculos. Atualmente, contamos com muitas opções excelentes e, por isso mesmo, conhecer os diferentes tipos de telhados para casas pode ser muito interessante.

Além da importância estrutural, é um item que tem a capacidade de agregar estilo e personalidade a qualquer projeto, mas isso exige que o modelo escolhido esteja em sintonia com o clima, o nível de chuva, o estilo de vida e muitas outras características da região. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

1. Telhado tradicional

O telhado tradicional, como o próprio nome já diz, é o mais comum nas construções pelo Brasil. Ele é aparente e costuma contar com telhas de barro, que são muito acessíveis por aqui e oferecem excelente conforto térmico, além de contarem com boa aparência. Ultimamente, a opção de concreto vem ganhando espaço no mercado, embora seja um pouco mais cara.

Para projetá-lo adequadamente, o arquiteto precisa considerar a quantidade de águas que a cobertura terá, para definir as divisões e onde ocorrerá o caimento. Geralmente, isso é definido por conta do tamanho do imóvel. O “telhado de 1 água” é usado em propriedades pequenas, o “telhado de 2 águas” para unidades maiores e assim por diante.

2. Telhado arqueado

O telhado arqueado é muito conhecido por oferecer um elevado padrão estético, podendo aumentar o preço dos imóveis nos quais se faz presente. É um tipo de cobertura utilizada desde a antiguidade, mas que ficou famosa nos tempos modernos pelo trabalho de alguns arquitetos renomados, como Oscar Niemeyer.

Via de regra, é instalado em apenas um dos lados da casa, mas isso pode variar de acordo com o projeto. Pode ainda não ser tão popular devido ao seu alto custo, mas certamente é uma opção para quem pode gastar um pouco mais. Uma de suas maiores vantagens é que, com a inclinação adequada, é capaz de escoar a água da chuva rapidamente.

3. Telhado plano

Não dá para falar sobre os diferentes tipos de telhados para casas sem citar uma das opções que mais vem fazendo sucesso nos últimos tempos: as coberturas planas! Elas estão sendo amplamente utilizadas na arquitetura moderna em todo o mundo, notadamente em propriedades de alto padrão e situadas dentro de moradias horizontais de luxo.

Além de terem valor estético, podem ser uma alternativa fácil de construir, com grande segurança e acessibilidade. O espaço produzido pode até mesmo ser utilizado como um terraço, aumentando a metragem da propriedade como um todo. Entretanto, para isso, é imprescindível apostar em uma impermeabilização de boa qualidade.

Agora você já conhece os diferentes tipos de telhados para casas. Lembre-se de que eles podem ter variados projetos e ser feitos com diferentes materiais, como telhas em cerâmica, cimentícia e assim por diante. O essencial é considerar seu orçamento, além do clima da região e do estilo de vida dos moradores!

Gostou de conhecer diferentes tipos de telhados para casas? Então, confira nosso outro post que fala sobre as diferenças entre telhado aparente e platibanda!