Casa e Construção

Arborização e paisagismo em condomínios: quais os maiores benefícios?

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 13/02/2022
Arborização e paisagismo em condomínios: quais os maiores benefícios?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Viver em um local aprazível e em sintonia com o estilo de vida dos moradores é algo extremamente importante, que pode tornar o dia a dia muito mais agradável e facilitar a rotina dentro de um empreendimento residencial. Pensando nisso, preparamos um post mostrando quais são os principais benefícios da arborização e paisagismo em condomínios.

Mudanças estratégicas e bem pensadas nesse sentido vão muito além da decoração, fazendo com que os projetos possam se tornar mais eficientes e até mesmo mais valorizados dentro do mercado imobiliário, o que é muito interessante pensando em termos de patrimônio. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é arborização e paisagismo?

Podemos definir a arborização e paisagismo em condomínios como o uso de técnicas para projetar, planejar e preservar os ambientes do local, buscando um bom nível de agradabilidade estética e sintonia com a natureza. Em tempos nos quais a sustentabilidade é muito valorizada, é fácil perceber que isso é algo muito importante.

O setor imobiliário vem respondendo à tal demanda e, nos dias de hoje, vemos muitos projetos que estão apostando em macro e micro paisagens, de acordo com critérios visuais e sustentáveis. Para que isso seja possível, o paisagista pode decompor e recompor espaços, com diferentes tipos de plantas e recursos, se adaptando às necessidades de cada lugar.

Quais as diferenças entre arborização e paisagismo?

Embora arborização e paisagismo sejam conceitos complementares e intimamente relacionados, existem sutis diferenças entre eles. Como dissemos, o paisagismo está mais relacionado ao emprego de técnicas específicas, que são usadas para tornarem um ambiente mais aprazível e em melhor sintonia com os preceitos estéticos vigentes.

A arborização pode fazer o mesmo, mas está mais ligada ao uso de plantas e de árvores para isso, focada em pontos como o conforto térmico associado à umidade do ar e às sombras, manutenção da estabilidade microclimática, redução da poluição, proteção do solo, direcionamento do vento e assim por diante.

Quais as vantagens da arborização e paisagismo?

Quando um condomínio aposta em arborização e paisagismo, ele pode experimentar uma série de vantagens interessantes. Via de regra, os projetos do gênero contam com pilares relevantes, dentre os quais podemos destacar a ventilação, a estética e o clima. Isso, por si só, já seria capaz de elevar a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores, não é mesmo?

No entanto, é possível ir além. Um bom projeto paisagístico considera, por exemplo, o clima local, compensando temperaturas extremas e criando um microclima mais agradável. De quebra, isso é algo que destaca o empreendimento, elevando a demanda de interessados e permitindo que o patrimônio dos proprietários se mantenha sempre valorizado.

Como você pôde ver, não faltam benefícios da arborização e paisagismo em condomínios. Trata-se de uma tendência cada vez mais frequente nos empreendimentos de hoje, que permite mais qualidade de vida e conforto para os moradores.

Gostou de aprender sobre os benefícios da arborização e paisagismo em condomínios? Então, que tal conferir nosso outro post sobre paisagismo e arquitetura?