Arquitetura e Design

5 principais tendências de arquitetura para 2022

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 14/01/2022
5 principais tendências de arquitetura para 2022
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Atualmente, o estilo de vida requer cada vez mais praticidade, já que a rotina mais intensa torna necessário a opção por casas confortáveis, versáteis, mas que sejam multifuncionais. Assim, o ideal é conhecer as principais tendências de arquitetura para 2022 e fazer um investimento assertivo na decoração.

Tendo isso em vista, é importante valorizar essas tendências, já que elas possibilitam a promoção do bem-estar, do aconchego, do descanso e da melhor qualidade de vida. Confira, então, quais são as 5 tendências de projetos de design de interiores para o próximo ano e saiba como decorar a sua casa com estilo, personalidade e beleza.

Confira!

1. Móveis versáteis

Um dos critérios de decoração de interiores que mais será valorizado nos móveis em 2022 é a versatilidade. Depois desse período de pandemia, esse estilo tornou-se reflexo do home office, já que essa tendência aposta em peças e mobílias mais simples, mas sem abrir mão do conforto.

Devido à possibilidade de manter os protocolos sanitários no próximo ano, esse estilo de decoração conquistará ainda mais adeptos. Entre as vantagens de investir em móveis versáteis destacam-se a praticidade. Também há facilidade de combinar peças e estilos e promover o alinhamento necessário para tornar o ambiente agradável tanto para o trabalho quanto para o descanso.

2. Estilo minimalista

O minimalismo é um estilo que permanece sempre em evidência. Ele se mantém nos ambientes simples ou luxuosos, em espaços singulares ou múltiplos e na fluidez de todos os caminhos que conduzem para uma decoração harmônica e bela.

Essa tendência facilita a combinação orgânica de diferentes móveis, mas sem perder a discrição e a beleza de um design elegante, diferenciado e inclinado para a simplicidade. A linha minimalista defende uma premissa básica: para ser belo e funcional, não é preciso muito. Pois, quanto mais simples, melhor.

3. Ambientes integrados

Outro tópico de destaque e que também está em alta há alguns anos é a inclinação para a combinação de móveis para integrar os ambientes. Aqui, o lema é a praticidade e o conforto, pois o espaço precisa atender as expectativas de um melhor uso coletivo. A ideia, portanto, é criar ambientes mais amplos e que unifiquem as funções dentro de casa.

4. Contato com a natureza

Uma das principais tendências da arquitetura para 2022 é o modernismo orgânico, que ganhou grande expressividade entre os estilos contemporâneos focados na sustentabilidade. Esse tipo de decoração une os elementos naturais e valoriza a vida em sua forma pura. Plantas ornamentais distribuídas onde os raios do sol alcançam ajudam a compor os ambientes pontuados pela natureza.

5. Casas conectadas

Com o impulso tecnológico alcançando todas as áreas, a arquitetura não poderia ficar para trás. Assim, a tecnologia avançada possibilita a combinação de diversos ambientes explorando móveis automatizados. Dessa junção, nasceram as casas conectadas, dotadas de tecnologias que permitem a realização de tarefas simples como acender as luzes, abrir a geladeira ou preparar um chá.

Como você notou, as novas tendências de arquitetura para 2022 são, de fato, uma combinação de versatilidade, praticidade e conforto. Independentemente de receber ou não influência das transformações resultantes da pandemia, as casas confortáveis e multifuncionais sempre estarão em evidência.

Agora que já sabe as tendências de decoração para 2022, conheça um pouco mais sobre casa sustentável!